Pular para o conteúdo

O que diz a previsão do tempo do inverno 2018/2019 em Toronto e no Canadá

Não adianta: chega esta época do ano – meados de setembro, o clima começa a baixar e todo mundo já fica pensando no inverno e em como ele será: muito frio? muita neve? demorado? e por ai vai… Tem muita notícia circulando por aqui sobre a previsão do tempo do inverno 2018/2019 e eu sempre recorro ao Old Farmer’s Almanac, porque acho uma fonte segura que acerta mais do que erra. Inclusive é o Old Farmer’s Almanac que eu uso para trazer a previsão do mês para vocês nos posts de dicas do mês que vão ao ar aqui no blog todo dia 1 do mês.

Se você olhar a previsão de TODO o Canadá – clique aqui – a previsão do inverno é a seguinte: “Graças a uma diminuição na atividade solar e à queda do El Niño, estamos prevendo temperaturas de inverno mais frias que o normal para a maior parte do Canadá. As exceções são o norte do Canadá, onde as temperaturas serão mais amenas do que o normal e o Pacífico do Canadá e os dois terços do sul de Ontário, onde se espera que as temperaturas estejam dentro da faixa normal”. Em relação à quantidade de neve eles dizem o seguinte: “Um nível acima do normal de neve é previsto para todo o Canadá neste inverno”. Portanto, se olharmos o Canadá como um todo teremos um inverno mais frio e nevado do que o normal.

Mas quando olhamos Toronto especificamente, a previsão diz o seguinte: “As temperaturas do inverno estarão próximas da média normal, com precipitação e queda de neve acima do normal. Os períodos mais frios serão meados e final de dezembro, início e final de janeiro e início de fevereiro. Os períodos com mais neve serão o início de dezembro, meados de fevereiro e início até meados de março. Abril e maio serão mais frios que o normal, com precipitação acima do normal”. Portanto, Toronto não será tão frio como o resto do Canadá, mas terá muita neve.

Vale falar que as previsões do “Almanaque do Velho Fazendeiro” baseiam-se em uma fórmula ultra-secreta, envolvendo uma fórmula matemática complicada criada pelo fundador Robert B. Thomas em 1792, que leva em conta pontos solares, posições planetárias e padrões de marés. Esta previsão é super famosa por aqui. Ao longo dos anos, a publicação “refinou e aprimorou essa fórmula com tecnologia de ponta e cálculos científicos modernos”. É importante falar que isso é uma previsão e que nem sempre ela é correta. No inverno de 2012, por exemplo, o Old Farmer’s Almanac previu um clima frio e nevoso, e na verdade este foi o quarto inverno mais quente já registrado nos EUA. Em média o acerto deles é entre 50-80%. Então vamos torcer (ou não) que ele esteja certo… pelo menos aqui em Toronto.

A foto que ilustra o post é da Old Farmer’s Almanac, mostrando a previsão do inverno em todo o Canadá e retirada desta fonte aqui.

2 comentários em “O que diz a previsão do tempo do inverno 2018/2019 em Toronto e no Canadá”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *