Pular para o conteúdo

Tudo (ou quase tudo) sobre o mês de abril/2020 em Toronto

Quem me acompanha aqui no blog há algum tempo sabe que desde maio de 2017 eu posto todo dia 1 dicas sobre o que vai acontecer na cidade de Toronto naquele mês, incluindo clima, feriados, atrações, eventos, shows, jogos e muito mais – todos os posts antigos podem ser lidos clicando aqui. E chegou o mês de abril de 2020 e, pela primeira vez, eu não sei o que escrever para vocês e não terei uma lista enorme de eventos e dicas para vocês curtirem Toronto e os dias de primavera.

Parece até bobo (diante do que estamos vivendo) ver meus texto antigos falando que o mês de abril é o mês mais sem graça do ano em Toronto. Eu sempre disse para vocês que abril é um mês sem graça porque é frio mas não tem neve, as árvores estão secas, chove bastante e não há muitos eventos na cidade. Estou rindo dos textos antigo, juro para vocês. Depois de ficar quase 3 semanas em isolamento voluntário o que eu mais queria era sair na rua e aproveitar intensamente o “abril sem graça de Toronto”. Muito engraçado como o que estamos vivendo muda realmente a maneira que vemos a vida não é mesmo? Todos dizem que vamos aprender muito com tudo que estamos passando e eu realmente acredito – e já estou aprendendo.

Eu mantive este post no dia 1 de abril para manter a sequência de posts sobre o assunto: não iria pular, não faz sentido pular o que estamos vivendo e quero sim manter esta tradição porque sei que o que vivemos irá passar. Quero deixar tudo registrado aqui para quando olhar, daqui a uns anos, relembrar este momento e saber que saímos dele mais fortes e pessoas melhores. Abaixo irei seguir a mesma sequência de subtítulos que uso nos posts desta categoria e falar sobre todos eles, dando informações e atualizações referente a cada um, caso tenha sido impactados pelo covid-19.

Clima

O clima de abril será bem próximo das médias dos outros anos, apesar de eu estar achando que a primavera está chegando mais cedo este ano (ou será que são os dias de confinamento que não me fazem ter a real noção do frio lá fora?). A média de temperatura será de 6°C (1°C abaixo da média dos outros anos) e a precipitação será de 75mm (10mm a menos que os outros anos). Vale falar aqui que não há mais previsão de neve para este ano. Segue previsão do tempo dia à dia, segundo o The Old Farmer’s Almanac: de 1 à 10 de abril teremos sol e temperaturas mais amenas, de 11 à 23de abril teremos períodos de chuva e sol ainda com temperaturas mais frias. À partir de 24 de abril (até o final do mês) as temperaturas ficam mais quentes e estes dias serão chuvosos.

Feriado

Este ano de 2020 a Páscoa é no dia 12 de abril e o feriado será dia 10. Confesso que este é geralmente um feriado bem aguardado aqui em casa: geralmente pegamos férias e vamos viajar. Este ano iríamos para San Francisco e fazer uma viagem de carro para o norte, uma rota que nunca fizemos e sempre tivemos vontade.

Eventos e festivais

O mês de abril não é um mês com grandes eventos na cidade de Toronto. Mesmo assim, é uma época do ano onde as pessoas vão bastante para as ruas e começam a caçar flores (incluindo as famosas cherry blossoms) e curtir os dias mais quentes e longos depois dos longos meses de inverno. É realmente uma época que as pessoas saem de casa, o que deixa a situação que vivemos ainda mais triste e, de certa forma, preocupante, já que muitas pessoas não estão seguindo as recomendações do governo.

No dia 28 de março o governo de Ontario baniu aglomerações de mais de 5 pessoas – leia mais aqui. O que temos visto no decorrer das últimas semanas e a diminuição do número de pessoas que podem estar juntas (500…50….5) e, com isso, todas as atrações turísticas, eventos, festivais, restaurantes, centros comunitários, bibliotecas, shoppings, áreas de lazer e parquinhos fechados. Nenhum evento – por mais pessoal e local que seja – está autorizado a ser realizado na província.

Eventos esportivos

A parte mais legal de abril é certamente os eventos esportivos, porque os playoffs da NBA e NHL começam sempre em abril. Mas os jogos estão suspensos desde o meio de março e, pelo que tudo indica, a temporada não voltará. Uma pena mesmo. Mas necessário.

Shows musicais

Obviamente os shows musicais que iriam acontecer em abril em Toronto foram cancelados. Estou torcendo para que essa situação não interfira em outros shows marcados para os próximos meses, pois tenho ingressos para alguns e realmente gostaria de ir. Clique aqui e veja lista completa dos shows marcados para Toronto em 2020.

Então é isso gente. Acho que as palavras do mês são duas: paciência e esperança. Paciência para esperar tudo se resolver, paciência para estar calmo, paciência para curtir os momentos em casa e esperança que as coisas se resolvam o mais rápido possível e que possamos voltar a curtir a cidade de Toronto e tudo de especial que ela tem para oferecer para a gente.

2 comentários em “Tudo (ou quase tudo) sobre o mês de abril/2020 em Toronto”

  1. Ei Gaby! Estou sempre aqui acompanhando suas postagens.
    Mais uma vez obrigada pela sua dedicação com o blog.
    A vida nos surpreende mesmo… nesta semana era para estamos arrumando as coisas para nossa mudança para o Canadá… viajaríamos no dia 20/04 no entanto devido ao Corona, só iremos em agosto, e que Deus abençoe que tudo se resolva(melhore) até lá.

    Bom abril para todos nós, mesmo neste momento difícil, e que Deus continue a nos dar fé e boa vontade para vencermos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *