Pular para o conteúdo

Links confiáveis sobre o Coronavirus em Toronto, no Canadá e no mundo

Antes de ficarmos apavorados sobre o coronavirus (COVID-19) temos que nos informar. Esse é certamente o primeiro passo para tentarmos viver bem nos próximos meses, que certamente serão de angústia e apreensão. Eu resolvi escrever este post porque recebo muitas mensagens com perguntas do tipo “viajo ou não”, “uso máscara ou não” ou “estoco comida ou não”. Eu não sei a resposta e não sou a pessoa certa para responder essa pergunta. Somente VOCÊ pode decidir isso. E a melhor maneira de tomar uma decisão é através de conhecimento.

Para quem não sabe eu trabalho em um hospital. Não trabalho diretamente com pacientes – faço pesquisa clínica – mas sim, estou em um ambiente de alto risco para doenças infecciosas. E é por isso que eu e todo o staff do hospital tem recebido muita informação e instrução do que fazer com o coronavirus. Eu acho esse preparo fundamental e não algo que irá causar pânico e apreensão nas pessoas. Novamente, minha opinião é uma só: conhecimento sobre o assunto é fundamental e muito importante. Somente com conhecimento as pessoas – incluindo eu e você – irão tomar as decisões certas para seu bem-estar e o bem-estar daqueles que eles amam.

E é por isso que eu resolvi escrever este texto com links confiáveis sobre o coronavírus em Toronto, no Canadá e no mundo. Estes links são fontes que são utilizadas no hospital que eu trabalho para informar os profissionais de saúde e a população em geral sobre o assunto e achei pertinente trazer em um post aqui no blog.

Governo do Canada – Travel Advice and Advisories: este link é do site do governo Canadense e traz avisos e precauções dos possíveis perigos que as viagens para determinados países podem causar. Não é diretamente relacionado ao COVID-19 mas como a doença se transformou em pandemia e está em mais de 125 países muitos dos avisos são relacionados a isso. Se você tem uma viagem marcada vale a pena checar as recomendações do governo para o seu destino.

World Health Organization COVID-19 Outbreak Information: a Organização Mundial de Saúde é um órgão muito importante quando há pandemias e talvez a fonte mais completa sobre o assunto. Este link está muito completo e traz muitas informações sobre avisos e precauções que as pessoas devem tomar, as pesquisas sendo feita e situation reports diários com o número de casos no mundo e outras informações super importantes. Neste site também há um link – este aqui – sobre como se preparar para o aumento de casos e o que você deve fazer agora.

Public Health Agency of Canada COVID-19 Updates: este link é da agência de saúde pública do Canadá e traz informações atualizadas diariamente sobre a situação da doença no país, incluindo número de casos confirmados e número de casos possíveis. Gostei também que eles trazem alguns dados estatísticos, como a % de pessoas infectadas que contraíram a doença por causa de viagem (uma proporção bem maior do que aqueles que contraíram a doença porque entraram em contato com estes viajantes).

Public Health Ontario COVID-19 Information: link da secretária de saúde pública da província de Ontario. O que eu achei interessante neste link é que, além deles trazer o nível do risco para a província, eles tem uma aba chamada Fact Sheet and Infographic com um scan diário de organizações nacionais e internacionais de saúde pública, fornecendo links para as diretrizes da COVID-19, declarações e atualizações da situação da doença no mundo. É uma fonte ótima que irá te levar a outras fontes confiáveis.

Global COVID-19 Clinical Data Platform: o grande medo do COVID-19, na minha opinião, é o fato desta doenças ser nova e não haver pesquisas científicas sobre o assunto, além de não termos ainda uma vacina. É através das pesquisas científicas que podemos entender o curso das doenças e traçar estratégias para contê-las e tratá-las. Existem muitas pesquisas já sendo feitas (no mundo todo) e sim, muito já se sabe sobre o coronavirus. Mas há muito ainda o que ser aprendido. E neste link há alguns protocolos de pesquisas que estão acontecendo no mundo e você pode ler e entender um pouco sobre o que está sendo pesquisado.

Community-based measures to mitigate the spread of coronavirus disease (COVID-19) in Canada: o que eu devo fazer? será que preciso usar máscara para me proteger? será que devo me isolar em casa? Neste link o governo do Canadá responde essas perguntas e traz as medidas que devem ser tomadas para evitar que a doença se espalhe na comunidade. Vale falar que esse link traz todas as meninas, mas nem todas podem se aplicar a sua realidade. É importante ler, conhecer quais são e ai sim conversar com sua família ou seu chefe e decidir quais são as que você pode aderir.

Toronto Public Health COVID-19 Information: o site da secretaria de saúde pública de Toronto também tem uma página dedicada ao coronavirus, mas eu não achei ela tão completa quanto a de Ontario ou a do Canadá. Mesmo assim ela traz os número de pessoas infectadas na cidade, além de uma parte com resources que traz muitas informações para diferentes situações e profissionais que trabalham em Toronto.

Characteristics of and Important Lessons From the Coronavirus Disease 2019 (COVID-19) Outbreak in China: este é um artigo científico publicado em uma revista científica super conceituada chamada JAMA. O artigo foi publicado em fevereiro de 2020 e traz uma análise de 70,000 casos da doença na China, incluindo comparações com outras doenças como o SARS. Se vocês quiserem ler mais sobre o assunto no final do documento há 6 referências recentes, mostrando mais dados e pesquisas sobre estes casos iniciais da doença.

SARS – Lessons from Toronto: resolvi colocar um link sobre o SARS porque estou vendo muita comparação entre as doenças – talvez por elas serem causadas pelo coronavirus – e porque tivemos aqui em Toronto, em 2003, muitos casos e muita apreensão sobre o assunto. Neste link vocês vão encontrar um texto resumindo um pouco sobre o que aconteceu na cidade naquele ano, mas sugiro vocês também procurarem notícias daquela época se quiserem entender um pouco sobre as medidas que foram tomadas. Vale falar que agora os profissionais de saúde se sentem muito mais informados e equipados e (esperam) estar mais preparados para conter esta nova doença do que em 2003.

Espero que os links sejam úteis e que vocês tirem um tempo para ler e se informar antes de tomar qualquer decisão. Vale falar que a cada dia novas informações são incluídas e a maioria dos links são atualizados, então é importante ler e se informar diariamente. Prometo que a medida que novos links e informações forem passadas eu irei atualizando esta lista. Também indico que vocês compartilhem este link para o maior número de pessoas, para que todos sejam educados sobre a doença e possam prevenir e tomar decisões coerentes.

7 comentários em “Links confiáveis sobre o Coronavirus em Toronto, no Canadá e no mundo”

  1. Gaby, boa noite!

    Obrigada por todo conteúdo compartilhado. Amo seus conteúdos, te acompanho desde 2014. Vc vai atualizar esse post? Pergunto, pq apesar de morar no Brasil, acabo Mt como referência pois aqui não temos Mt onde pesquisar a respeito.

    Um beijo

  2. Adorei o post, bastante informativo.
    Ontem mesmo estávamos conversando no serviço sobre a SARS, e talvez um dos motivos que as pessoas estão meio que surtando agora é porque atualmente é muito mais fácil de espalhar notícias e quase ninguém verifica as fontes.

  3. Ei Gaby! Mais um excelente post! Obrigada por compartilhar conosco estas informações.
    Confesso que estamos aqui preocupados… estamos aguardando nossos vistos (Student Permit e Work Permit), tememos nossos vistos serem negados por conta do Corona Vírus… faltam duas semanas para o Governo Canadense nos dá a resposta… resposta que já estamos na expectativa há seis semanas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *