Pular para o conteúdo

Tudo sobre a festa “estilo brasileiro” de 3 anos do Thomas

Este será um post muito especial pois irei falar sobre a festinha de aniversário de 3 anos do Thomas e estará cheio de fotos e dicas valiosas para os pais que estão em Toronto e querem fazer uma festinha para seus filhos no estilo do Brasil. Esta é a terceira festinha do Thomas – todos os anos a gente faz uma festa bem legal e celebra mesmo, com tudo que temos direito – sendo que foi a primeira que fizemos em um playground aqui na cidade (o primeiro ano estávamos no Brasil e celebramos com a família e o segundo ano fizemos em um salão de festas). Abaixo vou contar para vocês em detalhes tudo que rolou neste dia especial e cheio de amor.

A escolha do local: um playground ao invés de um salão de festas

No ano passado fizemos a festa do Thomas em um salão de festas e eu achei que, embora tivéssemos alguém para entreter as crianças, a festa foi mais para os adultos. O salão era todo de vidro, com algumas mesas perigosas e os pais acabaram ficando o tempo todo em função dos seus filhos, cuidando para que eles estivessem bem e seguros. Este ano resolvi procurar um espaço onde pudéssemos deixar as crianças curtindo 100% do tempo e que os pais pudessem relaxar um pouco. O espaço tinha que ter as seguintes características: ser perto da minha casa (Ian detesta ficar no carro e chora horrores em passeios longos – e curtos também), ser privado (isto é, somente os meus convidados estariam usando o espaço), poder trazer comida de fora (queria ter total controle e poder oferecer muita comida gostosa brasileira para os convidados), ter estacionamento fácil, perto e gratuito e ser um espaço aberto onde os pais poderiam tomar algo e comer com seus filhos ao lado brincando (alguns lugares a sala de festas fica separado então os pais acabam, inevitavelmente, cuidando dos filhos e não conseguem relaxar). Somado a tudo isso eu não queria brinquedos muito radicais que deixassem os pais preocupados, afinal os convidados eram todos com 4 anos ou menos e, apesar de cheios de energia, ainda são pequenos demais para labirintos e trilhas ninja. O local que encontramos e que tinha todas estas características foi o Hooray For Play!. Eu pesquisei MUITO para achar este lugar e se vocês quiserem posso escrever um post com os lugares que pesquisei e os prós e cons de cada um deles.

O tema e a decoração: Carros da Disney

Thomas está em uma fase Carros: AMA e sabe TODAS as marcas. Ele e o pai ficam falando de carros, baterias e peças e eu fico viajando na conversa, mas curtindo bastante esta fase dela. Se você der para o Thomas uma bola e um carro ele nem irá pensar duas vezes e irá querer o carro, com certeza. Quem me acompanha sabe que o Thomas não assiste TV – ou não assistia. Quando ele era pequeno eu não queria ele sentado horas e horas na frente da tela de uma TV ou computador sem interagir com a gente, mas agora que ele está grande e entende melhor o que é não (e eu com um bebê pequeno em casa) ele começou a assistir. Tudo começou quando eu fui parar 2 meses no hospital e muitas vezes eu precisava do meu filho sentado do meu lado quietinho para eu poder tocar e abraçar, coisa que é impossível de se ter com uma criança de 3 anos cheia de energia. E foi ai que Thomas começou a ver vídeos e filmes. Basicamente ele assiste duas coisas: o filme dos Cars e episódios do Paw Patrol. Nesse meio tempo eu aproveitei a estada no hospital para começar a organizar as coisinhas da festa e quando perguntávamos o tema que ele queria seu aniversário ele dizia que queria Carros. Dito e feito. Foi este o tema da festa.

Aproveitei também que minha mãe estava aqui me ajudando com o Ian para idealizarmos a decoração. E ela fez praticamente tudo. Sabia que teríamos pouco tempo para arrumar as coisas e não dava para ter uma decoração muito cheia de detalhes (infelizmente, porque eu amo). Minha mãe fez toalhas em formato de pistas, duas caixas de carros com produtos reciclados que serviram de mesas de apoio, sinaleira e outros enfeites. Ficou tudo bem lindo e especial, porque foi a vovó que fez com muito carinho.

Festa tem que ter balão, mas sempre a dinâmica de comprar balão e levar os balões para o local da festa é boa. Ainda mais com bebê pequeno na história. Por isso eu procurei uma presa com ótima recomendações e que entregasse os balões no local da festa. E a empresa que encontrei foi a Ballon Express. Eles não somente entregaram os balões no horário mas antes da festa me deram dicas e sugestões do que fazer. Fizemos dois bouquets grandes de 14 balões para colocar ao lado da mesa (que deram um toque na decoração) e um bouquet com balões temáticos. Os balões são de ótima qualidade e bem diferentes. Super recomendo a empresa e, principalmente, a praticidade de pedir online, pagar online e receber na sua festa no horário marcado.

Um outro toque na decoração foi a guirlanda linda personalizada que a Sambelina Atelier fez e nos deu de presente. A Ana é leitora do blog e me deu esta lembrança como forma de agradecimento por eu ter ajudado a deixar a mudança dela pro Canadá “mais leve” com meus textos. E eu fico bem feliz em ser reconhecida e ter na festa do Thomas algo que reflita esta minha ajuda e este carinho que muita gente que eu nem conheço tem por mim.

Festa brasileira = comida brasileira

Sim, é possível fazer uma festa bem estilo brasileiro estando em Toronto. E eu vou indicar neste texto os profissionais que fizeram parte da festa do Thomas e que eu recomendo, porque tem delícias super bem feitas e um trabalho ótimo também em Toronto. Em primeiro lugar os salgadinhos foram da Brazil Cakes. Eu conheci a Brazil Cakes este ano e contei tudo para vocês neste post aqui. Os salgados deles são deliciosos, entregues fresquinhos em casa e com ótima qualidade. Todo mundo adorou! Encomendamos coxinha, empadinhas, quibe e esfirras. Além de gostosos o preço é muito bom.

Festa de criança não pode deixar de ter pão de queijo (até porque o Thomas AMA). O que acontece é que a logística de assar pães de queijo em casa – que demoram em média 45 minutos para ficarem prontos) seria difícil no dia da festa, ainda mais com um bebê pequeno. Por isso eu encomendei uma caixa de pão de queijo pré-assado da Forno de Minas (a melhor marca na minha opinião) com a Snack Click, empresa que vende produtos brasileiros e entrega no conforto da sua casa (falei mais sobre eles neste post aqui). Eles me entregaram no sábado cedo a caixa de pre-baked cheese breads (pães de queijo pré-assados), que demoram 5 minutos no forno para ficarem prontos. Foi super fácil fazer e tivemos zero estresse, porque a caixa foi entregue em casa e demorou bem pouco tempo para assar os 12 sacos de pão de queijo, o que seria impossível se tivesse que sair para comprar e guardar no freezer (não caberia), além de assar cada fornada de 45 minutos.

O que mais não pode faltar nas festas infantis? Docinhos. E preciso dizer que tem muita gente que faz docinho em Toronto, mas nem todos são profissionais e tem uma alta qualidade envolvida. E é por isso que eu fui bem rígida na hora de escolher quem fizesse os docinhos da festa do Thomas, porque queria alguém que fosse profissional e que fizesse os doces frescos e bem feitinhos sabe? Enrolados no mesmo tamanho e com gosto de doce do Brasil e não puro açúcar. E quem fez os maravilhosos docinhos da festa (que todo mundo aprovou) foi o pessoal do Brazuca’s Taste. Brigadeiro, beijinho, casadinho e churros com doce de leite (só de escrever aqui eu já fico com água na boca). Os doces estavam impecáveis e deliciosos e eu indico eles para todo mundo mesmo.

Convidamos os colegas de creche do Thomas e na sua maioria eles são canadenses, ou seja, não são acostumados com os doces do Brasil. Claro que a maioria das crianças pirou e comeu uns 10 brigadeiros. Mas na dúvida eu não quis arriscar e encomendei uma caixa de cookies gourmet da Sweet Flour, padaria canadense que também este na festinha do Thomas de 2 anos. Os produtos da padaria Sweet Flour são feitos sem preservativos ou gorduras trans, e são extremamente deliciosos e frescos. Na festa de 2 anos do Thomas os cookies acabaram em segundos e eu não pude provar nenhum. Desta vez também, mas eu fui mais esperta e provei alguns deles. Realmente deliciosos e frescos, já que foram assados no mesmo dia da festa.

Um item que está sempre presente nas minhas festas são as bolachas decoradas, por servirem de decoração, serem deliciosas e ainda divertidas de comer. E as bolachas caseiras e decoradas que eu sou fã aqui em Toronto são as da Nayara Cardoso. Eu conheci o trabalho da Nayara na festa de 2 anos do Thomas e desde então já encomendei bolachas de Halloween, Natal, Chá de Bebê (para uma amiga) e novamente dos 3 anos do Thomas. A Nayara é super caprichosa e detalhista e estas características se fazem presentes em seus produtos: extremamente bem feitos e deliciosos. Para a festa do Thomas a Nayara fez suas bolachas caseiras em formato de cactus, número 3 e com o desenho de alguns dos carros do tema da festa. As bolachas fizeram parte da decoração, serviram para entreter as crianças durante a festa e também foram lembrancinhas – uma espécie de combo 3 em 1 que é sucesso sempre.

Festa tem que ter bolo decorado, não é mesmo? E o bolo é a estrela da mesa de doces. Por isso os bolos das festas infantis daqui de casa são decorados pela incrível Clélia Silva, que tem um trabalho lindo. Os bolos da Clélia são lindos por fora e deliciosos por dentro. Eu já fiz mais de 5 bolos com ela e todos ficaram perfeitos, do jeitinho que eu pedi. Desta vez idealizei um bolo de 2 andares, com pistas para colocar os carrinhos do tema da festa e o nome do Thomas no local do logo do Cars. Ficou perfeito! E agora preciso falar do recheio: maravilhoso. O bolo era de dois andares: o de cima com recheio de brigadeiro e a de baixo com doce de leite e coco. Quase não sobrou nada. Todos comeram 1, 2, 3 fatias… o bolo estava delicioso e super molhadinho. Simplesmente perfeito em todos os aspectos.

Um outro item de festa que não pode faltar são cupcakes. Este bolinhos são febre por aqui e dão um toque super especial na decoração, além das crianças amarem os mini bolinhos. Pois na festa do Thomas uma artista (este é o termo que eu tenho que escrever) fez cupcakes e popcakes decorados com o tema de carros e os convidados amaram. Esta artista é a Adriana Yano, que fez meu bolo de aniversário deste ano e faz doces finos e outras delícias personalizadas para a sua festa. Nunca vi cupcakes tão lindos e ao mesmo tempo deliciosos. Os popcakes (bolinhos para comer no palito) em formato de carro acabaram em segundos e estavam igualmente deliciosos. Eu acho que itens como este dão um toque todo especial para a mesa e são muito divertidos de comer (as crianças amam), então não podem faltar nas festinhas infantis.

Uma deliciosa novidade nesta festa foi o algodão doce gourmet da Sweet Mommy Candy. Os sabores são incríveis: Oreo, Farinha Láctea e Leite Ninho. Os doces vem em um potinho personalizado com o tema da festa (olha só o capricho) e com o topo cheio de marshmallows. As crianças piraram quando viram e não sobrou nada assim que a primeira abriu e gritou Cotton Candy!. Eu vou ter que encomendar novamente porque não tive oportunidade de provar (de tão rápido que acabou) mas foi muito elogiado e está aqui a dica para vocês.

Eternizando os momentos com o profissional certo

Eu sempre fico muito apreensiva quando há algum momento especial na minha vida pois AMO fotos e quero ver estes momentos sendo eternizados com os melhore cliques (acho que quem me acompanha consegue perceber que eu amo fotos). Mas em festas como esta é difícil parar e ficar batendo fotos porque eu e meu marido temos que dar atenção aos nossos convidados e também tem o fator filhos – agora com dois não sobra muito tempo para batê-las. Eu sabia que queria alguém batendo fotos na festinha do Thomas e acabei escolhendo alguém que já está no ramo há um tempão e se mudou recentemente para Toronto: a Maira Ribeiro. A escolha não poderia ter sido melhor – e vocês podem ver o porquê através das lindas fotos que ilustram este post. Além das fotos lindas e do engajamento – Maíra ficou a festa todinha e em busca do click perfeito – ela é uma pessoa muito querida e agradável, daquelas que é muito fácil estar perto. As fotos da Maíra ficaram tão perfeitas e ela foi capaz de pegar todos os momentos; tanto, que se colocar uma foto do lado da outra você consegue recriar a festa toda. Juro. Amei e super indico o trabalho dela para vocês.

Lembrancinhas para as crianças e também para os adultos

Tão bom sair da festa com a mão cheia de amor, não é mesmo? As crianças daqui já ficam esperando as lembrancinhas que são sacolinhas cheias de brinquedos e doces (chamadas de loot bags) e as da festinha do Thomas estavam lindas. Minha mãe fez a arte de fora com colagem de papel e dentro colocamos brinquedinhos com tema de carros que fomos comprando a medida que achávamos online e em lojas de festas (Party City e Dollarama). Ainda tinha as bolachas caseiras da Nayara Cardoso e caixinhas que mandei fazer com o tema da festa e encho de balas e mms. Para os adultos eu encomendei sabonetes personalizados – de carro e cactus – da talentosa Carol da NiLo Handmade Soap que deixaram meus convidados mais cheirosos, com certeza. O trabalho da Carol da NiLo é lindo demais e e eu já contei para vocês neste post aqui.

No final, saldo mais que positivo

Dá um trabalhão organizar a festa, levar tudo para o local, contratar a comida, arrumar tudo, falar com os mais de 60 convidados e trazer tudo que sobrou de volta… mas eu faria isso tudo novamente. O sorriso no rostinho do Thomas durante a festa foi impagável. Ele sorria quando descobria quem estava chegando na sua festa, que tinha balão, que ele podia comer bala, que ganhou mais um presente… e ele brincou demais. Brincou sem parar. Brincou tanto que chegou em casa e dormiu 12 horas direto, acordou no outro dia e dormiu mais 4 horas a tarde. E na noite seguinte também precisou de horas extra para repor as energias. Festa boa é festa que a criança cansou, não é mesmo? (olha só a foto abaixo que a Maíra conseguiu do Thomas acabado na festa).

Preciso dizer aqui que nada teria sido possível sem meus pais, que nos ajudaram a organizar tudo. Minha mãe ficou com o Ian no colo boa parte da festa para que poder dar atenção aos convidados e ao Thomas, além de ter feito a decoração e arrumado tudo. Meu pai também cuidou do Thomas na festa e ajudou bastante no coloca e tira coisas. Minha amiga Aline chegou mais cedo e só por causa dela a gente conseguiu deixar tudo organizado em tempo dos convidados chegarem. E minha amiga Andressa ficou até o final e ajudou a gente a arrumar tudo em tempo. Tanto apoio e tanto carinho que preciso deixar aqui registrado meu muito obrigado.

Então esta foi a festinha de aniversário de 3 anos do meu BIG BOY – como ele se chama. Valeu demais e tenho certeza que todos os convidados curtiram, especialmente os canadenses que não estão acostumados com uma festinha estilo brasileira com muita comida e mais tempo para curtir. Espero que tenham gostado das dicas e não esqueçam de comentar o que acharam e alguma dica que tenham para festinhas futuras dos meus pequenos.

8 comentários em “Tudo sobre a festa “estilo brasileiro” de 3 anos do Thomas”

  1. Gaby…adoro seu blog….e parabéns, você e sua família são lindos! Estou indo a Toronto dia 27 próximo e preciso dizer que há dois meses acompanho suas anotações e valiosas dicas. Estejam com Deus e muito obrigada. Abraço caloroso

  2. A festa foi linda, o Thomas aproveitou demais, estava tudo muito gostoso e estou feliz demais de ver minhas fotos aqui! Muito muito muito emocionante! Obrigada pela confiança e por tanto carinho, Gaby!

  3. Adorei o post e as dicas dos profissionais para ajudar a fazer a festa dos nossos filhos do jeito que estamos acostumados aqui no Brasil. Que bom saber que ai também tem estes profissionais. Parabéns pela bela família, especialmente o filho lindo de 3 anos. Felicidades

  4. Adorei todas as dicas, principalmente a do local da festa….tão difícil achar um lugar que nos permita levar toda comida, e melhor, o fato do lugar ser privado! Linda festa! Parabéns para o seu filho e pela linda festa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *