Pular para o conteúdo

Meu programa favorito no outono: a “saga” da abóbora perfeita e fazendo a Jack-o-lantern do Halloween

Hoje eu vou trazer um texto que tem tudo a ver com outubro: meu programa favorito no outono. E não poderia ser outra coisa senão Halloween – ainda mais agora com filho Eu pensei bastante sobre o que eu iria escrever porque eu adoro praticamente TUDO que envolve esta celebração, mas ai coloquei na balança e vi que tem uma coisa que eu gosto muito de fazer: escolher e enfeitar uma abóbora. Esta é uma tradição que a gente não tem no Brasil e nós fazemos desde antes do Thomas existir (quando só estávamos eu, marido e Jojoe), mas claro que agora com criança é muito mais divertido. Pensando nisso eu resolvi escrever sobre o assunto e falar um pouco da “saga” que é escolher e decorar a abóbora perfeita, e algumas outras dicas que acho importante na hora de escolher sua abóbora. Espero que gostem.

1. Compre sua abóbora perto da data do Halloween

attachment-1-1

A primeira dica refere-se à melhor data de comprar a sua abóbora. A maioria dos experts recomendam que você compre a sua abóbora um pouco antes do Halloween (mais ou menos entre 20-23 de outubro) e não no começo do mês de outubro. Eu sei que chega outubro e a gente já quer enfeitar a casa e entrar no clima e na excitação do Halloween, mas se você comprar sua abóbora cedo demais ela vai apodrecer e não ficará bonita no dia 31 de outubro, que é quando ela deve “brilhar. A maioria das abóboras apodrece entre uma semana e meia a duas semanas. Com isso em mente, compre sua abóbora cerca de uma semana ou menos antes do Halloween.

2. Escolha sua abóbora de um supermercado ou pumpkin patch

Pumpkin Farm

A segunda dica está relacionada a onde comprar sua abóbora. Há basicamente duas opções: você pode comprar de um mercado ou supermercado, ou ir a uma pumpkin patch (fazenda de abóboras) e escolher a sua. Sempre a opção mais legal – especialmente com criança – é ir a uma fazenda de abóbora e escolher a sua. Mas às vezes na correria do dia a dia a gente não consegue nem ir na esquina direito (o que dirá ir a uma fazenda de abóboras), então comprar em um supermercado pode ser mais fácil. Note que é sempre bom ir em supermercados maiores e que tenham uma seleção saudável de abóboras e uma variedade de tamanhos. Clique aqui para dicas de fazendas de abóboras e aqui para a primeira vez do Thomas em uma delas.

3. Escolha uma abóbora saudável

Quando você estiver escolhendo sua abóbora tente seleciona uma que esteja sem cortes e batidas. Procure por um tronco robusto que não seja muito flexível e por cores mais consistentes ao redor. Bata nela como você seleciona uma melancia: se você ouvir um som oco a abóbora está madura. Em relação à forma, o ideal é uma abóbora de base plana, que irá facilitar na hora de esculpir a lanterna. Não é importante que a abóbora esteja limpa, pois a sujeira sairá com água. O grande lance é bem mesmo batidas e marcas nela. O tamanho da abóbora vai depender do que você planeja fazer: se você quer apenas pintar ela com canetinha não precisa ser muito grande, mas se você quiser fazer uma super arte talvez uma maior seja melhor.

4. Planeje o design da sua abóbora

Antes de começar a esculpir você deverá escolher o design da sua abóbora e fazer o molde para ela. Você pode esculpir o desenho típico com um sorriso dentado, uma casa assombrada, a silhueta de um gato ou de um morcego, ou o que sua imaginação mandar. Procurando online você encontra MUITA coisa e muitos moldes para te ajudar, como por exemplo este site aqui com 700 modelos gratuitos para você se inspirar. Inspiração certamente não vai faltar.

5. Prepare-se para cortar sua abóbora

IMG_2589

O próximo passo é você se preparar para cortar a sua abóbora. Lembre-se que irá fazer bagunça, então é legal fazer na cozinha ou em um lugar que seja fácil de limpar. Neste post aqui eu mostrei para vocês como fizemos a nossa primeira abóbora decorada aqui no Canadá. Naquela época a gente fez os cortes nela com facas e com uma furadeira, pois vimos que seria mais fácil. Até foi, mas não tínhamos criança envolvida. Hoje achamos mais fácil comprar kits para cortar as abóboras pois apesar de ainda assim não serem 100% seguros para crianças (porque no meio há sim objetos cortantes) são mais fáceis de serem usados. A Amazon tem vários kits super baratos e você pode ver todos clicando aqui.

6. Cortando a abóbora

dsc_5809

Agora está tudo pronto para você cortar a abóbora. Quando fizemos a nossa primeira Jack O’Lantern a gente iniciou o processo cortando uma tampa no topo dela, para poder limpar a abóbora por dentro. Mas este ano eu quero fazer o teste e cortar no centro do fundo da abóbora. Isto tem três vantagens: você não vai ter uma tampa caindo o tempo todo; líquidos não vão ficar acumulados dentro da abóbora (o que pode atrair insetos e facilitar que a abóbora apodreça mais rápido); e, será muito mais fácil e seguro para iluminar o jack-o’-lanterna com uma vela (porque você colocará a vela neste espaço, que estará alinhado ao chão). Vou tentar este ano e aviso vocês o que achei. Depois de furar e limpar a abóbora
é só fazer o design e ela está pronta.

7. Mostrando e acendendo sua abóbora

gnc4

A etapa final é simples: coloque sua abóbora na frente de casa para todo mundo admirá-la e também saber que você estará participando das festividades de Halloween. No condomínio que moro as casas que participam da brincadeira de tricks or treats (doces ou travessuras) são aquelas que tem uma abóbora na frente de casa. E no dia 31 à noite você deve colocar uma vela dentro e celebrar a data de uma maneira bem tradicional.

E ai, gostou do post? Este post faz parte do projeto #vidaemTO onde eu e outras blogueiras brasileiras que moram em Toronto falam sobre um mesmo tema, todo dia 15 do mês. Espero que tenham gostado da maneira que abordei o tema e não deixem de conferir os posts sobre este assunto nos outros blogs que participam deste projeto este mês:

Carina | Outside Brazil
Danielle | VidalNorte
Mariana | Virei Canadense
Raquel e Rian | Vem Canada
Sil | Mundo da Sil

10 comentários em “Meu programa favorito no outono: a “saga” da abóbora perfeita e fazendo a Jack-o-lantern do Halloween”

  1. Fizemos nossa primeira abóbora no final de Setembro e conclusão: apodreceu em 1 semana 🙁 já Vamos providenciar outra para a semana do Halloween. Adorei a dica de saber se a abóbora está saudável! Beijos

  2. Esse ano vamos visitar pela primeira vez uma fazenda de aboboras, estou super animada. Vamos no último final de semana ants do Halloween, espero ainda encontrar boas aboboras por lá hehe.
    Amei a dica das ferramentas de corte, porque o que justamente me preocupava era cortar com a faca o desenho, o que não me parecia muito pratico. Vamos fazer esse ano e posto para você ver hehe 🙂

    Beijos

  3. Adorei o post! Eu não fazia ideia de como escolher a abóbora, e também só decorei uma vez, no trabalho, acredita? 🙂 Vou tentar fazer esse ano com a minha filhota. Bjs!

  4. Meu sonhooooo começar essa tradição, de verdade! E adorei as dicas de quando e como escolher a abóbora, será muito útil.
    Fiquei lembrando das abóboras perto de onde eu morava que não só apodreciam mas, principalmente, eram devoradas pelos esquilos. Quando o Halloween chegava, estavam todas mordidas hahahaha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *