Hoje eu irei falar sobre um tema que muita gente me pergunta mas eu tenho zero de conhecimento: compra de imóveis aqui no Canadá. Para quem não sabe nós compramos nosso primeiro imóvel no Canadá assim que chegamos – em 2011 – e apesar disso eu não tenho conhecimento detalhado sobre o assunto, apesar de já ter escrito alguns posts aqui no blog. E é por isso que eu convidei a nossa Realtor Ana Morbeck para escrever uma série de posts aqui no blog e tentar responder algumas das dúvidas que eu mais recebo através de posts que serão publicados mensalmente por aqui.
A idéia do primeiro post é trazer um resumão de algumas informações importantes que você deve entender sobre o assunto, começando sobre o primeiro passo para quem quer comprar um imóvel aqui no Canadá até o contrato e entrega das chaves.
O primeiro passo: entender o processo de financeamento
O primeiro passo para quem esta pensando em comprar um imóvel é entender o processo de financiamento. Aqui em Ontario a grande maioria dos proprietários financiam seus imóveis por diversos motivos: taxa de juros baixa, depósito/entrada de 5%, amortization de 25 anos com renegociação de juros a cada 5 anos, entre outros. O financiamento ou hipoteca (chamado aqui de mortgage) pode ser feito através dos grandes bancos ou instituições financeiras de menor porte. Para entender a melhor opção para o seu perfil é recomendável conversar com um Mortgage Agent, que é uma pessoa licenciada pela FSCO encarregada de negociar a melhor taxa de juros e termos do empréstimo que combinem com o perfil do cliente. O Mortgage Agent atua como facilitador entre a instituição financeira e o cliente e também se encarrega de todo processo contratual (paper work).
Uma vez que o cliente tenha um melhor entendimento do processo e saiba o valor que será disponibilizado para financiar o seu futuro imóvel, começa o processo de encontrar esse imóvel. E para isso é indicado a pessoa contratar um corretor de imóveis (Realtor).
A importância de ter um Realtor no seu processo de compra de imóvel
O Realtor será encarregado do processo de busca, visitas físicas ao imóveis, negociação e contrato. Aqui no Canada existe um banco de dados de imóveis chamado MLS (Multiple Listing Service), onde todas as propriedades que estão a venda são disponibilizadas para que os corretores tenham acesso a esses imóveis tornando esse processo dinâmico, já que o Realtor terá acesso a todas as propriedades disponíveis no mercado (há exceções). Neste caso, você precisa contratar apenas um representante.
Em Ontario o Realtor deve ser licenciado pelo Real Estate Council of Ontario (RECO). Segundo este órgão as responsabilidades e obrigações que o Realtor tem com o cliente ao assinar um contrato de representação são as seguintes:
- Cuidar dos interesses do cliente acima de tudo no processo de Compra, Venda ou Aluguel;
- Negociar termos favoráveis;
- Manter sigilo de todo o processo;
- Obedecer as instruções do cliente;
- Ser honesto;
- Manter o cliente informado de qualquer coisa negativa ou positiva que possa impactar a decisão;
- Manter lealdade completa;
- Evitar conflito de interesse; e,
- Seguir todas as regras de regulamentação de Ontario.
Com o Realtor ao seu lado, o cliente irá visitar imóveis que se encaixem no seu perfil. Alguns imóveis estarão desocupados porém outros estarão ocupados pelo proprietário atual com todos os pertences dessa pessoa expostos. É um processo interessante e cheio de emoção e o Realtor com toda sua experiência consegue certamente mostrar o potencial de imóveis que nem sempre estão super arrumados. Foi assim que encontramos nossa townhouse, que estava ocupada pela antiga proprietária e não muito arrumada. Mas a Ana nos ajudou a ver todo o potencial e foi a compra certa para nós e o nosso estilo de vida.
Segundo a Ana, é muito comum visitar propriedades que não estão apresentáveis e isso pode causar um impacto negativo pois dificulta a visualização do cliente; em outros casos o imóvel, está um espetáculo e o cliente consegue se imaginar morando ali, mas nem sempre aquele lugar lindo é o ideal para o perfil do cliente.
Na maioria das vezes o cliente tem uma boa idéia do que está procurando e uma noção do que seu orçamento pode comprar; outras vezes, não tem conhecimento de bairros ou cidades que combinam com seu perfil. Ter confiança no seu Realtor é fundamental neste processo e no nosso caso eu sempre digo que a Ana foi certeira quando nos mostrou o local onde moramos há quase 10 anos atrás. Não poderia ser mais perfeito para nós e até hoje não conseguimos sair daqui porque gostamos muito da região.
Imóvel escolhido: e agora?
Uma vez que o imóvel tenha sido escolhido, vem o processo da oferta e negociação, que é um pouco diferente do que estamos acostumados no Brasil. A Ana aponta alguns pontos importantes de uma negociação:
- Preço
- Prazo de entrega das chaves
- Condições que protegem o comprador (financiamento, inspeção e Status Certificate)
- Valor do depósito
- Coisas materiais que ficarão no imóvel (fogão, geladeira, entre outros)
- Outros pontos específicos de acordo com o tipo de propriedade.
Esse processo de negociação pode ser rápido (menos de 24 horas) ou algumas vezes pode se estender por alguns dias. A oferta deve ser formalizada através de um documento chamado Agreement of Purchase and Sale.
As ofertas múltiplas para a compra de uma única casa
Segunda a Ana, nos últimos meses estamos vivendo aqui em Ontário um mercado de vendedores (Seller’s Market), caracterizado pela existência de mais compradores ativos no mercado do que vendedores. Neste caso, é muito comum um imóvel receber várias propostas. Mas, o que significa isso na prática? Em alguns casos o vendedor escolhe um dia e horário específico para avaliar as propostas dos compradores interessados e os compradores seguem a indicação do vendedor e enviam suas propostas. O vendedor avalia as ofertas recebidas e inicia um processo de negociação com as ofertas mais interessantes. Se a sua oferta não chamou a atenção do vendedor, o seu Realtor irá receber uma mensagem agradecendo a sua participação e dizendo que sua proposta não foi escolhida. Se a sua proposta chamou a atenção do vendedor, ele irá iniciar uma negociação e provavelmente irá aceitar a sua oferta.
O cenário acima mencionado é extremamente frustrante para o comprador, pois o contexto das outras propostas não são divulgados e não se sabe com quem está se competindo. Eu falei um pouco deste processo neste post aqui, mas a Ana está disposta a trazer mais detalhes se vocês acharem interessante.
A casa é sua! Quais os próximos passos?
Bom, imaginando que a proposta de compra do cliente foi aceita, o passo seguinte é entregar o depósito com a valor estipulado no contrato em um prazo de 24 horas. Esse montante será depositado em um trust account no nome da empresa que representa o vendedor e não vai para a conta do vendedor até que a venda esteja consolidada (dia da entrega das chaves que é quando a propriedade passa a ser registrada no nome do comprador).
Com a proposta aceita e o depósito entregue, o passo seguinte é o comprador conseguir os seguintes documentos:
- Aprovação do financiamento
- Avaliação positiva da Inspeção do imóvel
- Avaliação positiva do Status Certificate (documento oficial do condomínio mostrando a saude financeira e jurídica, sendo esta avaliação feita por um advogado)
Com os itens acima “aprovados” o comprador assina um documento chamado Notice of Fulfillment e o acordo entre ambas as partes se solidifica. Por fim, é só esperar a data da entrega das chaves estabelecida no contrato e preparar a mudança.
The Morbeck Team Realtors
Ana Morbeck atua no mercado imobiliário em Toronto e GTA desde 2006 afiliada à Remax Realty Enterprises Inc. Mudou-se para o Canada em 1998 para fazer uma pós-graduação em Marketing (Seneca College) e acabou ficando por aqui. Morou em Toronto, Etobicoke, Mississauga e desde 2002 mora em Oakville com sua família (marido, 4 filhas e 1 cachorro). Ela e seu marido são sócios do The Morbeck Team Realtors, uma equipe de corretores focados em atender seus clientes oferendo um serviço personalizado. Para entrar em contato com a Ana é só clicar aqui.
A foto em destaque é do Canva Pro, que eu estou utilizando para fazer várias artes aqui no blog e nas redes sociais e amando muito.
Adorei que você vai abordar o tema de compra de casa mensalmente Gaby! Nós pretendemos comprar uma casa em no máximo 5 anos e toda informação é muito bem vinda!!
Queria pedir se for dentro do tema para falar de ‘Rent-to-Own’, pesquisei bem por cima e vou continuar pesquisando, mas como você vai falar sobre compra acho que esse tema pode ser interessante tbm.
Obrigada pelo post e estou ansiosa pelos próximos ?
Legal, vamos incluir nos temas sim!
Muito legal o post! Ana tb foi nossa corretora e é super paciente e atenta ao que buscamos. acho que o contato com alguém na nossa lingua, em um assunto tão sensível e ao mesmo tempo tão valioso ajudou bastante para tomar a decisão certa!