10 Produtos que não podem faltar em casa durante o inverno de Toronto

Hoje é dia 15 de janeiro e como todo dia 15 do mês temos um post do projeto #vidaemTO, onde diversas blogueiras brasileiras que moram em Toronto escrevem sobre um mesmo tema em seus blogs. O tema deste mês é super útil para quem está vindo morar na cidade e não sabe como se preparar para o inverno. EU preparei uma lista de 10 produtos que eu acho importantes e explico o porquê de ter escolhido eles abaixo.

1. Umidificador de ar

A nossa vida mudou depois que compramos um umidificador de ar. Antes a gente não conseguia dormir direito nos meses frios e não entendia muito bem o porquê. Depois que compramos tudo mudou e hoje temos um umidificador para cada quarto da casa, para todos dormirem bem. Umidificadores de ar são aparelhos ideais para ambientes secos, onde a umidade relativa do ar fica abaixo de 40%, e tem a função de melhorar a qualidade do ar. Aqui em Toronto – especialmente nos meses frios quando o aquecedor fica ligado 24 horas por dia – o ar fica extremamente seco e o umidificador pode sim auxiliar no controle de problemas respiratórios e transtornos de saúde, especialmente para bebês. Vale falar que o umidificador não tem a função de climatizar ou amenizar a temperatura, serve apenas para umidificar o ar e garantir sua qualidade. Neste post aqui eu falo dos umidificadores que temos e dou dica de uma marca que eu adoro.

2. Pá e sal

Isso mesmo, você leu direito. Se você mora em uma casa e precisa limpar as suas escadas ou calçadas você vai precisar de uma pá e sal. É de extrema importância. Quando neva há partes do espaço público que são responsabilidade de dos donos da casa e a limpeza da neve com uma pá e jogar sal (cuja função é dificultar a formação de camadas de gelo). Na verdade, este “sal” que jogamos é uma combinação de sal e areia, já que o sal em si poderia causar uma diminuição do coeficiente de atrito e, consequentemente, um aumento do risco de derrapagens e acidentes nas estradas e escorregamentos nas calçadas. A areia aumenta a aderência e melhora isso.

3. Lip balm, spray nasal e creme de eczema

No item um (umidificador de ar) eu falei da secura deixada pelo aquecedor. Pois isso afeta – MUITO – a sua pele e é preciso se cuidar. Aqui em casa não vivemos sem um lip balm (protetor labial), um spray nasal (para umedecer o nariz) e um creme mais forte, tipo para eczema (os cremes regulares não funcionam). Eu acho fundamental ter este kit sempre por perto e passar também nas crianças, que sofrem muito com isso. E olha, preciso dizer que eu nunca tive nenhum problema com nariz seco ou boca rachada no Brasil, mas aqui eu sofro com o ar seco, especialmente minhas mãos que racham e sangram muito no inverno.

4. Bandeja para sapatos de neve

Um item que eu acho super importante e barato são aquelas bandejas para colocar os sapatos de neve na porta de casa. Isso porque quando você entra dentro de casa e tira seus sapatos a neve que ficou presa na sola dos sapatos começa a derreter e escorrer pela casa. Estas bandejas tem as bordas mais altas e ajudam na contenção desta neve e na organização da casa. É também uma ótima maneira de “lembrar” os visitantes que tem que tirar o sapato ao entrar na casa de vocês, especialmente os de neve que são sempre super sujos (com sal, lama, neve).

5. Cápsulas de Vitamina D

Nossa médica sempre nos recomenda complementar vitamina D nos meses frios, já que nesta época do ano a exposição ao sol (e o tempo de sol em si) é reduzida. Nós compramos cápsulas na farmácia mesmo (não precisa de prescrição). Para o Thomas damos umas que parecem balas (multivitamínico e ele ama!) e para o Ian são gotinhas que eu coloco no bico do seio antes dele mamar. Vale falar que tanto no nascimento do Thomas quanto no do Ian as enfermeiras na maternidade nos recomendaram que começássemos com a vitamina D assim que saíssemos do hospital, com poucos dias de vida (leia mais sobre curiosidades de bebê no Canadá aqui).

6. Vestuário certo para o inverno

Eu não poderia deixar de colocar este tópico aqui, pois é super importante. Não dá para viver o inverno canadense com uma roupa de frio que não seja própria, com acessórios de qualidade e uma bota isolante e térmica. Muita gente me escreve e pergunta se consegue passar alguns dias do inverno com a bota que usa no inverno do Brasil ou utilizando 3 casacos (um encima do outro) que usa no Brasil. E a resposta é sempre NÃO. Não dá. Se você tem interesse em saber o que eu acho necessário você ter para vestir no frio daqui eu sugiro que vocês cliquem aqui e leiam os posts sobre o que vestir no inverno daqui.

7. Netflix ou um bom livro

Isso mesmo gente, não dá para passar o inverno sem ter algo para se entreter dentro de casa. Os dias são curtos e escurece 5pm (ou até antes), então o jeito é assistir muitas séries, ler um bom livro e manter-se dentro de casa feliz e ocupado quando está muito frio lá fora. Claro que não dá para passar 6 meses em casa – senão você pira e pode até ficar depressivo. Você TEM que sair, fazer alguma atividade de inverno e curtir a estação. O que quero dizer é que, inevitavelmente, você ficará mais tempo em casa, então é legal ter algo para fazer e se entreter e o Netflix certamente irá te ajudar.

8. Filtro solar

Engana-se quem pensa que porque está frio não precisamos usar filtro solar. Este creme protetor é fundamental no inverno, porque os raios de sol refletem na neve branca e podem queimar rapidamente. Se você foi em alguma montanha de esqui vai entender o que eu estou falando: lá certamente você vai encontrar pessoas “torradas” de sol, com a marca dos googles por praticarem esportes de inverno sem protetor solar. Claro que a dica é usar o protetor solar independente de você praticar ou não esporte. E não há um protetor especial para inverno não, pode ser o mesmo que você usou no verão.

9. Trenó para tubing ou equipamento de ski ou patins

Embrace winter significa você curtir o inverno e aproveitá-lo, o que é fundamental para que você não fique 6 meses trancado dentro de casa e desenvolva uma depressão de inverno (ou a famosa winter blues). Para isso eu sempre indico que você encontre um esporte ou atividade de inverno para chamar de seu, compre os equipamentos necessários e seja feliz com a chegada do frio. E é por isso que eu coloquei este item aqui, porque você ter um deles em casa – e consequentemente curtir uma dessas atividades – é de extrema importância. Não há a necessidade de gastar muito para comprar os equipamentos: alguns são muito baratos e todos eles podem ser comprados usados, o que deixa o preço mais barato. Aqui no Canadá há uma cultura de comprar coisas usadas e você vai se surpreender como você pode comprar de tudo usado e com ótimo preço.

10. Pneus de inverno, kit de inverno para o carro e líquidos especial para o pára-brisa

O último item diz respeito ao carro e são cuidados que você precisa ter com ele no inverno. É fundamental ter um pneu de inverno, que são pneus mais aderentes e próprios para o frio. Muita gente me pergunta sobre correntes mas aqui em Toronto elas não são necessárias, mesmo quando vamos passear em outras regiões como Blue Mountains. É ainda importante ter no carro um kit de inverno com os itens básicos de sempre (primeiros socorros, lanterna), um cobertor e raspador de gelo. Por fim, nunca use água para limpar o pára-brisa por motivos óbvios. Compre um líquido antifreeze e carregue ele no carro caso acabe no meio do caminho.

E ai, gostaram do post? Como disse anteriormente este post faz parte do projeto #vidaemTO onde eu e outras blogueiras brasileiras que moram em Toronto falam sobre um mesmo tema, todo dia 15 do mês. Espero que tenham gostado da maneira que abordei o tema e não deixem de conferir os posts sobre este assunto nos outros blogs que participam deste projeto este mês:

Danielle | VidalNorte
Mariana | Virei Canadense
Livi | Baianos no Pólo Norte
Paula | Brasileira em Toronto
Sil | Mundo da Sil

A foto utilizada para ilustrar este post é designed by Freepik.

Você pode gostar...

6 Resultados

  1. Dani Vidal disse:

    Adorei a lista Gaby! O protetor solar foi um produto que eu não me atentei no meu primeiro inverno aqui, e estava grávida. Conclusão: manchas escuras no rosto agora super difíceis de sair. Não esqueço mais!!

  2. Livi disse:

    Adorei o post, cobriu todos os detalhes.
    Beijos

  3. Sil disse:

    Amei a sua lista Gaby, super completa!
    Inclusive vou pesquisar sobre o spray nasal, porque é o único que eu ainda não inclui na lista de cuidados.
    Beijão.

  4. Paula disse:

    Gaby, nossa lista ficou bem parecida, mas como eu esqueci da bandeja pros sapatos na entrada? Menina, é de enlouquecer aquela água suja misturada com sal escorrendo pelo chão! 🤣 beijos!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *