Pular para o conteúdo

Projeto 6 on 6 Canada | Setembro 2019: volta à rotina e organização da casa

6on6logoRED

Hoje é dia de projeto 6 on 6 Canada aqui no blog – clique aqui e veja os vários posts deste projeto – e o tema não poderia ser melhor: volta à rotina e como estou organizando a casa para lidar com tanta mudança. Isso porque essa semana começaram as aulas do Thomas na escola, eu comecei a trabalhar novamente depois de 13 meses de licença maternidade e o Ian está começando ativamente na creche depois de ficar na adaptação por 1 semana. Aja coração para tanta mudança! Para que tudo corresse bem eu precisei me organizar muito e irei falar um pouco sobre isso nesse post do projeto e trazer 6 fotos que ilustram um pouco o que eu fiz.

O início da vida escolar do Thomas

Esta semana Thomas começou a frequentar a escola, o que é um passo super importante na vida dele. Está sendo uma mudança enorme para ele e para todos nós aqui em casa, afinal, é o nosso filho mais velho, crescendo e dando um passo importante no seu desenvolvimento. Escola nova, novos amigos, nova dinâmica familiar… tudo novo! Eu irei escrever um post sobre esses primeiros dias e tudo que aconteceu aqui em casa mas não poderia deixar de falar um pouco sobre isso aqui neste post. Eu tive que me organizar bastante para que o Thomas estivesse preparado para a escola. E não, não havia lista de material escolar. Como a escola não tem uniforme eu comprei camisas pólos e bermudas que eu quero que ele use para ir para a escola – acho que será melhor se ele tiver algumas roupas separadas para ele ir para a escola. Comprei a mochila, lancheira, garrafa de água, tênis… e deixei tudo preparado em casa para esta nova etapa dele. Muito especial!

A minha volta ao trabalho depois de 13 meses em casa

Junto com o início das aulas do Thomas acabou a minha licença maternidade e eu voltei ao meu trabalho de coordenadora de pesquisa clínica no hospital. Eu confesso que foi bem mais fácil o retorno ao trabalho com o Thomas do que com o Ian, já que meu caçula é um bebê mais apegado e ainda mama no peito. Mas eu sei que aos poucos iremos superar todos os desafios e tudo ficará no seu lugar. Eu tive que me organizar muito para voltar ao trabalho – e ainda estou tendo. Em primeiro lugar eu engordei e minhas roupas de trabalho estão apertadas: precisei comprar outras e ver o que me serve. Também precisei achar um espaço em casa para colocar meu material do trabalho – com o escritório virando quarto do Ian os espaços aqui em casa diminuíram e eu ainda preciso encontrar um lugar para trabalhar. Também já comprei meu planner, que é uma agenda onde eu consigo planejar tudo que eu faço dentro e fora do trabalho – eu sou daquelas que precisa colocar tudo no papel para poder relaxar e me organizar. Esta volta ao trabalho também trouxe adaptações na dinâmica familiar: adaptação na hora de sair de casa, deixar as crianças, voltar, preparar o jantar, colocar os pequenos para dormir, e por ai vai. Só faz 2 dias que eu voltei ao trabalho e muita coisa ainda irá se organizar, mas já estou feliz com o pouco que consegui fazer.

Ian indo para creche depois da semana de adaptação

Ian começou a creche no final de agosto e teve quatro dias para se adaptar. Não foi fácil e obviamente ele ainda não está totalmente adaptado. Mas agora estou tendo que deixá-lo o dia todo na creche para trabalhar e essa adaptação terá que acontecer de uma maneira ou de outra – com sorte, ninguém irá sofrer (só a mamãe aqui). Enquanto estava na Flórida eu aproveitei para fazer compras de tudo que precisava para o Ian ir para creche: roupas, mamadeiras (para água e, com sorte, para o leite), sapatos flexíveis, e por aí vai. Coloquei tags em tudo – leia mais sobre as etiquetas que usei neste post aqui – e deixei tudo organizado para o começo desta fase tão importante do meu bebê. O Ian está indo na mesma creche que o Thomas foi, então eu já sabia o que esperar e o que iria precisar e tudo acabou sendo mais fácil desta vez (tudo, menos a adaptação).

Organização dos jantares da semana

Quem me acompanha no Instagram sabe que eu sou fã das marmitas da golightbefit e elas salvam as minhas noites, especialmente agora que estou trabalhando. Ter as marmitas faz com que eu consiga almoçar bem e as crianças consigam jantar bem – sim, eu dou as marmitas para o Thomas e o Ian e eles amam. No final de semana eu já me organizo e vejo qual vai ser o cardápio da semana, já faço os pedidos de marmitas e já faço as compras do que preciso no supermercado, deixando tudo encaminhado.

Organizando as lancheiras do Thomas para a escola

Agora que Thomas vai para escola nós temos que mandar o almoço e snacks para ele, todos os dias. Quando Thomas ia para a creche tudo era dado para ele lá e não precisava me preocupar, mas agora tudo mudou. E eu preciso montar um cardápio com aquilo que ele curte de almoço. O que eu fiz foi o seguinte: (1) montei um cardápio junto com ele, perguntando o que ele queria comer; (2) fui no supermercado e comprei tudo que precisava antes da semana começar; e, (3) optei por comidas que são fáceis de comer e que não levam muito tempo, já que as crianças comem sozinhas e muitas vezes deixam o almoço de lado para brincar. Eu já tinha feito testes de alguns alimentos quando o Thomas foi no summer camp no verão e ai consegui ver o que ele curte e o que ele não gostou de levar de lanche. Por exemplo, comida como arroz e feijão ele não curtiu e pediu para não incluir na lancheira. Carnes ele curtiu muito, assim como vegetais e frutas. Então eu opto por estes alimentos e deixo a comida para o jantar, quando ele está faminto.

Organizando as tarefas domésticas quando se trabalha fora de casa com duas crianças

Quando pensei em volta à rotina ou mudança na rotina o que veio em mente, além de tudo que eu escrevi acima, foi “como eu irei dar conta das tarefas domésticas?”. Porque além de trabalhar e cuidar das crianças eu tenho que me preocupar com a casa: limpar, lavar roupa e deixar tudo limpo para que a gente viva em um ambiente saudável. Para a limpeza da casa eu me organizei e contratei alguém para me ajudar de 15 em 15 dias. Essa pessoa irá fazer uma limpeza pesada e eu irei manter, limpando “quando possível” entre as faxinas. A roupa eu lavo somente uma vez por semana, geralmente no sábado de manhã. E a arrumação ou “colocar tudo no lugar” é uma tarefa diária, que todos de casa participam. Mas, como vocês podem ver na foto, nem sempre é fácil. Aqui vale a regra de usou, tirou do lugar e não quer mais, guardou. E assim vamos (tentando) viver em harmonia e organização.

Espero que tenham gostado do tema deste mês e não deixem de acompanhar o que as outras meninas que fazem parte do projeto tem a dizer sobre o assunto.

Embarque com a Pri (Priscila, Victoria)
Vidal Norte (Dani, New Market)
De bem com a vida no Canadá (Mariana, Calgary)
Casei e Mudei (Elisa, Edmonton)

*Ainda estamos à procura de uma nova integrante para fazer parte do projeto e mostrar uma nova região do Canadá para vocês. Se vocês souberem de algum blog ativo e atualizado não deixem de comentar aqui para a gente entrar em contato.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *