Pular para o conteúdo

Tudo sobre o mês de setembro/2020 em Toronto

Hoje começa o mês de setembro, que marca o SEXTO mês de pandemia e restrições em Toronto e em grande parte do mundo. Geralmente o mês de setembro é cheio de eventos e importantes atividades, o que obviamente não é o caso neste ano. Essa falta de atividades vem se extendendo por estes meses mas mesmo assim eu resolvi escrever este post, para deixar registrado o início deste mês e minha reflexão sobre ele.

Clima

Parece que o mês de setembro chegará para trazer temperaturas mais amenas em Toronto. Claro que é normal as temperaturas abaixarem neste mês (você sempre tirará o “casaquinho” do armário nesta época), mas a previsão para 2020 é 14C (1C a menos que a média dos outros anos) e com menos chuva também. A previsão de temperatura dia a dia é a seguinte: de 1 à 4 de setembro com chuva e mais fresco, de 5 à 8 de setembro tempestade com sol e mais fresco, de 9 à 15 de setembro períodos de chuva e frio, de 16 `25 temperaturas continuam mais frescas e só de 26 à 30 de setembro que fica ensolarado e calor. E esse calor fora de época no final de setembro ao começo de outubro é bem comum aqui também e é geralmente a despedida do calor: depois disso o frio vem chegando para valer.

Feriado

A primeira segunda-feira do mês – no caso de 2020 o dia 7 de setembro – é feriado por aqui, o chamado Labour Day (ou dia do trabalho). A data é marcada pelo final das férias de verão e após esta data as crianças voltam para aulas depois de ficarem de férias desde o final de junho. Além do feriado é em setembro que o outono começa oficialmente, no dia 22. Mas não pense que as folhas já ficam vermelhas e o frio intenso já chega em setembro. Geralmente as folhas começam a mudar de cor no meio de outubro e é só no mês que vem que as temperaturas começam a ficar mais baixas; portanto, o outono começa em setembro mas na prática nada muda com a sua chegada (vamos ver se em 2020 isso é verdade!).

Eventos

Setembro é o mês de vários eventos, entre eles o Canadian International Air Show (que foi cancelado e irá acontecer de 4 à 6 de setembro de 2021, leia aqui) e o Toronto International Film Festival (TIFF), o festival de cinema de Toronto e um dos mais importantes do mundo. No caso do TIFF 2020, ele irá acontecer entre os dias 10 e 19 de setembro de uma maneira diferente: sem tapete vermelho, sem artistas americanos famosos andando pela cidade, mas ainda sim com muitos filmes e eventos. Neste caso está planejado exibições de filme físicas e drive-ins, exibições de filme digitais, tapetes vermelhos virtuais, conferências de imprensa e palestras.

Um outro evento que você não deve deixar de assistir são os Playoffs da NBA. Os eventos estão acontecendo na TV mas o time de Toronto – Toronto Raptors – foi o campeão do ano passado e está jogando super bem. As datas dos jogam estão listadas aqui.

A maioria dos locais turísticos e atrações estão abertas mas, claro, com várias regras de segurança. A maioria dos eventos, dentro do possível, está se adaptando a essa “nova realidade”. Eu confesso que não gosto de ficar listando esses eventos aqui porque não sei de todas as regras e fico com medo de indicar algo que não seja seguro, mas sei de muita coisa que estará acontecendo e irei mostrando para vocês aqui e no IG do blog, a medida que formos visitando estes eventos.

Bom setembro para todos nós!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *