Pular para o conteúdo

Dica: Andar de streetcar de 80 anos em Toronto

Fonte: Wikimedia Commons. Batida por: Danielle Scott

Toronto sempre foi uma cidade conhecida pelo seu sistema de bondes, sendo no passado (e até hoje!) um dos maiores do mundo. Os streetcars antigos eram chamados de Presidents’ Conference Committee Cars (PCC). Estes bondes foram projetados pela empresa PCC, que era um grupo de operadores de trânsito nos Estados Unidos e no Canadá. Esta versão foi construída em Montreal pela Canadian Car and Foundry sob licença da St. Louis Car Company de St. Louis, Missouri. As carrocerias e caminhões foram fabricados pela St. Louis Car Company e enviados para a Canadian Car and Foundry, que então instalou os componentes e completou os carros. Tudo isso em 1938! Dos 745 streetcars do PCC existiam – a maior frota da América do Norte -, apenas dois permanecem em operação: os carros 4500 e 4549.

Sempre no verão o TCC coloca estes dois streetcars para funcionar nas ruas de Toronto – nos finais de semana – e faz passeios gratuitos para turistas e visitantes. E neste final de semana haverá uma oportunidade de andar em um deles. Neste domingo (23 de setembro de 2018), o TTC celebra o 80º aniversário dos streetcars PCC em Toronto, levando um de seus dois antigos bondes Red Rocket para um passeio cerimonial no centro da cidade. Os passeios serão gratuitos.

Vale falar que os últimos streetcars da PCC foram aposentados do serviço TTC em 1995, ou seja, ficaram quase 60 anos em funcionamento. Isso serve para você refletir quando vê os streetcars “antigos” que estão em circulação… podia ser muito pior!

O quê: O Vintage PCC # 4549 fará uma viagem cerimonial no centro de Toronto, livre de tarifas.
Onde: Na Queen Street, entre Bathurst Street e Church Street.
Quando: domingo, 23 de setembro de 2018, aproximadamente das 10h às 14h.
Por que: O TTC está proporcionando uma oportunidade para o público fazer uma viagem no tempo, tirar fotos e comemorar 80 anos desde que o primeiro streetcar de PCC entrou em serviço em Toronto.

Fica aqui então a dica de um passeio diferente a algo único e histórico para fazer na cidade neste final de semana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *