Pular para o conteúdo

Brincadeiras comuns de crianças no Canada

Hoje é dia de projeto Mães no Canadá aqui no blog onde eu e mais 12 mães Brasileiras que moram em diversas regiões do país falam sobre um mesmo tema. Esta é uma oportunidade de vocês poderem saber um pouco mais sobre a realidade de ser mãe em um país que não é o Brasil e entenderem um pouco das diferenças de estilo de vida entre as diversas regiões do Canadá. O tema deste mês me pegou de jeito, porque eu confesso que fiquei perdida pensando muito tempo sobre as brincadeiras e atividades que as crianças fazem aqui no Canadá que podem ser diferentes das que as crianças no Brasil fazem. Foi tão desafiador que eu resolvi fazer um texto somente – sem vídeo – listando o que vinha na minha cabeça e tentando elaborar um texto legal para vocês. Antes de começar a listar as brincadeiras eu preciso dizer que elas variam muito entre as estações e por isso eu dividi as atividades e brincadeiras listadas aqui neste post em duas categorias: “para meses quentes” e “para meses frios”.

Brincadeiras para os meses quentes

Os meses quentes são os mais esperados por todos nós e também pelas crianças. E é incrível ver como as lojas mudam totalmente o foque dos brinquedos e incluem muitas coisas divertidas que envolvem passar mais tempo na rua, se molhar e curtir mesmo o calor, que passa tão rápido. Eu tenho um post super detalhado – este aqui – com 10 brinquedos bem comuns de vermos crianças brincando nos meses de calor aqui no Canadá. Entre eles estão os seguintes: bolhas de sabão, giz, mesas de água e areia, bicicletas, patinetes e afins.

Há muitos parques na cidade com os chamados splash pads, que são aqueles parquinhos de criança com água, para elas brincarem se molhando. Há várias fontes e chafarizes e as crianças adoram. E esta é uma brincadeira comum nos meses quentes por aqui e estes parques ficam lotados. Clique aqui e veja post sobre o assunto com meu TOP 5 splash pads de Toronto.

Em relação aos esportes a gente vê muitas aulas de futebol (sim, do tipo que estamos acostumados no Brasil) nos parques nesta época do ano. Aliás, escolinha de futebol é super popular por aqui e o Thomas já fez 6 meses de aula e eu contei tudo para vocês neste post aqui. O que acontece é que nos meses de verão estas aulas são feitas nos parques da cidade, então é mais uma oportunidade das crianças curtirem o calor e brincarem ao ar livre.

Brincadeiras para os meses frios

Ai você pensa que não há nada para fazer no inverno e coitada das crianças presas em casa nos dias de frio e neve, certo? Errado. Muito errado. E dá para ter um gostinho do que eu estou falando neste vídeo aqui. Parece que os dias de neve são os mais divertidos para as crianças e os parques ficam lotados, com muita gente brincando e curtindo o frio, por mais difícil que isso possa ser imaginado para alguns. Entre as diversas brincadeiras que as crianças fazem nos meses frios destacam-se as seguintes: sledding (descer os morros da cidade em um tobogã), skiing ou snowboarding (sim, crianças pequenas já esquiam e muitas vezes bem melhor do que você), snow angel (fazer anjos na neve é uma brincadeira super popular por aqui), experimentos no gelo (como este aqui), construir um boneco de neve, patinação no gelo, hockey no gelo, snowshoeing (andar com sapatos enormes – meio que raquetes – nos pés que evitam que as crianças afundem no gelo), guerra de neve e muito mais.

Confesso que tive muita dificuldade em encontrar outras atividades ou jogos e acho que é porque meu filho tem apenas 2 anos e meio e ainda não brinca de jogos específicos ou na casa de amigos Canadenses. Além disso, suas brincadeiras tem que envolver corrida e muita atividade física – i.e. muita energia para gastar. Mas vale falar que já jogamos alguns jogos de tabuleiros na casa de amigos Canadenses como o Jenga, Uno e Monopoly que parecem ser bem populares por aqui.

Como sempre eu vou adorar saber o que vcs acham das minhas idéias e não deixem de conferir também o que as outras participantes do projeto tem a dizer sobre o assunto. Eu estou SUPER curiosa para ler como as crianças mais velhas brincam por aqui e interagem, então vou adorar ler tudo que as outras mães irão postar nos seus canais, blogs e redes sociais.

Adriane (Ottawa, ON) | Like a New Home
Alessandra Cayley (Toronto, ON) | Alicia e Outros Papos
Alessandra Schneider (Bathurst, NB) | Canadiando
Beatriz (Vancouver, BC) | Biba Cria
Carol (Vancouver, BC) | Fala Maluca
Danielle (Toronto, ON) | VidalNorte
Livi (Toronto, ON) | Baianos no Pólo Norte
Mari (Calgary, AB) | De Bem Com a Vida

5 comentários em “Brincadeiras comuns de crianças no Canada”

  1. Em todos os parques que têm aquelas estruturas grandes com escorregador, plataformas e barras (vamos chamar de “brinquedão”), vejo crianças, inclusive meus filhos, brincando de “Grounders”, uma brincadeira da qual nunca havia ouvido falar antes. É uma espécie de pega-pega, e quem está pegando começa fora desse brinquedão. Enquanto o “pegador” estiver no chão, pode tentar pegar os outros, que estão espalhados pelo brinquedão. Quando ele sobe no briquedão, deve fechar os olhos e mantê-los fechados e continuar tentando pegar alguém, enquanto os outros fogem dele, podendo até sair do brinquedão. Só que a qualquer momento, o pegador pode gritar “Grounders!”, e quem não estiver no chão responde “No one!”. Se alguém nesse momento estiver no chão, essa pessoa passa a ser o pegador. É uma brincadeira mais elaborada que um simples pega-pega, por isso nunca vi crianças com menos de 5 ou 6 anos brincando. Mas me parece bem popular.

  2. Adorei seu post Gabi! A Livia, assim como o Thomas, precisa de atividades que envolvam gastar energia (e quanta energia eles têm!), e estar fora de casa é sempre a melhor opção, até no inverno! Ótimas dicas! beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *