Pular para o conteúdo

Projeto 6 on 6 Canada | Outubro 2020: Thanksgiving no Canadá

6on6logoRED

O tema deste mês do Projeto 6 on 6 Canada é muito especial, porque fala de um dos meus feriados favoritos aqui no Canadá, o Thanksgiving (ou dia de ação de graças). Este é um feriado que não temos no Brasil, mas que é cheio de significado e realmente muito tradicional nos países do norte, porque é uma data onde todos agradecem as bençãos que possuem nas suas vidas. E vamos combinar que só por esse objetivo o feriado já deveria ser o querido de todo mundo né, porque vamos combinar que ter uma data somente para agradecer é especial demais.

No Canadá, o Thanksgiving é celebrado na segunda-feira da segunda semana de outubro, em agradecimento simbólico à época de colheita. Já nos Estados Unidos acontece na quarta semana de novembro, em virtude da vinda dos colonizadores e o estabelecimento do Novo Mundo no continente. Este ano o feriado cai no dia 12 de outubro então o tema do projeto ficou perfeito, já que já estamos em clima de feriado prolongado por aqui.

O dia de ação de graças é dedicado a agradecer pelas oportunidades e conquistas do ano. Este ano não está sendo fácil mas certamente iremos celebrar muito e agradecer a saúde de todos ao nosso redor. Ainda, é uma época de família (muito mais do que o Natal) e muitos Canadenses viajam para estar perto de seus familiares. Algumas pessoas escolhem este dia para fazer trabalho voluntário e ajudar a preparar e servir um almoço típico com peru aos pobres e desabrigados.

O objetivo deste tema é falar sobre o Thanksgiving da maneira que quisermos abordar e, como sempre, trazermos 6 fotos para ilustrar estas idéias. E eu resolvi trazer fotos de 6 celebrações anteriores desta data e mostrar para vocês a gratidão que eu sinto por todos esses momentos, que certamente foram muito especial.

11 de outubro de 2010

Essa foto é do primeiro Thanksgiving que passamos aqui. Juliano e Jojoe ainda moravam no Brasil e o Ju vinha me visitar todo mês (Jojoe ainda não tinha vindo). Na sua visita de outubro, meu marido organizou um passeio pelo Algonquin Park que coincidiu com o feriado e foi inesquecível. Neste final de semana colorido nós conversamos muito e chegamos a conclusão que era no Canadá que queríamos ficar e aumentar nossa família. Lembro de estarmos no hotel e termos jantado um ceia deliciosa – foto – e lembro em detalhes nós dois andando pela mesa de sobremesas repleta de enfeites, doces e muito carinho por parte de todos. Veja mais fotos sobre esta data neste post aqui.

8 de outubro de 2012

O Thanksgiving de 2011 foi desafiador (meu sogro faleceu em 2011 e meu marido ficou um tempo no Brasil dando apoio para sua família) e quando 2012 chegou nós queríamos curtir cada data comemorativa. O ano de 2012 se mostrou mais desafiador do que imaginávamos (leia aqui), mas sabíamos que este feriado tão especial tinha que ser aproveitado, pelo seu simbolismo e por ser uma data linda para viajar. Então nós criamos a partir de 2012 uma rotina de sempre viajar nesta época do ano, buscando lugares lindos para apreciar (e agradecer) as cores de outono. Em 2012 foi o ano de Michigan, que se mostrou um lugar lindíssimo para viajar nesta época do ano. Sempre pensamos em voltar mas ainda nunca conseguimos. Veja mais sobre esta viagem linda aqui.

13 de outubro de 2014

DSC_7256

O Thanksgiving de 2014 foi muito especial, porque foi celebrado de uma maneira diferente. Meu marido estava viajando a trabalho e não pode estar com a gente, mas eu e Jojoe fomos celebrar na casa de amigos queridos. E foi um dia muito especial! Minha amiga Andresa – que nos convidou para a festa – fazia PhD também e convidou colegas da Universidade para a celebração e foi interessante ver uma data tipicamente Canadense sendo celebrada por Mexicanos, Iranianos, Australianos e Canadenses. Eu acho que esse é um exemplo típico de como o Canadá acaba te transformando e como a multiculturalidade é presente por aqui.

12 de outubro de 2015

DSC_7887

O Thanksgiving de 2015 foi super especial, porque eu estava MUITO grávida do Thomas. Lembro de não querer entrar em licença maternidade antes dele nascer – e tentar trabalhar até o final mesmo – mas não aguentar o inchaço dos meus pés. Nesta foto eu não conseguia andar de bota no High Park, mas estava frio e não queria chinelo. Não planejamos nada para esse feriado (i.e. nenhum jantar elaborado) porque não sabia quando o Thomas ia nascer. Mas acabamos indo jantar na casa de amigos e foi especial… e ele só foi nascer uma semana depois do Thanksgiving daquele ano.

9 de outubro de 2017

O Thanksgiving de 2017 foi especial porque nossa família veio para a primeira festa de aniversário do Thomas no Canadá – a de 2 anos – e aproveitamos para fazer atividades relacionadas ao feriado, além de celebrar e agradecer a saúde de todos. Fomos em fazenda de abóbora, passeamos e curtimos muito um final de semana especial, além de celebrar a data. Veja post sobre esta visita a uma fazenda de abóboras clicando aqui.

14 de outubro de 2019

O Thanksgiving do ano passado foi extremamente especial, porque foi o último que Jojoe passou com a gente. Ele já não estava bem e lembro de estarmos preocupados durante todo o passeio, mas mesmo assim não deixamos de curtir e mimar nosso peludo. Nós alugamos um motorhome e ficamos quase uma semana passeando e curtindo o outono em um parque nacional de Ontário, o Killbear. Mostrei detalhes deste passeio especial e inesquecível neste post aqui – e morri de saudades ao rever este momento.

Espero que tenham gostado do tema deste mês e não deixem de acompanhar o que os outros blogueiros que fazem parte do projeto tem a dizer sobre o assunto.

Embarque com a Pri (Priscila, Victoria)
Sala da Nanda (Nanda, Ottawa)
Mariana Day Blog (Mariana, Calgary)
Casei e Mudei (Elisa, Edmonton)
Vivendo em Hamilton (Reinaldo, Hamilton)

4 comentários em “Projeto 6 on 6 Canada | Outubro 2020: Thanksgiving no Canadá”

  1. Super emocionante o post, Gaby! Eu nunca dei muita bola para esse feriado (e surpreendentemente fui eu que sugeri o tema desse mês) mas adorei acompanhar um pouquinho dos seus últimos tranksgiving!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *