Pular para o conteúdo

Projeto 6 on 6 Canada | Maio 2020: Mitos da vida Canadense

6on6logoRED

Hoje é dia de Projeto 6 on 6 Canada aqui no blog – e nos outros 6 blogs participantes do projeto (veja lista no final do post) – e o tema deste mês é um tema que já passou por aqui algumas vezes (em posts e até vídeos): mitos da vida Canadense. Mas por ser um tema super popular – e até divertido – eu topei incluir ele no projeto. Até porque a maneira que irei abordar será super diferente: com fotos que mostram que esses mitos não são tão reais assim.

No Canadá é frio o ano todo

Certamente muitas pessoas pensam no Canadá e logo vem uma imagem de um país gelado e branco. Podemos dizer que o inverno por aqui é sim bem rigoroso, mas temos sim um verão quente, muito quentem extremamente quente. Tenho até um post aqui no blog contando sobre o dia que sentimos quase 50C por aqui (tem até foto que comprova esse fato). A foto que escolhi para ilustrar este mito é do verão passado, quando fomos para uma praia perto de Toronto e estava tão quente, mas tão quente que tivemos que correr para comprar um guarda-sol e cuidar para o bebê não fritar no calorão.

No Canadá não existe pobreza

FullSizeRender

Muita gente pensa que porque estamos em um país de primeiro mundo aqui não há pobreza e dificilmente você vai encontrar pessoas morando ou pedindo esmola na rua. Infelizmente isso não é verdade. Segundo dados da prefeitura de Toronto existem mais de 5000 mendigos na cidade. Existem áreas da cidade mais críticas, como partes do centro e essa ai da foto, embaixo da Gardiner Expressway na parte sul da cidade. Claro que Toronto é a maior cidade do país e se você for para cidades menores não encontrará muitos mendigos mas, eles existem aqui também.

No Canadá você trabalha menos e curte mais

O mito de que a vida no Canadá é mais fácil está certamente na cabeça de muitos que sonham em vir morar aqui para ter uma melhor vida. É difícil para eu explicar em detalhes esse assunto, mas acho que a foto ilustra bem a “facilidade” da vida Canadense que temos: agora são 1:20am e estou escrevendo este post para vocês. Essa é a visão da minha sala: os meninos dormem e eu e meu marido estamos trabalhando sem parar desde às 7:30pm. Claro que estamos vivendo uma situação diferente, mas o fato de sermos imigrantes e sabermos da competitividade em todos os setores de trabalho fazem a gente trabalhar ainda mais. Então, a resposta a este mito é não, a vida aqui não é mais fácil e a gente trabalha muito, muito mesmo.

As crianças devem sofrer muito com o frio do Canadá

Tenho certeza que se você tem filhos no Canadá já ouviu alguém soltar um “tadinho do seu filho, deve sofrer com o frio do inverno”. Esse é um mito que acomete não somente as crianças, mas todos em geral. Muita gente acredita que passamos frio ou sofremos no inverno. E a resposta é não para todas essas possibilidades. Em relação as crianças, eles curtem muito o inverno e adoram brincar na neve e se divertir. Não há sofrimento não, pelo contrário: há muita diversão. E se vocês quiserem ler mais sobre o assunto segue um post com várias dicas de como manter as crianças ativas no inverno.

No Canadá não se come saudável

Eu não acho que esse mito sobre alimentação e a dificuldade em encontrar todas as frutas durante todo o ano nem deve mais existir (ou existe?) mas eu resolvi colocar ele aqui para destacar uma coisa: eu como muito bem aqui no Canadá. A variedade de produtos orgânicos e os preços são ótimos e a gente tem acesso a culinária do mundo todo. Muita gente vem para cá e não consegue se adaptar com a comida – e isso é um outro assunto – mas aqui tem sim muita variedade e muita opção saudável.

A vida no Canadá é perfeita

Attachment-1-(8)

Este é o pior mito de todos e eu já falei sobre isso aqui no blog. Realmente, morar no Canadá é muito bom, mas não é um país perfeito: há criminalidade (pouca, mas há), desemprego, buracos no asfalto, o sistema de saúde é bom mas, digamos, “diferente” do que estamos acostumados no Brasil (se você tinha um plano de saúde ou era atendido por médicos particulares) e há sim um choque cultural quando você vem morar aqui (por mais adaptado e aberto que você seja). Eu sempre digo que o Canadá não é perfeito, mas é o lugar que eu escolhi para viver com a minha família e sou muito feliz com essa decisão.

Espero que tenham gostado do tema deste mês e não deixem de acompanhar o que os outros blogueiros que fazem parte do projeto tem a dizer sobre o assunto.

Embarque com a Pri (Priscila, Victoria)
Vidal Norte (Dani, Newmarket)
Mariana Day Blog (Mariana, Calgary)
Casei e Mudei (Elisa, Edmonton)
Vivendo em Hamilton (Reinaldo, Hamilton)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *