Pular para o conteúdo

Um dia no Arrowhead Provincial Park em Ontário

No final de semana fomos finalmente conhecer o Arrehead Provincial Park, que fica colado na cidade de Huntsville há 2h30 ao norte de Toronto. Eu amo essa região pertinho de Toronto – chamada de Muskoka – e acho que é imperdível em qualquer época do ano. No verão o parque é cheio de praias, no outono tem as lindas cores das árvores e no inverno eles tem várias atividades de inverno, como uma pista para patinar no gelo no meio da natureza (veja mais aqui).

Para este passeio procuramos um lugar para um picnic, uma caminhada no meio da natureza e lago para as crianças brincarem. Ah, e que não estivesse muito cheio. E foi tudo isso que achamos… e mais! Confesso que por ser um parque pequeno eu fiquei um pouco receosa achando que não conseguiríamos aproveitar, mas estava bem tranquilo e foi ótimo. Já adianto que a única coisa que nos impediu de curtir mais detalhes do parque foi que as 11am – já estávamos lá – foi anunciado um aviso meteorológico de tornado e granizo, com ventos de mais de 90km/h. Não conseguimos ficar confortáveis e voltamos: felizmente não deu nada mas já tínhamos saído do parque.

Quando chegamos compramos nosso passe diário e a fila era pequena (foto acima), com todos respeitando o distanciamento social. Para saber mais detalhes sobre os valores dos passes é só clicar aqui.

Chegamos no parque e fomos direto fazer uma trilha… porque depois de mais de 2 horas no carro o que os meninos precisavam era correr livres na natureza. Fomos direto para o Big Bend Lookout, que é a paisagem mais famosa do parque. Nós já vimos uma paisagem semelhante a essa no Arizona – veja aqui – e achamos lindíssimo: adoramos quando ficamos sabendo que tinha uma aqui pertinho. A “caminhada” do estacionamento (que fica na Roe Campground Road) até o mirante é muito pequena, mas se você continuar para a direita consegue fazer uma trilha linda e “costear” o Big Bend. Nós fizemos e adoramos.

Se você procura trilhas para fazer – especialmente com criança – o parque é para você. Eu já tinha pego esta dica com o blog Baianos no Pólo Norte, mas foi visitando o local que eu vi como as trilhas são bem mantidas, amplas e tranquilas para serem feitas com os pequenos. Uma pena mesmo que tivemos o aviso meteorológico que encurtou nossa visita, mas temos vários motivos para voltar. São 5 trilhas no local e vimos muitas pessoas andando de bicicleta, o que nos deixou muito animados para voltar (somente o Thomas estava de bicicleta). As trilhas são as seguintes:

  • Beaver Meadow Trail: 7km (2 horas) de dificuldade moderada
  • Homesteaders Trail: 3 km (1 hora) de dificuldade moderada
  • Mayflower Lake Trail: 1 km (30 minutos) de dificuldade moderada
  • Stubb’s Falls Trail: 2 km (45 minutos) de dificuldade fácil
  • Big Bend Lookout: como falei essa é apenas uma caminhada até o mirante, mas se vocês pegarem o caminho da direita podem pegar uma trilha chamada East River Classic Trail (4 km) ou o atalho (2.2 km) e ter vistas panorâmicas do rio fora do agito do mirante (que certamente estará cheio).

Vale falar que essas trilhas acima são as de hiking (verão), e existem outras para o inverno como a Bunny e Lumby, além de todas as citadas acima. Não se preocupem porque quando você compra o seu passe eles te dão um mapa e você terá todas as trilhas bem explicadas, mas se vocês quiserem ir estudando o mapa da região sugiro vocês clicarem aqui.

Depois da trilha corremos para a praia, porque estava super quente (apesar de nublado). Há 4 praias no local – Lumby Beach, Beach 1, Beach 2 e Roe Beach. Todas elas ficam ao redor do Arrowhead Lake, o maior lago do parque. Tem um menor chamado de Mayflower Lake, que fica bem na entrada do parque mas não tem praia. A Beach 1 e 2 possuem banheiros. A Roe Beach fica perto do local onde você pode alugar equipamentos para curtir o lago. Nós ficamos na Lumby Beach – a maior – porque imaginamos que seria melhor para manter o distanciamento social. Achamos o local lindo e a água estava bem gelada, mas os meninos amaram. Fizemos nosso picnic no gramado olhando para o lago e foi muito especial. Nosso plano era fazer a trilha para a cachoeira (Stubb’s Falls Trail) mas resolvemos sair do parque devido ao aviso meteorológico.

Como sempre, fizemos algumas paradas estratégicas no caminho para explorar a região e não ficar cansados com o longo trajeto de carro. A primeira parada foi em Huntsville, que na verdade fica do lado do parque. Lá há um carregador do Tesla e foi por isso que já tínhamos programado essa voltinha pelo local, que é lindo e vale muito a pena. A primeira parada foi o Lins Lookout (fotos abaixo) para fazer um picnic e apreciar a vista. Só a nossa família estava fazendo picnic (apesar de muitas pessoas vindo apreciar a vista e bater foto) e foi muito bom. Depois nosso plano era tomar um sorvete e passear pelo centro da cidade, mas achamos bem cheio e não fomos.

Passamos na cervejaria Muskoka em Bracebridge para pegar umas cervejas para o marido. Fica a dica de uma cerveja muito gostosa – segundo ele. Nós fizemos a compra online e quando chegamos no local ligamos para um número e vieram trazer nossa compra. Eles estão com algumas barraquinhas na rua para vender alguns produtos, já que a loja está fechada. Não fomos olhar, mas parece que estão vendendo cerveja também. Vale falar que ali peto fica a Santas Village (não sei como está a abertura do parque este ano, mas é um lugar lindo).

Gravenhurst é uma ótima região no caminho para passear, especialmente a área na beira do lago onde fica o Lookout Park e o hotel Residence Inn by Marriott. Nós já ficamos na região em 2014 e tenho várias dicas para vocês neste post aqui. Essa região tem várias praias e cantinhos para você curtir os lagos e a paisagem maravilhosa do local. Vale uma passadinha se seu destino foi o Arrowhead.

Severn Bridge é uma região pequena e pouco explorada e cheia de rios, lagos e cantinhos especiais. Nós passeamos pelo local e encontramos essa ponte de ferro super antiga do século 19. Porém não encontramos nenhuma faixa de areia ou beira de lago públicos, que a gente pudesse apreciar sem estar invadindo a propriedade dos outros. Então passeamos de carro somente.

Vale falar que no caminho para Muskoka há uma hamburgueria chamada Webers que é MUITO popular e MUITO gostosa também. O local é sempre cheio e bem tradicional: parece que todo mundo que vai para a região passa por lá para pegar um burger. Do ladinho tem um Starbucks bem bonito e várias mesas de picnic para vocês comerem. Há até vagões de trem para você comer seu lanche, mas não sei se eles estão abertos agora.

Por fim, paramos no parque provincial Springwater para os meninos correrem um pouco mais antes do dia acabar. Começamos a fazer uma trilha e apesar de vermos algumas pessoas achamos muito vazio – não havia ninguém acampando no local e a maioria das estradas locais de dentro do parque estavam fechadas, apesar dele estar aberto. Como é uma área de ursos a gente não bobeou. Resolvemos não arriscar e fomos embora, mas conseguimos caminhar por pelo menos 30 minutos, o que já valeu a pena. Este parque fica pertinho de Barrie e 1 hora de Toronto.

Espero que tenham gostado da dica e não deixem de acompanhar os diversos posts aqui no blog sobre passeios e atividades na região de Ontario. É só procurar pela categorias Surroundings ou Passeios Daqui, ou procurar na aba de pesquisa por um destino específico.

1 comentário em “Um dia no Arrowhead Provincial Park em Ontário”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *