Pular para o conteúdo

Umidificadores para bebês: necessidade, cuidados e qual escolher

Lembro que minha lista de coisas para comprar para o enxoval do Thomas tinha 8 páginas. Isso mesmo: eu pesquisei online tudo que as mamães diziam que eram itens importantes para ter com bebê, anotei tudo na lista e depois olhei um por um, pesquisando bastante sobre a real necessidade de cada um dos itens. Claro que minha lista diminuiu para menos da metade, mas teve uma coisa que eu não consegui retirar, mesmo estando com um pouco de dúvida. E este item era um umidificador de ar.

Umidificadores de ar são aparelhos ideais para ambientes secos, onde a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 40% e tem a função de melhorar a qualidade do ar. Aqui em Toronto – especialmente nos meses frios quando o aquecedor fica ligado 24 horas por dia – o ar fica extremamente seco e o umidificador pode sim auxiliar no controle de problemas respiratórios e transtornos de saúde, especialmente para bebês. Vale falar que o umidificador não tem a função de climatizar ou amenizar a temperatura, serve apenas para umidificar o ar e garantir sua qualidade.

Quais as vantagens de se ter um umidificador no quarto do bebê?

Quando olhamos as listas de enxoval aqui no Canadá os umidificadores estão sempre no topo, sendo considerados por muitas mamães um item indispensável por várias razões. Essas “máquinas de produção de ar úmido” estão associadas a uma pele mais saudável do bebê, narinas menos entupidas e até melhora no sono. Abaixo eu irei listar alguns dos benefícios de se ter um umidificador no quarto do bebê.

Manter as narinas abertas: o ar seco (especialmente) entope os narizes pequenos dos nossos bebês, secando os sinus e causando uma sensação desconfortável e entupida. As narinas dos bebês já são pequenas – o que os torna suscetíveis ao congestionamento – e com o ar seco elas se enchem rapidamente, tornando difícil do bebê respirar confortavelmente. Além disso, sem um nível adequado de umidade, o interior do nariz do bebê pode ficar dolorido, fazendo com que a pele rache e até sangre. Os bebês respiram somente pelo nariz até os 4-6 meses então eles estarem “abertos” é fundamental. A adição de umidade ao ar gerada pelo umidificador cria condições ótimas de respiração, garantindo o conforto do seu bebê e garantindo que ele respire melhor.

Pode melhorar os sintomas da gripe: eu lembro bem a primeira vez que o Thomas ficou resfriado – foi com apenas 3 meses. E a gente sabe bem o quão ruim é ter um resfriado e como tudo que queremos é repousar e que os sintomas passem. As Associações de Pediatria daqui da América do Norte não recomendam nenhum remédio para gripe para crianças com menos de 2 anos e a indicação é utilizar um umidificador para aliviar os sintomas. O ar úmido produzido pelo aparelho ajuda a diminuir as secreções nasais e o bebê a respirar.

Prevenir o ressecamento da pele: todo mundo sabe que a pele do bebê é super sensível e com clima seco ela pode ficar ressecada e irritada, causando desconforto para os pequenos. E vale falar que a pele do recém nascido perde a umidade duas vezes mais rápido que os adultos. O ar seco também pode agravar as condições crônicas da pele, como o eczema. A adição de umidade ao ar permite que a pele retenha sua hidratação natural, reduzindo o eczema e mantendo o corpo do bebê hidratado.

Promove uma melhor noite de sono: narizes entupidos e tosses incômodas podem tornar o sono ruim e trazer noites difíceis para os bebê e seus pais. Como expliquei anteriormente os umidificadores facilitam a respiração do bebê congestionado e, consequentemente, levam a uma melhor sono para todos. Mas seu bebê não precisa estar necessariamente doente para aproveitar os benefícios do uso noturno do umidificador. O barulho reconfortante de um umidificador pode servir como um ruído branco, abafando o ruído doméstico e imitando o barulho que seu bebê sentia no útero.

Qual o melhor umidificador para o quarto do seu bebê?

Esta pergunta tem duas faces. A primeira é referente ao tipo de umidificador (modelos do tipo cool-mist versus warm-mist). Pelo que li os dois tipos são efetivos em umidificar o ar, porém o que lança vapor quente pode queimar seu filho se ele chegar perto do aparelho. Claro que quando bebê isso não irá acontecer, mas no meu caso eu queria algo durador, então comprei um cool-mist que é usado até hoje, com meu filho andando e mexendo em tudo. A vantagem do warm-mist seria que a água quente pode combater qualquer bactéria ou mofo que possa começar a crescer ou se desenvolver em partes do umidificador, tornado ele um equipamento “mais saudável”. Ainda, os cold-mist pode ser de dois tipos: evaporativos e ultrassônicos. O que difere entre eles é a forma como trabalham e o ultrassônico ser mais silencioso, sendo o ideal para o quarto do bebê.

A segunda face da pergunta “qual o melhor umidificador para o quarto do bebê” refere-se a marca do aparelho. Em 99.9% dos blogs e sites sobre umidificadores a indicação são os da marca Crane. Eles possuem design simples, são fáceis de limpar, tem ótima tecnologia e um bom preço. Eu comprei o umidificador do Thomas da marca – este aqui – e foi um ótimo investimento. Usamos ele sempre e em poucos minutos já notamos a diferença no ar do quarto do nosso filho. Para o Ian nós escolhemos um aparelho mais divertido da marca – este aqui – já que eles tem uma seleção de aparelhos em formato de animais que além de serem super fofos funcionam perfeitamente. Estes umidificadores da Crane são super efetivos e matam 99.96% das bactérias que podem estar no ambiente. Além disso eles não precisam de filtro – que é muito caro – e conseguem armazenar 1 galão de água que trabalha por 24 horas caso haja necessidade. Por fim, os aparelhos desligam automaticamente se o nível de água diminui, o que é simplesmente fantástico e super seguro.

Quais os cuidados com o seu umidificador?

O uso de um umidificador sujo pode ser até mais prejudicial do que o ar seco para o seu bebê. Os umidificadores devem ser higienizados regularmente para evitar que fungos, bactérias e bolor se acumulem no interior. Lembre-se que leva apenas cerca de 48 horas para que as superfícies úmidas sejam cobertas de mofo, portanto, é altamente recomendável seguir cuidadosamente as instruções de limpeza e as diretrizes do umidificador que você compra. No caso dos umidificadores da Crane, eles vendem uma solução de limpeza – esta aqui – que deve ser usada com frequência nos aparelhos para promover esta limpeza.

Dependendo de onde você mora, a água da torneira pode conter fragmentos minerais. Neste caso a dica é utilizar água destilada no seu aparelho. Isso não é necessário para que funcione e pode até custar mais, mas a água destilada é recomendada para um melhor desempenho dos umidificadores. Por fim, é recomendado que você permita que o seu umidificador seque completamente entre os usos. Isso não só ajuda a eliminar a possibilidade de mofo e germes, mas também evita possíveis danos à unidade.

Espero que tenham gostado da dica. Este post foi feito em parceria com a empresa Crane, que realmente é a melhor empresa para comprar umidificadores. Para mais informações sobre os produtos que ela oferece acessem https://crane-usa.com. Para comprar produtos da Crane online clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *