Pular para o conteúdo

Como aproveitar as férias de verão com seus filhos

As férias de verão são super aguardadas por todos, especialmente as crianças. É uma época onde elas estão em casa – sem aulas – e os pais tem que se desdobrar nos 30 para entreter os pequenos. Vale falar que, segundo o site do TDSB, o último dia de aula das crianças em 2018 será no final de junho, sendo que elas retornam para um novo ano letivo no dia 4 de setembro de 2018 (ou seja, 2 meses de férias). Meu filho tem menos de 3 anos e ainda está na creche, que não possui férias no verão (então a gente não “sente” tanto esta mudança). Mas eu sei que no trabalho esta é uma época de muito planejamento (pois muitos pais tiram férias para poder curtir as férias dos filhos) e também muita diversão, pois os pais querem curtir este tempo off das crianças também.

O tema deste mês do projeto Mães no Canadá é sobre as diversas maneiras que podemos aproveitar as férias de verão com nossos filhos. Apesar deste ser um ano atípico e eu saber que não irei conseguir aproveitar muito o verão com o Thomas – por uma boa causa – eu fiz uma lista com 10 atividades e idéias para você curtir os meses quentes com seus filhos. Espero que vocês gostem e não deixem de dar sugestões sobre o que vocês fariam diferente ou o que acrescentariam na lista.

1. Planeje viagens longas

img_4377

Acho que a primeira coisa que eu penso quando “férias e verão” são colocados juntos é viajar. Como boa amante de viagens eu quero que meus filhos tenham esta cultura e acho que a melhor maneira de aproveitar as férias de verão é viajando mesmo. E de preferência uma viagem super legal e para um lugar bem único. Ano passado – por exemplo – nós programamos e fizemos 3 viagens de verão com a família (por viagens eu digo pegar o avião para ir a algum lugar e não passeios, o que irei discutir no próximo tema). Eu sempre acho que estar em um lugar diferente com seus filhos, quando sua cabeça não está focada em preocupações e tarefas, é a melhor maneira de curtir eles e educá-los. Todas as vezes que viajamos com o Thomas ele voltou uma outra criança – bem mais desenvolvida e bem mais apegada a nós – e é algo que a gente vê que realmente faz a diferença e temos vontade de repetir mais e mais.

2. Planeje passeios de final de semana

Claro que não dá para viajar todo o verão ou nem sempre o budget da família faz com que isso seja acessível (sempre penso que agora o Thomas paga 1 passagem quase completa e quando o Ian crescer serão 4 passagens cada vez que viajarmos, o que tornará a frequência das viagens bem menor). Por isso há sempre a opção de pegar o carro no verão e passear por regiões próximas (fazendo roadtrips) ou mesmo passeios de um dia (day trips). Se você está em Toronto as opções de passeios são variadas e aqui no blog você encontra muitas dicas de lugares para passear com sua família no verão. Os últimos passeios que fizemos em família nas regiões próximas de Toronto foram os seguintes: região de Niagara, região de Waterloo, 1000 Islands e região de Montebello.

3. Curta muito os playgrounds, piscinas e chafarizes

FullSizeRender

Acho que aproveitar as férias de verão é sinônimo de estar outdoors. E mesmo em um dia sem muito planejamento ou atividades ou algo diferente a dica é sempre buscar alguma coisa para fazer com seus filhos. E, não sei se todas as crianças mas acredito que a maioria, AMA parquinhos e piscinas. E Toronto é cheia de parques, piscinas públicas e parquinhos que as crianças amam e os pais curtem pois, vamos combinar, crianças cansadas depois de horas no parque ou na piscina é demais! Toronto possui nada mais nada menos que 62 piscinas internas públicas, 58 piscinas externas públicas, 100 wading pools (piscina rasa para crianças) e 93 splash pads (chafarizes). Tudo gratuito e espalhado por toda a cidade como vocês podem ver neste site aqui da Prefeitura de Toronto. E se você quiser um dia diferente a dica é o Wet’n’Wild, o mais novo parque de piscinas da cidade.

4. Brinque com água, bolhas de sabão, areia…

Uma outra idéia é simplesmente usar o jardim de casa para fazer atividades e brincadeiras divertidas com as crianças. Se você for em qualquer loja no final da primavera vai ver que tem uma seção sempre dedicada ao verão. E nela sempre tem vários brinquedos desta época do ano, como bolhas de sabão, baldes de areia, brinquedos de água e giz. O bom é que os brinquedos são baratinhos e as crianças ficam super felizes com qualquer um deles. Eu até fiz uma lista destes brinquedos neste post aqui. A dica é estar preparado para aqueles dias que o tédio tomar conta do seu filho e realmente curtir estes brinquedos e a diversão que eles trazem.

5. Aproveite os dias longos

Aqui em Toronto o sol nasce no verão bem cedo – antes das 6am – e escurece super tarde – depois das 9pm. Os dias são longos e se você tem filhos estes dias podem ser ainda mais longos. O que nós fazemos é estabelecer uma certa rotina e atividades durante todo o dia, para realmente aproveitar bem o dia inteiro com o Thomas. Ele acorda cedo (antes das 7am já está de pé) e ai quando estamos de férias fazemos um café gostoso e demorado (sempre com a ajuda dele) e já incluímos uma atividade legal pela manhã, que envolva um parque ou piscina ou algo que faça ele cansar bastante. Depois almoçamos e ai é hora do cochilo. Depois do cochilo vem a hora da brincadeira no jardim, logo depois o jantar (que aqui é bem cedo, 5pm) e depois o passeio número 2. Claro que não necessariamente tudo isso acontece e nem todo dia, mas acho legal pensar em atividades durante todo o dia e aproveitar bem os dias longos, sempre organizando bem as atividades para que você e seu filho aproveitem bem.

6. Sempre inclua o contato com a natureza nas atividades

Acho que esta é a melhor maneira de aproveitar os dias de verão com seu filho: mostrar a importância e a beleza da natureza desde sempre. E se você mora em Toronto – e em outras partes do Canadá – você tem o privilégio de ter parques espalhados pelo país e uma natureza geralmente preservada. Algumas dicas de atividades que podemos fazer com nossos pequenos: trilhas de bike nos parques, caça à natureza (pedir para eles acharem flores, plantas, animais), observar os pássaros, caça aos insetos, fazer uma escultura de pedras, colagem com objetos colhidos no parque e muito mais. Deixe a sua imaginação e a do seu filho fluir.

7. Uma palavra: picnic

photo-(4)

Almoço, lanche ou jantar ao ar livre com seus filhos é uma atividade super divertida e algo que certamente deve ser feito todo verão (ou mais de uma vez por verão). Colocar a toalha em uma parte linda do parque, fazer snacks deliciosos e coloridos e curtir aquele momento é muito especial. Existem tantas idéias lindas online de snacks que você pode fazer para o picnic em família que me deu muita vontade de fazer tudo (clique aqui e aqui e veja algumas idéias). E em relação a lugares para fazer picnic, todos os parques da cidade são uma opção. Mas se eu tivesse que escolher 5 seriam estes: High Park, Trinity Bellwoods Park, Toronto Music Garden, Trillium Park e qualquer região ou parque na Lakeshore.

8. Vá a praia

_6250255

Ah gente, praia tem tudo que criança curte: água, piscina, espaço e liberdade. E se você está em Toronto não se preocupe: Toronto tem praia! Mais especificamente 11 praias (clique aqui para ver todas elas), sendo que 8 delas possuem a Blue Flag, que é uma certificação indicando que são próprias para banho. Vale comentar que a qualidade da água das praias é verificada diariamente e o resultado da análise pode ser visto aqui. Se você curte ficar na areia e olhar para o “lago” procure uma das praias da cidade para aproveitar o verão. Mais dicas sobre as praias de Toronto você encontra neste post aqui.

9. Explore a cidade que você mora de uma maneira que só é possível no calor

Uma dica legal é passear pela cidade que você mora a pé mesmo, visitando praças, parques e museus com seus filhos. Geralmente no inverno a gente não se anima a andar na rua e nas outras estações estamos trabalhando e os filhos na escola. Mas nas férias de verão a gente pode andar de transporte público com eles – criança AMA ônibus por alguma razão – visitar museus e partes diferentes da cidade que não vamos com frequência. O dia certamente vai ser intenso, mas tenho certeza que tanto você quanto seu filho irão curtir bastante ver a cidade com olhos de turista – e os olhos curiosos que somente as crianças tem. Neste post aqui eu trago algumas dicas de atrações em Toronto para crianças.

10. Tempo para atividades comuns

A gente pode pensar em 1001 atividades diferentes, mas às vezes o tempo que temos durante as férias pode ser preenchido com atividades comuns, que a gente não tem tempo de fazer na correria do dia-a-dia. Quer alguns exemplos? Ler um bom livro com seu filho, contar histórias da sua infância para seus filhos (com fotos antigas), separar brinquedos que não estão sendo utilizados para doação, organizar e decorar o quarto (envolvendo seu filho no processo), fazer pinturas com tinta, cozinhar juntos… verão é tempo de curtir a família e estar junto dos nossos filhos nesta época feliz, mesmo que sem grandes planos e estando em casa, é a melhor maneira de aproveitar o verão e as férias.

Como sempre eu vou adorar saber o que vcs acham das minhas idéias e não deixem de conferir também o que as outras participantes do projeto tem a dizer sobre o assunto. Eu estou SUPER curiosa para ler como as crianças mais velhas brincam por aqui e interagem, então vou adorar ler tudo que as outras 12 mães irão postar nos seus canais, blogs e redes sociais.

Adriane (Ottawa, ON) | Like a New Home
Alessandra Cayley (Toronto, ON) | Alicia e Outros Papos
Alessandra Schneider (Bathurst, NB) | Canadiando
Amanda (Winnipeg, MB) | Viva Manitoba
Beatriz (Vancouver, BC) | Biba Cria
Carol (Vancouver, BC) | Fala Maluca
Carol (Mississauga, ON) | Minha Neve e Cia
Danielle (Toronto, ON) | Vidal no Norte
Livi (Toronto, ON) | Baianos no Pólo Norte
Mari (Calgary, AB) | De Bem Com a Vida
Renata (Burnaby, BC) | Mala Inquieta
Vanessa (Calgary, AB) | Partiu Canada BR

10 comentários em “Como aproveitar as férias de verão com seus filhos”

  1. Adorei o post Gaby!
    Concordo que verão é tempo de curtir a família e aproveitar muito com nossos filhos, senão daqui a pouco eles crescem e essa época gostosa não volta mais.
    Beijos

    1. É mesmo… daqui a pouco eles vão querer passar o verão viajando com amigos e a gente vai morrer de saudade desta época. Beijos

    1. Este ano não vamos viajar por causa da chegada do mais novo membro da família, mas eu já estou planejando as viagens do verão que vem! Uma delícia mesmo!

  2. Que ótimas dicas Gaby! Eu queria começar a viajar mais também, mas acho que ainda não encontrei um lugar que me fizesse querer ir tanto pra tentar sabe? Eu sempre me estresso muito ao sair muito tempo com a beatrice… mala, comida, mamadeira, pano de boca, babador… aff… eu fico inventando mil coisas pra ajudar a distrair, mas acabo que não aproveito muito nunca… mas agora que ela tá maiorzinha to me animando mais! ✌?? to louca pra ver as fotos das tuas próximas viagens de família completa! Beijao!!

    1. Sério Mari? Eu acho bem mais fácil viajar com eles pequenos… fomos para Itália com Thomas quando ele nem tinha 10 meses e curtimos tanto, mas tanto que o medo (que eu tbem tinha) passou. Depois disso fomos outras vezes para Europa, USA , outras partes do Canadá e já estou maluca planejando as próximas viagens com o Ian. A comida é o maior desafio mas eu cozinhava nos locais – comprei panela e tudo – e deu super certo hehehehe. Trabalhoso mas certo! 🙂 Beijos

  3. Oi, Gaby, tem tanta coisa boa para fazer no verão em Toronto que parece não haver dias suficientes, né? Muito boas suas dicas. Espero que dê para você curtir a estação, mesmo com a chegada do irmãozinho do Thomas! Bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *