Pular para o conteúdo

Tudo sobre o mês de novembro/2020 em Toronto

Novembro chegou e junto com ele o frio (digamos que o frio “real” ou “mais intenso”), o final do horário de verão e os dias mais curtos e finais de tarde escuros. Geralmente o penúltimo mês do ano em Toronto é super legal e cheio de atrações como chegada do Papai Noel e abertura das vitrines de Natal e decoração natalina nos malls, mas este ano está sendo atípico e não teremos nada disso, ou melhor, as coisas serão um pouco diferentes.

Todos os meses – desde maio de 2017 – eu escrevo um texto aqui no blog no primeiro dia de cada mês, trazendo uma lista de atrações e muitas dicas para vocês curtirem a cidade (clique aqui para ver todos eles). É uma forma de eu organizar o mês e também planejar as atrações e festivais que nós vamos e trazer sugestões para vocês também. A pandemia chegou e mesmo assim eu continuei os textos, porque sempre havia algo para fazer ou alguma reflexão para ser feita com dicas de como curtir a cidade. Porém confesso que hoje não me sinto inspirada para dar detalhes sobre atrações e o que fazer por aqui, não só pelo frio chegando mas, e principalmente, pelo aumento considerável de casos de coronavírus: a província de Ontário está batendo records e ontem mesmo registrou mais de 1000 casos por dia, números que não tinham sido alcançados na primeira onda da doença.

Há sim muitos eventos online este mês – como o Royal Agriculture Winter Fair (veja mais abaixo) – mas confesso para vocês que a falta do calor e a noite “chegando” às 5pm estão sim me amedrontando um pouco. Vou falar mais sobre isso em breve, especialmente como eu estou planejando curtir o inverno por aqui. Mesmo com tudo isso eu resolvi continuar seguindo a tradição e escrevendo o texto do mês.

Previsão do tempo para o mês

A previsão do tempo mostra que teremos um novembro com média de temperatura de 2.5C (1C abaixo da média dos outros anos), com uma precipitação de 100mm, normal para esta época do ano. Segue a previsão dia a dia: de 1 à 3 de novembro temperaturas amenas e chuva, de 4 à 9 de novembro chuva e frio, de 10 à 14 sol e temperaturas médias, de 15 à 19 sol e frio, de 20 à 27 começa a neve e o frio mais intenso e de 28 à 30 de novembro temperaturas amenas e chuva.

Feriados

Pára tudo agora: não há feriados em novembro em Toronto. Isso mesmo! Nada de long weekends ou 3 dias de folga em casa ou passeando. O que rola por aqui – e não é feriado mas é uma data bem esperada – é o Black Friday, que é a sexta-feira após o Thanksgiving americano, onde as lojas fazem super-hiper-mega promoções (como eu contei para vocês aqui no blog). Este ano o Black Friday cai no dia 27 de novembro e vale a pena dedicar algumas horinhas deste dia (ou do final de semana) para fazer compras. Com a pandemia a maioria das compras aqui em casa está sendo online então estou esperando esta data para fazer compras de Natal e de alguns produtos que eu quero ter.

Fim do horário de verão

Hoje às 2am acabou o horário de verão aqui no hemisfério norte (e a diferença de horário entre Toronto e algumas partes do Brasil passará a ser de 2 horas). E o que isso quer dizer? Bom, sair do horário de verão (daylight savings como chamamos aqui) significa atrasar os relógios em 1 h – e ganhar uma hora de sono, apesar disso ser impossível com criança pequena em casa. Na prática os dias ficam mais curtos e você vai notar que com a aproximação do inverno (que começa dia 21 de dezembro aqui em Toronto) vai escurecer cada vez mais cedo e sua noção de horário vai bagunçar um montão. Eu escrevi um post bem legal sobre alguns mitos sobre o horário de verão e vale a pena ler clicando aqui.

Eventos virtuais e como aproveitar o mês

Como falei para vocês anteriormente a maioria dos eventos tradicionais deste mês passaram a ser virtuais, mas ainda há algumas atrações que você pode participar in-person. Segue uma lista de algumas das atrações de Toronto para este mês:

Vale falar que muitos eventos super legais deste mês foram cancelados, como o Toronto Christmas Market e o Cavalcade of Lights. Toronto está em uma fase 2 modificada de reabertura e algumas atrações turísticas estão fechadas (como a CN Tower), mas os museus estão abertos seguindo protocolos rígidos. Ainda, como o clima ainda não está tão frio, você pode aproveitar para explorar bairros e regiões da cidade a pé. No site da secretaria de turismo da cidade há um projeto chamado StrollTO que traz mapas e rotas para você ver pontos interessantes e atrações da cidade por conta própria.

Espero que tenham gostado do post e desejo a todos um ótimo novembro.

2 comentários em “Tudo sobre o mês de novembro/2020 em Toronto”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *