Pular para o conteúdo

Dicas de livros e atividades que vão despertar a curiosidade do seu filhos sobre o mundo

Em 2018 eu escrevi este post aqui com dicas de vários livros da Raincoast Books que falam sobre o mundo e que, de alguma forma, despertam a curiosidade dos pequenos em viajar e explorar. Claro que diante do que estamos vivendo no mundo todo viajar não é algo que poderemos fazer no momento, mas acho importante utilizar a oportunidade para mostrar o mundo para seus filhos e tudo que está esperando para ser descoberto e visitado assim que voltamos ao normal. Esse post segue para compartilhar com vocês alguns destes livros incríveis.

A Place Called Home: TODOS os livros da Lonely Planet Kids são incríveis e eu adoro ler para os meninos, porque não só eles mas eu também aprendo muito. Certamente é a linha de livros infantis deste tema – viagem e cultura – que eu mais amo. Este livro específico mostra como as pessoas vivem em diversos lugares do mundo e, o mais interessante, possui mais de 40 abas para as crianças irem abrindo e explorando mais detalhes de cada um dos lugares. Adorei as abas porque foi uma ótima maneira de envolver o Ian na leitura – já que era ele que abria – e gostei também do fato de que a cada aba aberta havia um texto pequeno explicando o que estava acontecendo.

How to Catch…: essa série de livros premiada pelo New York Times e USA Today é muito divertida e é do autor Adam Wallace e ilustrador Andy Elkerton. Em resumo há um grupos de crianças que está bolando diversas estratégias e planos para pegar um determinado personagem. No caso dos livros que recebi: um dragão, um unicórnio e um dinossauro. Mas vale falar que há mais de 10 livros da série. O que me chamou a atenção nos livros é que as crianças são de diversas culturas e estão em lugares diferentes em cada título, o que estimula os pequenos a viajarem e aprenderem sobre as culturas. Thomas – meu filho de 4 anos – ficou apaixonado por todos eles.

The Family Travel Handbook: eu simplesmente AMEI este livro e acho que todo mundo que tem criança pequena e quer/gosta de viajar deveria ter. Ele é cheio de conselhos práticos, idéias e inspiração para os pais, fornecendo informações detalhadas sobre a riqueza de experiências de viagem incríveis ao redor do mundo – e como planejar e desfrutar delas com sua família. O livro é guia super completo que tem muitas dicas super legais – algumas delas nunca passaram na minha cabeça. Apesar de não podermos viajar agora, acho válido ler livros assim e começar a planejar um passeio ou viagem assim que pudermos. Segue abaixo alguns detalhes sobre o livro:

  • Preparação: nesta parte do livro eles falam sobre como decidir onde ir (e trazem dicas de vários destinos por idade das crianças), os prós e contras de viajar de forma independente vs. pacote de turismo, viajar com crianças com ansiedade e deficiência, e um pouco sobre finanças familiares.
  • Em trânsito: nesta parte o livro traz um pouco sobre todos os meios de transporte e dicas para viajar no avião, trem, ônibus e carro com os pequenos.
  • No destino: os diferentes tipos de hospedagem, onde e o que comer e beber e os desafios de viajar com crianças de diferentes idades (uma das partes mais legais do livro).
  • Explorando as atividades ao ar livre: o que gostei do livro é que ele dedica muitas páginas sobre atividades ao ar livre, que é o tipo de viagem que gostamos de fazer com nossos pequenos. Ele traz dicas gerais para fazer camping, caminhadas, atividades aquáticas e na neve com os pequenos, além de dicas para viajar de forma sustentável em família.

Quebra-cabeças da Mudpuppy: quem acompanha o blog e o IG sabe do meu amor por esta marca de quebra-cabeças. Eles são simplesmente fantásticos e, além de ótima qualidade, eles trazem temas super interessantes, que fazem as crianças explorarem diferentes partes do mundo e diferentes culturas. Na foto Thomas está montando um quebra-cabeça dos animais do Ártico – este aqui – mas a marca tem outros temas incríveis como mapas, cidades e outros grupos de animais de diversas regiões do mundo. Vale citar que no quebra cabeça que recebemos há uma folha com todos os animais e seus nomes, então depois de montar a criança procura os animais e continua aprendendo. Muito bom!

Espero que tenham gostado das dicas. Vou adorar saber a opinião de vocês e também como vocês estimulam a curiosidade dos seus filhos para o mundo e tudo que acontece ao redor dele. Por fim eu gostaria de agradecer a empresa Raincoast Books que deu estes produtos para eu poder fazer um review para vocês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *