Pular para o conteúdo

Tudo que você precisa saber para aproveitar a Copa do Mundo 2018 de Futebol em Toronto

Não importa em qual parte do mundo você está: se você é Brasileiro certamente está esperando com ansiedade a Copa do Mundo 2018 que começa esta semana na Rússia. Eu recebi várias mensagens de leitores querendo saber como é a cultura de curtir um evento como este aqui em Toronto, quais lugares os jogos estarão sendo transmitidos, se há alguma festa ou comemoração quando os times ganham, e por ai vai. Eu não sou assim super fanática por futebol e aqui em casa a gente só assiste aos jogos da Copa do Mundo mesmo, nada de campeonatos europeus ou brasileiros. Então meu conhecimento é baseado no que eu vivi na Copa de 2014 e no que eu tenho lido e ouvido por ai. Mas é claro que queremos curtir o campeonato, especialmente por ser a primeira Copa do Mundo do nosso filho Thomas. Então queremos ver ele de roupa do Brasil torcendo pelo time e vibrando com os gols. Acho que vai ser uma experiência muito especial.

1. Toronto = cidade multicultural

O primeiro ponto que você deve lembrar quando pensar em torneios internacionais como este é que tem gente de tudo quanto é lugar do mundo em Toronto. E isso quer dizer que terá sim muita gente querendo assistir os jogos e torcer pelos seus times. Muitos países – assim como nós – são apaixonados por futebol e esta “mistura de paixões” vai fazer com que sua experiência de estar em Toronto durante a Copa seja inesquecível.

2. Horário dos jogos aqui em Toronto

A diferença de horário entre Moscou (capital da Rússia) e Toronto é de 6 horas (a mais). Isso quer dizer que os jogos aqui irão acontecer mais cedo (pela manhã ou início da tarde).

3. Horários dos jogos do Brasil

Segue abaixo a lista de jogos do Brasil, tanto na primeira fase quanto nas fases seguintes (onde esperamos que ele passe). Todos os horários são os de Toronto.

Primeira fase:
Domingo 17/06 às 2pm contra Suíça
Sexta 22/06 às 8am contra Costa Rica
Quarta 27/06 às 2pm contra Sérvia

Segunda fase (se o Brasil for primeiro colocado no seu Grupo):
Oitavas de final: Segunda 02/07 às 10am
Quartas de final: Sexta 06/07 às 2pm
Semifinal: Terça 10/07 às 2pm
Final: Domingo 15/07 às 11am

Segunda fase (se o Brasil for segundo colocado no seu Grupo):
Oitavas de final: Terça 03/07 às 10am
Quartas de final: Sábado 07/07 às 10am
Semifinal: Quarta 11/07 às 2pm
Final: Domingo 15/07 às 11am

4. Jogos transmitidos na TV Aberta

A rede de TV Canadense CBC tem os direitos de transmitir todos os jogos da Copa e todo o schedule dos jogos pode ser encontrado aqui. O canal Fox Sports e TSN também irão transmitir jogos, mas estes canais não são da TV Aberta.

5. Bares para assistir aos jogos

Como disse anteriormente Toronto é multicultural, então espere que os bares portugueses estejam passando os jogos de Portugal, os pubs ingleses os da Inglaterra, e por ai vai. Lembrando que a Itália não se classificou para esta Copa mas acredito que os bares italianos estarão passando jogos e torcendo (contra) seus principais rivais. Há várias listas online de bares onde jogos de times específicos irão passar e você pode ver uma delas clicando aqui. Outros lugares onde você pode assistir os jogos incluem os bares esportivos de Toronto, pois certamente se você passar por qualquer sports bar e pub eles estarão transmitindo os jogos. Abaixo segue uma lista dos lugares que eu achei mais legais para você assistir os jogos:

Real Sports Bar & Grill: 15 York Street, Toronto (com seu telão gigante e ótima comida)
The Football Factory: 164 Bathurst St, Toronto (um pub inglês cujo tema é o futebol)
Glamour Sports Bar: 1474 Saint Clair Avenue West, Toronto (bar português com petiscos)
Café Diplomático: 594 College Street, Toronto (restaurante italiano que certamente vai passar os jogos, embora a Itália não esteja participando da Copa neste ano como escrevi anteriormente)
Gretzky’s: 99 Blue Jays Way, Toronto (sports bar que durante os jogos servirá comida e bebida mais barato)
EarlsCourt BBQ: 1278 St Clair Avenue West, Toronto (nos jogos de domingo servirá all-you-can-eat barbecue)
Baro: 485 King Street West, Toronto (restaurante de comida latino americana que vai passar os jogos)

Bares e Restaurantes Brasileiros onde os jogos serão transmitidos:
Vivid Bar: 1067 St. Clair Ave. West
Rio 40: 1256 St. Clair Ave. West
Brazilian Star: 1242 Dundas St. West
Canecas Sports Bar: 605 Rogers Road, Toronto
Revival (Sarau Brazil): 783 College St, Toronto

6. Eventos especiais acontecendo ao redor da cidade

Nas Copas anteriores havia telões espalhados pelos principais shoppings da cidade – com jogos rolando – e até eventos especiais rolando nas principais praças da cidade. Então é só pesquisar porque certamente terá eventos acontecendo ao redor da cidade na edição 2018 do campeonato. E nos shoppings da cidade sempre rola um telão e um espaço para ver os jogos acontecendo ao vivo.

7. E o Canadá, vai para a Copa?

A resposta é não. O Canadá só participou de uma copa do mundo até agora (1986) onde ficou em 24o lugar.

8. Qual a cultura canadense em relação ao futebol?

Os Canadenses curtem os jogos e o esporte, mas não espere que seu chefe te libere do trabalho para assistir à partida do Brasil ou que o pessoal do trabalho esteja todo na cozinha em horário de expediente vibrando por um time. Pelo menos não é assim que aconteceu na Copa passada no meu trabalho e não acredito que vai acontecer este ano. A vida não pára por aqui por causa de um jogo – como acontece no Brasil – e o jeito é tirar folga ou assistir os melhores momentos depois.

Espero que tenham gostado do post e espero que o Brasil possa jogar bem e trazer mais um título para nós. Vamos torcer!

2 comentários em “Tudo que você precisa saber para aproveitar a Copa do Mundo 2018 de Futebol em Toronto”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *