Pular para o conteúdo

Estudar e viver na região de Niagara

Muitas pessoas sonham em estudar no Canadá e a escolha da cidade ou região para realizar este sonho deve ser estudada e planejada em muitos detalhes. Eu lembro que quando vim para Toronto não foi porque eu queria morar em Toronto, mas porque era aqui que minha área de pesquisa era forte e onde encontrei campo para estudar e me destacar. Mas eu sabia dos desafios de Toronto e ainda hoje encontro alguns deles: alto custo de vida e competitividade enorme na área que eu trabalho. E é por isso que eu adorei quando em parceria com a Loonie Canada convidamos o Fernando Gama, gerente regional do Niagara College, para contar aqui no blog um pouco sobre uma região bem turística que vem atraindo muitas pessoas que querem estudar aqui no Canadá e quais opções eles possuem na região.

Niagara é só turismo?

A região de Niagara que antes era conhecida principalmente por Niagara Falls, uma das maravilhas do mundo, ultimamente tem atraído um tipo diferente de atenção. Embora milhões de turistas ainda cheguem todos os anos para experimentar as belezas da região, há um número crescente de famílias, empresas e indústrias descobrindo que existem muitas razões para ficar.

Muitas pessoas conhecem a região de Niagara por causa das cataratas, que atraem aproximadamente 15 milhões de turistas ao ano. Já que Niagara fica aproximadamente a 1 hora de carro de Toronto e na fronteira com os EUA, essas pessoas geralmente vem passar o dia na região para aproveitar as cataratas e o entretenimento em Niagara Falls, mas também as mais de 100 vinícolas e cervejarias artesanais e as lindas paisagens de Niagara-on-the-Lake. Se você quiser ver alguns posts sobre o que fazer na região clique aqui.

Estando perfeitamente posicionada entre o nordeste dos EUA e a região da Grande Toronto, Niagara oferece à empresas algumas fortes vantagens estratégicas. Enquanto a localização física no coração de um dos corredores comerciais econômicos mais movimentados da América do Norte é fundamental, há muito por aqui do que hospitalidade e turismo.

Niagara é, assim como Toronto, parte do Golden Horseshoe, que é a área mais populosa e industrializada do país. Localizada na fronteira mais comercial entre o Canadá e os USA, por aqui passam mais de 100 bilhões de dólares ao ano em importações e exportações, já que aqui é um polo industrial e de supply chain & logística. A região conta com cinco border crossings, além de um canal entre os grandes lagos, o que a torna um centro para o escoamento da produção de Ontario e dos EUA para o oceano Atlântico.

Como o preço dos imóveis em Toronto e GTA tem subido exponencialmente a um ponto que está praticamente insustentável, além de muitas pessoas estarem saindo de Toronto para Niagara em busca de maior qualidade de vida por um menor custo, muitas empresas e fábricas estão trazendo suas operações para Niagara, pois o baixo custo dos imóveis e a farta mão de obra qualificada são grandes atrativos aos empresários.

Niagara tem experimentado um alto nível de investimento e criação de empregos nos últimos anos. Para exemplificar, Niagara recebeu mais de 1.7 bilhão de dólares em investimentos em construções residenciais, comerciais e industriais em 2018, um crescimento de 56% entre 2015 e 2018, comparado com 19% de crescimento em Ontario. Além disso, o GDP nominal também cresceu em 1.5 bilhão de dólares nesse período, um aumento de 9.4%, enquanto o GDP da província de Ontario cresceu apenas 5.1% no mesmo período.

Aqui as principais indústrias são as hospitalidade & turismo, services, retail, advanced manufacturing (automotiva, navios, helicópteros), supply chain e logística, agricultura, e centros empresarias de HR e data/call centre.

Por que escolher Niagara?

DSC_6391

Um detalhe importante apontado pelo Fernando é devemos falar da região de Niagara, e não de uma cidade específica. A região de Niagara tem aproximadamente meio milhão de habitantes e é composta de quatro cidades principais: St. Catharines, Niagara Falls, Niagara-on-the-Lake e Welland. Importante salientar que, embora sejam cidades diferentes, estão a aproximadamente 10 a 15 minutos de carro uma das outras, então é basicamente como se o brasileiro se deslocasse de um bairro para o outro dentro da sua cidade.

A maioria dos brasileiros opta por viver em St. Catharines, Welland e Niagara Falls, já que essas áreas oferecem excelente qualidade de vida e custo benefício. Além da farta oferta de empregos, os custos de aluguel em Niagara são aproximadamente 50% mais baixos do que em Toronto e Vancouver. Aqui se aluga um bom apartamento de 2 quartos por aproximadamente $1,200 ao mês, e uma excelente casa de 3+ quartos por $1,800 ao mês.

Segundo o Fernando, muitas famílias e jovens casais têm escolhido Niagara como seu destino justamente pelo “combo” do excelente custo-benefício, cidades bem estruturadas, proximidade com Toronto e USA, além da alta oferta de empregos. O Fernando comenta que o salário mínimo de Niagara é o mesmo de Toronto e, portanto, um estudante ou um trabalhador faz muito mais com o seu salário, já que tem custos fixos mensais menores como o aluguel. Além disso, Niagara está a apenas a uma hora do Pearson Airport onde se pode pegar um vôo direto entre Toronto e SP.

Niagara College

O Niagara College é uma das referências na província de Ontario, sendo um dos colleges fora da GTA mais conhecidos entre os brasileiros. Com mais de 11,000 alunos em tempo completo e mais de 3,500 alunos internacionais de mais de 104 nacionalidades, muitos brasileiros tem escolhido a região de Niagara e o Niagara College como lugar para viver, estudar, e trabalhar.

Com índices de empregabilidade maiores do que todos os colleges localizados em Toronto, aproximadamente 89% dos graduados do Niagara College conseguem um emprego em até 3 meses da graduação. É importante ressaltar que um college público apenas pode oferecer um curso se há demanda de trabalho em sua região, e que todos os cursos oferecidos são criados exatamente conforme a demanda da própria indústria. Desse modo, se o aluno escolher um dos mais de 130 cursos pós-secundários oferecidos para alunos internacionais, pode estar seguro que existe demanda laboral na área que deseja seguir.

As áreas de especialidade do Niagara College são:

Muito embora sejamos reconhecidos por ter os melhores cursos em Ontario nessas áreas, todas as outras áreas de estudo oferecem cursos excelentes para capacitação dos alunos focados na preparação e colocação no mercado de trabalho.

Com dois campus localizados na região de Niagara (Welland e Niagara-on-the-Lake), o campus de Welland concentra os cursos nas áreas de engenharias, tecnologias, media, saúde e fitness. Por outro lado, o campus de Niagara-on-the-Lake concentra os cursos de negócios, hospitalidade & turismo, culinária, e meio-ambiente.

Se vocês quiserem conhecer o Niagara College eu sugiro este vídeo em português.

Como posso saber mais?

loonie canada

Se você quer estudar fora do Brasil é fundamental que você ache alguém que te guie neste processo e te ajude a fazer as melhores escolhas. Eu realmente acredito que você deve procurar uma empresa especializada para te ajudar a escolher a melhor escola, a melhor cidade e o melhor curso, baseado no seu perfil e naquilo que você busca com esta experiência. E a empresa que eu indico é a Loonie Canada. Eu já apresentei a empresa aqui no blog e tenho recebido muito feedback positivo dos leitores que vieram para cá com eles e tiveram apoio e ótimos momentos.

Loonie Canada

Endereço: 3080 Yonge Street Suite 6060 (na estação Lawrence do Metrô)
Telefone: +1 416 855 7707
Email: contact@looniecanada.com
Facebook: Loonie Canada
Instagram: @looniecanada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *