Pular para o conteúdo

Tudo sobre o mês de novembro/2019 em Toronto

Novembro chegou e junto com ele o frio (digamos que o frio “real” ou “mais intenso”), o final do horário de verão e os dias mais curtos. Mas não se desanime com o que eu escrevi anteriormente porque o mês é repleto de atrações incríveis, jogos esportivos imperdíveis e muito mais. O penúltimo mês do ano em Toronto está super legal em 2019 e é sobre tudo que rola neste mês na cidade que eu escrevo este post hoje para vocês.

Clima

Segundo o Farmer’s Almanac – a previsão do tempo que eu uso sempre para escrever estes posts para vocês, já que tem 85% de acerto – o inverno 2019/2020 será brutal, olha só aqui. E novembro “segue” essa teoria: média de temperatura de 2C (1C abaixo da média) e precipitação de 85mm (10mm acima da média). Dia a dia a previsão será a seguinte: de 1 à 4 de novembro chuva e temperaturas amenas, de 5 à 11 de novembro chuva e neve, de 12 à 17 de novembro chuva e ensolarado, mas frio, de 18 à 24 de novembro neve e frio e de 25 à 30 de novembro possibilidade de (mais) neve.

Feriados

Pára tudo agora: não há feriados em novembro em Toronto. Isso mesmo! Nada de long weekends ou 3 dias de folga em casa ou passeando. O que rola por aqui – e não é feriado mas é uma data bem esperada – é o Black Friday, que é a sexta-feira após o Thanksgiving americano, onde as lojas fazem super-hiper-mega promoções (como eu contei para vocês aqui no blog). Este ano o Black Friday cai no dia 29 de novembro e vale a pena dedicar algumas horinhas deste dia (ou do final de semana) para fazer compras.

Fim do horário de verão

Às 2am do dia 3 de novembro acaba o horário de verão aqui no hemisfério norte (e a diferença de horário entre Toronto e algumas partes do Brasil passará a ser de 3 horas). E o que isso quer dizer? Bom, sair do horário de verão (daylight savings como chamamos aqui) significa atrasar os relógios em 1 h – e ganhar uma hora de sono, apesar disso ser impossível com criança em casa. Na prática os dias ficam mais curtos e você vai notar que com a aproximação do inverno (que começa dia 21 de dezembro por aqui) vai escurecer cada vez mais cedo e sua noção de horário vai bagunçar um montão. Eu escrevi um post bem legal sobre alguns mitos sobre o horário de verão e vale a pena ler clicando aqui.

Eventos

Pumpkin Parade: o dia depois do Halloween (isto é, 1 de novembro) é marcado pela parada das abóboras aqui em Toronto. O evento nada mais é do que a reunião das lanternas de abóboras nos parques da cidade para que as pessoas curtam a arte e o dom dos escultores de abóboras. A maior parada de abóboras de Toronto fica no Sorauren Park, na parte oeste da cidade e você pode ver mais sobre este evento clicando aqui.

Movember: é um evento anual que dura todo o mês de Novembro e acontece no mundo todo – começou na Australia e aqui no Canadá é bastante popular. Movember nada mais é do que um movimento onde os homens deixam o “Mo” (bigode em francês) crescer e com isso buscam uma maior conscientização da saúde masculina, principalmente em relação a luta contra o câncer. Há vários eventos espalhados por Toronto.

Brazil Film Festival: festival de cinema brasileiro que acontece entre os dias 1 à 3 de novembro no TiFF Bell Lightbox de Toronto (350 King Street West). Serão 14 filmes em cartaz e todos eles são exibidos com legendas em inglês.

Royal Agriculture Winter Fair: todos os anos, em novembro, mais de 300.000 visitantes visitam a Royal Agricultural Winter Fair, a maior feira agrícola e equestre coberta do mundo. Realizada no Exhibition Place em Toronto, a Feira mostra os líderes do Canadá em excelência agrícola, alimentar e equina. Em 2019 acontece de 1 a 10 de novembro. Ano passado fomos na feira pela primeira vez e mostramos um pouco sobre a experiência aqui.

UP2019 United Way CN Tower Climb: este é um evento que atletas e pessoas normais podem participar e consiste em subir as escadarias da CN Tower para arrecadar verba para causas diversas. Se você gosta do evento mas não quer subir pode apoiar alguém que está fazendo doando dinheiro. O evento acontece nos dias 2 e 3 de novembro, das 6am até 10am.

Hot Docs Podcast Festival: festival de podcasts (conteúdo de mídia – geralmente áudio – transmitido via RSS) que acontece em Toronto de 6 à 11 de novembro. Dentro do festival haverá um Fórum de Criadores com painéis, master classes e oportunidades de networking com os principais profissionais de podcast da Gimlet Media, NPR, BBC e outros.

Inauguração das vitrines da The Bay: todos os anos a loja Hudson’s Bay da Queen Street West faz um super evento para inaugurar suas vitrines de Natal. Nos anos anteriores vieram artistas renomados como Mariah Carey e o grupo Pentatonix, que não é muito conhecido mas ganhou Grammy e canta músicas lindas como Hallelujah. O evento acontece nos primeiros dias de novembro – fiquem de olho no meu instagram que eu irei comentar lá quando será o de 2019.

Indie Week: agora em seu 16º ano, a Indie Week Canada (IWCAN) é um dos principais festivais de artistas emergentes do Canadá, hospedando mais de 300 artistas em mais de 25 locais em 4 dias. A Indie Week coloca a indústria e os artistas juntos para que os artistas façam conexões e negócios, ampliando sua carreira. Acontece em 2018 dos dias 13 a 17 de novembro, em diversos locais de Toronto.

Toronto Christmas Market: o mais famoso mercado de Natal de Toronto abre suas portas no dia 14 de novembro até 22 de dezembro. O mercado acontece no Distillery District e funcionará de terças à domingos. Mais informações sobre o evento você encontra aquiaqui e aqui. Vale falar que a entrada é gratuita somente nos dias de semana e nas sextas até 5pm.

Santa Claus Parade: o Papai Noel chega em Toronto em novembro e é quando as festividades de Natal da cidade começam oficialmente. E este ano a data da “parada do Papai Noel” será dia 17 de Novembro. Vários artistas e carros passam pelas principais ruas do centro de Toronto e este é um evento muito popular entre os moradores da cidade. Nós nunca fomos mas estamos pensando em ir neste ano (sempre desistimos por causa do frio).

One of a Kind Show: é um evento que reune vendedores de produtos artesanais (enfeites, comidas, roupas, utensílios, arte, entre outros) e acontece duas vezes no ano em Toronto. Uma das vezes acontece próximo do Natal e eu fui lá conferir. Fiquei fascinada com a variedade, qualidade e beleza dos produtos – é como se a Etsy tomasse vida em forma de loja (aliás, muitos vendedores tem lojas neste site). Acontece em 2019 nos dias 21 de novembro à 1 de dezembro no Enercare Centre Exhibition Place em Toronto.

Aurora Winter Fest: a segunda edição deste festival de inverno começa no dia 22 de novembro. O evento acontecerá no Ontario Place e conta com parque de diversões, jardim de luzes, shows, patinação no gelo, Papai Noel, comidas e muito mais. A entrada custa CAD$17.99.

Canada’s Wonderland Winterfest: o Canada’s Wonderland é um parque temático localizado em Vaughan – cidade vizinha de Toronto – e fica fechado nos meses de inverno. Ou melhor, ficava. Isso porque em 2019 eles estarão abrindo suas portas para o WinterFest, um festival de inverno que acontecerá no local entre os dias 22 de Novembro e 31 de Dezembro. Durante o evento muita coisa irá acontecer no parque: os visitantes poderão patinar no lago do parque (que se chamará Snowflake Lake durante o festival), haverá uma cerimônia de acendimento das luzes de Natal do parque todas as noites, comidas típicas de Natal serão servidas, vários shows temáticos acontecerão e haverá a oportunidade de brincar em algumas atrações do parque.

CP Holiday Train: uma tradição super legal desta época do ano é a passagem do trem cheio de luzes da Canadian Pacific em 182 comunidades ao redor do Canadá. Aqui em Toronto o trem irá passar (e parar por algumas horas) no dia 28 de novembro das 8:15pm até 9pm (isso mesmo, somente 45 minutinhos) no endereço ​750 Runnymede Road (em frente ao CP Lambton Yard Office). O evento traz música e luzes e é gratuito, mas as pessoas são convidadas a trazerem alimentos não perecíveis para doação.

Christmas Glow Toronto: um dos maiores festivais de Natal cobertos do mundo, que já acontecem em 11 cidades em 3 países. Este ano o evento acontecerá em Toronto pela primeira vez, de 28 de Novembro de 2019 à 4 de Janeiro de 2020, no Toronto Congress Centre (650 Dixon Rd, Etobicoke, pertinho do aeroporto Pearson). O evento contará com um túnel de 50 mil luzes, entretenimento ao vivo, balanços de LED e um trem para os pequenos. A parte boa deste evento é que será indoors, então se você não gosta muito de frio poderá mesmo assim curtir um festival de inverno.

Cavalcade of Lights: evento de luzes, fogos e música na praça da prefeitura de Toronto – a Nathan Phillip Square – para marcar a chegada da árvore de Natal oficial da cidade. Em 2019 acontece no dia 30 de novembro. Eu fui neste evento no primeiro ano que morei aqui em Toronto e um pouco da minha opinião vocês podem ver neste post aqui.

CP Holiday Train: uma tradição super legal desta época do ano é a passagem do trem cheio de luzes da Canadian Pacific em 182 comunidades ao redor do Canadá. Aqui em Toronto o trem irá passar (e parar por algumas horas) no dia 28 de novembro das 8:15pm até 9pm (isso mesmo, somente 45 minutinhos) no endereço ​750 Runnymede Road (em frente ao CP Lambton Yard Office). O evento traz música e luzes e é gratuito, mas as pessoas são convidadas a trazerem alimentos não perecíveis para doação.

Shows musicais

Eu sou a fanática dos shows musicais – AMO – e vou sempre, mesmo não sendo tão fã do artista. Acho este tipo de evento incrível e uma ótima maneira de curtir e aproveitar sua viagem. Por isso eu sempre incluo nas minhas dicas mensais os shows dos artistas famosos que estão passando por Toronto naquele determinado mês. E neste novembro não há nenhum show de artistas famosos em Toronto, pelo menos eu não consegui encontrar nenhum que eu curtisse.

Eventos Esportivos

Se por um lado não há shows musicais por outro há muitos eventos esportivos e jogos de basketball e ice hockey acontecendo quase que diariamente. Há vários jogos de basquete da NBA em Toronto neste novembro e vocês podem ver as datas clicando aqui. Há também jogos de jogos de ice hockey, que são super populares por aqui.

Bom novembro para todos nós!

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *