Tudo sobre o mês de fevereiro/2019 em Toronto

Fevereiro é um mês que eu AMO em Toronto. Não, não é porque tem algum evento ou comemoração super especial. Fato é que é um mês de frio mas curto, que tem feriado no meio, dia de celebrar o amor e cuja chegada indica que o longo e temido janeiro já acabou (vamos combinar que janeiro demora MUITO para passar, oh mês longo). Então vamos se animar e curtir o curto fevereiro… porque depois dele “teoricamente” os meses mais frios de inverno se vão e os meses quentes estão cada dia mais próximos.

Clima

Este ano o inverno tem sido tão rigoroso quanto o de 2017/2018 e tivemos semanas bem frias em janeiro, com dias seguidos de alertas de frio extremo e temperaturas negativas de dois dígitos em dias seguidos. A previsão do tempo para o mês de fevereiro indica um mês com temperaturas acima da média dos outros anos, e com uma média de -4C. A precipitação está prevista para ser de 90mm (30mm acima da média). Ou seja, segundo a previsão que sempre acompanho teremos um fevereiro com temperaturas mais altas e nevado. Em relação à previsão dia a dia teremos o seguinte: 1 à 5 de fevereiro com neve e frio, 6 à 11 de fevereiro com neve e temperaturas amenas, 12 à 15 de fevereiro com tempestades de neve e frio, 21 à 23 de fevereiro com alguns períodos de neve e 24 à 28 de fevereiro com chuva e temperaturas amenas.

Feriados

Oba, fevereiro tem um feriado: o Family Day. Este feriado não acontece em todo o Canadá e felizmente a gente aqui em Ontario pode celebrar esta data. O feriado é super recente – começou em 2007 – e foi criado para dar para as pessoas um tempo a mais para elas curtirem sua família já que a distância entre o Ano Novo e a Páscoa é de 3 meses (ou até mais). Neste feriado há muitos eventos gratuitos pela cidade e parques e é sim uma data que você vê os Canadenses nas ruas com seus filhos brincando e curtindo o inverno. O feriado acontece na terceira segunda-feira do ano, o que em 2019 cai no dia 18 de fevereiro.

E vale também citar aqui o Valentine’s Day – dia dos namorados – que, apesar de não ser um feriado, é uma data super celebrada. O que eu acho mais legal é que aqui o significado é um pouco diferente e todos os tipos de amor são celebrados, não somente o de casais. Por exemplo, meu filho sempre ganha e dá cartões e doces para os amigos da creche. Se você for em qualquer loja nesta época do ano virá muitos produtos que refletem o amor e é lindo de ver. A data é dia 14 de fevereiro que neste ano cai em uma quinta-feira. Vale lembrar que é uma data para você não sair de casa, porque todos os restaurantes estarão lotados (a não ser que você tenha uma reserva). Se vocês quiserem ler mais sobre o Valentine’s Day – incluindo sugestão de lugares legais para ir aqui em Toronto – vale a pena clicar aqui.

Festivais e Eventos

La Poutine Week: de 1 à 7 de fevereiro vários restaurantes de Toronto estarão celebrando a semana do poutine e servindo esta delícia canadense, que no caso é feita especialmente para este evento. Os restaurantes participantes concorrem ao prêmio de melhor poutine da cidade.

Toronto Fashion Week: sim, Toronto também tem a sua semana da moda e em 2019 ela acontece em fevereiro, entre os dias 5 e 7. O evento acontece em Yorkville em várias localidades. Se você curte moda este evento é para você.

Bloor-Yorkville Icefest: nos dias 9 e 10 de fevereiro acontece nas ruas de um dos bairros mais chiques da cidade – Yorkville – um festival de inverno. A principal atração do festival são as esculturas no gelo e campeonato para ver quem faz mais bonito. Vale a pena visitar o local, que fica pertinho da saída do metro Bloor-Yonge e rodeado de vários pontos turísticos da cidade.

Canadian International Autoshow: de 15 a 24 de fevereiro acontece a festa de automóvel do Canadá aqui em Toronto, no Metro Convention Centre. Fomos no evento pela primeira vez ano passado e eu contei tudo para vocês aqui. O evento é super kid-friendly e é uma ótima dica de um evento diferente que acontecerá na cidade em fevereiro.

The Toronto Motorcycle Show: além do evento de automóvel em fevereiro acontece em Toronto o festival de motos. Neste caso a data é 15 à 17 de fevereiro e o local é o Enercare Centre.

Kidsfest: este é um evento de 3 dias para crianças de até 12 anos que acontece no International Centre em Mississauga. O evento tem parque inflável, brinquedos, animais, atividades e um montão de coisas para você entreter o seu filho. O evento acontece nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro.

WinterStations: um evento de arte de rua que acontece novamente este ano em Toronto é a Winterstations na The Beaches. Este ano são 6 stations espalhadas pela praia e elas são interativas e super fotogênicas. Nós fomos em 2017 e achamos super legal – clique aqui e veja o post desta nossa experiência. As instalações serão abertas ao público a partir do dia 18 de fevereiro.

Winterfolk Blues and Roots Music Festival: festival de vários tipos de música (urban, blues, rock, jazz, country, folk e roots) que acontece entre os dias 22 à 24 de fevereiro na região de Danforth em Toronto. Mais de 150 artistas estarão se apresentando em 5 locais durante o evento.

Eventos Esportivos

O Toronto Raptors (basketball) continua jogando na liga da NBA e os jogos de fevereiro acontecem nos dias 3, 11, 13, 22, 24 e 26. O Toronto Maple Leafs (ice hockey) joga também na cidade em fevereiro, nos dias 2, 4, 6, 21, 23, 25 e 27. O Toronto Marlies (time de hockey do gelo da segunda divisão, que joga no Coca Cola Coliseum e cujos ingressos são bem mais baratos) joga em Toronto nos dias 1, 2, 5, 9, 10, 18, 20 e 27 de fevereiro. E se você quer ver um esporte diferente nos dias 1 e 15 de fevereiro tem jogo de Lacrosse em Toronto – Toronto Rock – no Scotiabank Arena.

Vale falar que não haverá nenhum super show em Toronto em fevereiro e a lista completa dos principais shows que rolam na cidade em 2019 você encontra aqui. Um ótimo fevereiro para todo mundo.



1 Resultado

  1. Debora Firmino disse:

    Muito legal Gaby!!! Estou ansiosa para ver as novidades de Março, mês que estarei aí em Toronto! *-*

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *