Pular para o conteúdo

Explorando a região de South Georgian Bay no inverno

Nosso programa favorito – não importa a época do ano – é explorar regiões diferentes do Canadá. A gente gosta mesmo de pegar o carro e sair conhecendo cidades pequenas, seus moradores e ter experiências diferentes daquilo que estamos acostumados. Isso nos faz bem e deixa a gente feliz. Com a chegada dos filhos nossos passeios diminuíram mais não acabaram e a gente está sempre em busca de algum lugar legal, que faça a gente se apaixonar ainda mais pela vida no Canadá. E dentro deste espírito visitamos no último final de semana a região de South Georgian Bay à convite do Attractions Ontario e da secretaria de turismo de South Georgian Bay. Do passeio produzimos dois vídeos do Youtube mas eu resolvi escrever também sobre esta experiência e deixar aqui no blog registrado para vocês. Falarei de 3 regiões/cidades/vilas que visitamos: Thornbury, Blue Mountains Village e Collingwood. O trajeto saindo de Toronto demora em torno de 2 horas e com neve e neblina aumenta para 2h30 até 3 horas.

Thornbury

Não poderia deixar de começar meu texto falando de Thornbury. Essa cidadezinha é bem pouco explorada e incrivelmente linda. Fica depois de Collingwood e da vila de Blue Mountains e por causa disso pouca gente vai visitar – somente locais. Foi em Thornbury que ficamos hospedados – em um hotel chamado Royal Harbour Resort – e onde pudemos descansar e curtir as primeiras horas do nosso passeio. Em relação ao hotel nós adoramos a experiência e achamos o quarto enorme e super confortável: 2 quartos, 2 banheiros, cozinha completa, lareira, TV a cabo e uma janela enorme com uma vista linda para o lago e a marina. Vale falar que o hotel tem uma piscina de água salgada, sala de jogos e uma espécie de locadora de DVDs para você assistir no quarto e poder se entreter (nem pegamos nenhum vídeo porque só a TV já foi suficiente para a gente).

Para comer a cidade é repleta de opções e vocês podem encontrar todas clicando aqui. Nós jantamos no restaurante The Corner Café & Grill que é maravilhoso: amplo, ambiente lindo, comida super deliciosa (pratos grandes, muitos vegetais e muitas opções) e staff super amigável. Era o que precisávamos depois de um dia longo na estrada: boa comida e pessoas do bem te atendendo e entendendo que você precisa de um cuidado extra com crianças cansadas (as mamães que lêem o meu blog irão entender). Marido comeu carne, Thomas salmão grelhado e eu frango com vegetais. Tudo delicioso. O melhor de tudo é que o restaurante fica localizado na “esquina” do centrinho da cidade, então se você for explorar o local vale a pena comer por lá. E vale falar que eles tem livros e brinquedos para as crianças, o que dá sossego para os pais poderem comer com calma.

Ainda em Thornbury Thomas teve sua primeira aula de pintura no atelier da artista Kelly Gale. A Kelly pinta e também é música e faz um trabalho LINDO. Se você curte arte local não pode deixar de visitar o espaço dela em Thornbury. Além de vender suas criações no seu atelier ela também dá aulas de arte e música para as crianças, mulheres e adultos. Eu AMEI a experiência e obviamente o Thomas também. Achei a Kelly um amor e, mais importante, super paciente com crianças. Explicou em detalhes o que o Thomas precisava fazer e ele seguiu as ordens mas também deixou sua criatividade falar. Por exemplo, ao invés de botões no boneco de neve que estava pintando ele fez uma gravata… e por ai vai.

Também em Thornbury nós fizemos uma atividade que nunca pensei que faria: jogamos machadinhos em um alvo no Axed Throwing Club. Este esporte começou em Toronto e já existe em diferentes regiões do mundo, consistindo em jogar machados em um alvo. Vale falar que é super difícil! O espaço foi inaugurado um dia antes da nossa visita e possui 4 pistas de arremesso, estando disponível para atividades de grupo, liga (adultos e infantil) e reservas. Ta ai uma experiência diferente que você pode ter na região. No segundo vídeo sobre a viagem nós mostramos a nossa experiência, que já adianto foi super divertida. E vale citar que eles possuem um caminhão com alvos que vai para alguns festivais e eventos também – olha só aqui.

Além de tudo isso Thornbury é uma cidade com natureza linda, com harbour, praias, parques, pontes e rios. Explorar a região a pé é possível no verão e as trilhas se transformam em pistas para quem curte fazer cross-country ski no inverno. Vocês podem explorar tudo que a cidade oferece clicando aqui.

Blue Mountain Village

A vila de Blue Mountain é a atração mais famosa da região pois fica na base da montanha de ski de mesmo nome. As casinhas coloridas cheias de restaurantes e atrações são super populares entre os turistas que visitam a região e são sim parada obrigatória de quem vai para lá. Nós já perdemos as contas do número de vezes que fomos no local e apesar disso nós nunca tínhamos ido em três locais que visitamos nesta viagem: a Georgian Christmas, o Crock A Doole e a Northwind Brewery. A Georgian Christmas é uma loja de Natal linda que fica aberta o ano todo e oferece enfeites e tudo que você pode imaginar para o Natal. Eu acho muito legal estas lojas que não são sazonais pois os visitantes sempre podem comprar algo e levar para enfeitar suas árvores. Achei os produtos lindos!

O Crock A Doodle foi uma (outra) experiência incrível que tivemos. O Crock A Doodle é um estúdio de pintura em cerâmica que é excelente para todas as idades. O que é ótimo sobre esse lugar é que você pode entrar a qualquer momento, sem reservas. Então se você está especificamente m Blue Mountains e seu filho está cansado você pode deixá-lo no local pintando e curtir um pouco mais a montanha. A experiência acontece da seguinte maneira: em primeiro lugar você vai na prateleira e escolhe a peça que você quer pintar. A variedade é ENORME e você encontra pratos, canecas, cofrinhos, e muito mais. Como estamos na época de Natal nós escolhemos bolas para enfeitar a nossa árvore. Depois de ter escolhido a sua peça, você se senta à mesa e escolhe a sua paleta de pintura. Você pode escolher até 6 cores. O Thomas fez bonito e escolheu cores lindas e pintou muito bem – no segundo vídeo sobre a viagem vocês podem ver tudo isso. Como é Natal colocamos a mão do Thomas e o pé do Ian nas bolas e pintamos o nome e a data na peça. Pronto! As peças devem ficar com eles para o acabamento profissional e não podem ser retiradas no mesmo dia. Eles pegaram as nossas informações e vão mandar por correio para a gente já que não conseguimos pegar um dia depois. Vale falar que eles fazem também festas de aniversário e eu amei saber disso. De certeza vou fazer uma festinha das crianças no local.

E por fim não poderia deixar de dar uma dica de comida. Se você ama cerveja e comidas feitas com ela não pode deixar de visitar a cervejaria Northwind Brewery. A cervejaria possui dois restaurantes, um em Collingwood e um na vila de Blue Mountain. Meu marido amou a cerveja e achou deliciosa. E nós gostamos bastante do atendimento e da comida. Eu pedi uma salada quente com quinoa e folhas e o marido comeu peixe frito com salada. Eles também tem um menu kids. O mais legal é que o ambiente é lindo e eles tem uma vista show para o lago onde tem patinação no gelo e para a montanha. Perfeito!

Collingwood

Collingwood é a maior cidade da região e é onde você encontra supermercados, hospitais e também muita coisa para fazer. A gente sempre passa batido por Collingwood porque não sabíamos do centro antigo (nunca tínhamos ido!) e também não imaginávamos que o local tinha vários restaurantes tão bons. Ficamos maravilhados e agora será também parada obrigatória todas as vezes que formos para a região. Em destaque visitamos neste passeio algumas atrações: o premiado restaurante TheSmoke BBQ, a fábrica e loja de velas Serendipity e o centrinho histórico de Collingwood.

Nosso almoço assim que chegamos na região foi no TheSmoke e o local foi SUPER aprovado. Eles tem um menu enorme sempre com as carnes defumadas e o local é considerado parada obrigatória para quem visita a região segundo os experts em viagem. Nós aprovamos muito: eu pedi uma salada com frango defumado que estava deliciosa e meu marido um hamburger com 3 tipos de bacon defumados. O ambiente é ótimo para quem tem criança. Além disso tem estacionamento privado para clientes. Vale falar que se você está afim de provar a comida do TheSmoke mas não está indo para a região eles tem uma filial em Vaughan, cidade a 30 minutos de Toronto.

Uma outra atividade que fizemos no local foi visitar uma loja e fábrica de velas, a Serendipity. As velas produzidas no local são feitas de soja pura (sem parafina) o que torna elas seguras. As essências são todas naturais e sem parabenos e sem fosfatos. Vale falar que as velas de soja queimam duas vezes mais (tempo maior) do que as de parafina. Além de ser local tudo é feito manualmente, isto é, cada vela é feita manualmente. Eu fiquei maravilhada com os aromas e o capricho das velas. E o mais legal é que eles oferecem um workshop para que os visitantes aprendam a fazer as velas e escolham seus aromas exclusivos. Eu participei de um pedaço do workshop mas não consegui fazê-lo todo porque dura em média 1 hora e com duas crianças pequenas seria impossível, mas fica aqui a dica para você visitar o local para conhecer mais sobre as velas, comprar souveniers da região e fazer o workshop, produzindo sua própria vela. Ah, e a minha vela favorita – pensa que tem mais de 150 – foi a Blue Mountain Air, que é a mais popular da loja.

Por fim eu não posso deixar de falar sobre o centrinho histórico de Collingwood, que é simplesmente demais. Ele é bem grande e cheinho de lojas fofas e locais: cafés, lojas de roupas, restaurantes, lojas de brinquedos… tudo que você pode imaginar. Daqueles lugares que você quer ter calma para passear. Vale falar que o centrinho fica na rua Hurontario e pertinho do supermercado Loblaws (se você precisa de coordenadas é só colocar para o Loblaws que você vai achar). O primeiro lugar que eu indico vocês irem – especialmente se tiverem com crianças – é a Minds Alive. A Minds Alive é uma rede de lojas de brinquedos que abriu em 1997 e tem lojas espalhadas por cidades pequenas (além de Collingwood eles tem loja em Gravenhurst, Bracebridge, Huntsville e Midland). A loja tem brinquedos muito legais e é bem mais cozy – diferente das lojas e dos brinquedos que estamos acostumados a encontrar em grandes redes nas cidades grandes. Um outro ponto de parada é a Blue Mountain Tea Company, uma loja de chás locais que vende uma variedade enorme de chás e também acessórios como acessórios de chá, como bules, canecas, infusores e outras idéias de presentes.

Eu confesso para vocês que quanto mais eu conhecia os lugares mais eu ficava maravilhada com a quantidade de coisas para fazer na região. Portanto, fica aqui a dica para vocês: vão para a região de Blue Mountain e explorem todas as cidadezinhas, que são incríveis e tem muito a oferecer. Espero que tenham curtido meu post com dicas e não deixem de comentar se vocês conheciam ou não algum desses lugares. E mais uma vez eu agradeço demais ao Attractions Ontario e à secretaria de turismo de South Georgian Bay pelo convite.

Não deixem de acompanhar os vídeos que fizemos visitando tudo que citei acima. É só clicar aqui e conferir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *