Pular para o conteúdo

Os 10 motivos que me fizeram escolher morar em Toronto

DSC_9938

Muita gente não se adapta ao estilo de vida de Toronto. Eu sei disso pois recebo muitas mensagens de pessoas falando que não curtiram e algumas delas até com um tom agressivo, dizendo que eu passo uma impressão “errada” de como a vida aqui é. Eu preciso deixar claro – antes de começar a escrever este post – que os textos do blog não são verdades e que eu escrevo SEMPRE a minha opinião e o que eu acho de um assunto. Obviamente as pessoas são diferentes e talvez o que eu acho de algo pode não ser o que você ache. Portanto, para escrever este texto sobre os motivos de morar em Toronto eu resolvi trazer para o lado bem pessoal, falando dos MEUS motivos para escolher Toronto como lar. Estes motivos podem ou não ser os seus. Eu acho importante trazê-los porque assim você pode entender porque eu amo esta cidade e a escolhi para morar e construir a minha família.

1. Uma das melhores universidades do mundo fica aqui

Inicialmente, o que mais pesou em decidir morar em Toronto foi o fato de que aqui tem uma das melhores universidades do mundo, a University of Toronto. Como contei para vocês aqui no blog foi através do meu doutorado nesta instituição que viemos para cá e a UofT (como é chamada) está no meu coração pois nela vive os 4 anos mais difíceis, desafiadores e maravilhosos da minha vida. Estudar na trigésima melhor universidade do mundo – e a melhor do Canadá – foi um privilégio e se você tem vontade de estudar fora e ter uma experiência em uma instituição de alto nível e ao mesmo tempo aberta para estudantes internacionais e cheia de oportunidades eu indico a UofT de Toronto.

2. Facilidade de ir e voltar para o Brasil

Sim, escolher Toronto também esteve relacionado ao fato de que há vôos diários saindo daqui que chegam no Brasil, sem escala, todos os dias. Os vôos da Air Canada saem de Toronto todas as noites e chegam em Guarulhos de manhã cedinho. Depois, é só pegar um vôo de 1 hora e chegamos em Florianópolis, onde a nossa família está. Isso pesa bastante para a gente e eu não conseguiria estar em um lugar sabendo que não poderia pegar o primeiro avião e chegar no Brasil assim que possível, caso houvesse necessidade.

3. Multiculturalismo

Quem acompanha os meus textos sabe que o principal motivo de eu amar Toronto é o seu multiculturalismo (leia mais neste post aqui). Viver em uma cidade cheia de diferentes culturas é inspirador e me faz entender mais sobre o mundo que vivemos e o que podemos fazer para melhorá-lo. E agora que sou mãe este motivo se faz ainda mais forte, pois sei que meu filho está sendo criado para o mundo e saberá respeitar as diferenças entre povos. E vale falar que nós também fazemos parte desta mistura, e saber que a cidade iria me aceitar e respeitar minhas origens pesou bastante na hora de escolhê-la para morar.

4. Inglês como língua predominante

Um outro motivo importante que me fez escolher Toronto é que, embora em um país onde o francês também seja língua oficial, aqui se fala praticamente só inglês. E isso facilitou muito o início da nossa vida, pois inglês é uma língua que eu já falava antes de morar aqui. Fico só imaginando passar por todos os desafios que a gente passa no começo da vida em outro país sem entender nada do que os outros estão falando. É desafiador. E eu aplaudo as pessoas que passam por isso, pois sei que são muitas.

5. Área de pesquisa em saúde forte e com boas oportunidades

Eu trabalho como pesquisadora científica (sim, sou daquelas pessoas que trabalha escrevendo, testando teorias e apresentando resultados) e ainda no Brasil eu lia muitos artigos de pesquisas desenvolvidas no Canadá. Eu sonhava no dia que poderia trabalhar em um destes grandes centros de pesquisa. E eu sabia que estando em Toronto as chances de trabalhar nestes centros seria maior… e eu consegui! Hoje eu trabalho no hospital de reabilitação número 1 em pesquisa no mundo e tenho a oportunidade de acompanhar de perto muita coisa legal que está sendo feito e irá mudar o rumo de tratamentos de doentes cardiovasculares ao redor do mundo (sim, minha área de pesquisa é em doenças cardiovasculares). E todos os dias eu agradeço MUITO a Deus por esta oportunidade.

6. Maiores oportunidades de emprego

Toronto é a maior cidade do Canadá e possui muitas empresas e, portanto, muito mais oportunidade de conseguir emprego. Eu acho que esse motivo foi, de certa forma, um pouco relativo, já que às vezes a vaga que você sonha ou a empresa que procura alguém com o seu perfil não está necessariamente aqui. Mas quando penso no meu marido e na quantidade de ofertas de trabalho que ele já recebeu eu vejo que Toronto foi sim a melhor escolha para nós.

7. Clima

Não, não me julguem. Um dos motivos que me fez escolher Toronto foi o clima. Deixa eu explicar melhor: Toronto possui as 4 estações do ano bem definidas – um inverno frio (e mais longo do que eu imaginava, confesso), um verão quente, uma primavera úmida e um outono maravilhoso – e eu queria ter esta experiência na minha vida. E falando especificamente do frio, o frio daqui não é tão rigoroso quando comparado com outros lugares, mas ainda assim existe. E eu e meu marido amamos esportes de inverno, então queríamos um lugar com neve e frio, mas nada extremamente rigoroso. E Toronto nos agradou pois engloba todos estes quesitos.

8. Forte cenário cultural

Eu nasci e cresci em Florianópolis e apesar de ser a capital do estado de Santa Catarina não é uma cidade forte culturalmente. Eu sentia muita falta de eventos e exposições de arte e achava as opções de lazer relacionadas a isto muito fracas. Ai nós nos mudamos para São Paulo e pudemos ter o gostinho do que era morar em uma cidade grande e com forte cenário cultural. E quando decidimos nos mudar pesou bastante a escolha de uma cidade que tivesse isso… e Toronto nos surpreendeu positivamente. Toronto sempre está nas listas de lugares onde passam os principais shows musicais e exposições de artistas renomados que estão rolando nos USA, além de ter vários museus e festivais culturais incríveis.

9. Cidade grande e ao mesmo tempo pequena

Quando decidimos morar em Toronto nós já tínhamos vindo para cá duas outras vezes, sem pretenções de morar aqui. E já tínhamos tido um certo contato com a cidade e entendido um pouco da sua dinâmica. Toronto é uma cidade grande, agitada e o maior centro financeiro do país. Mas também é calma, possui parques, áreas residenciais bem próximas do centro (e no centro também) e não tem aquela inquietude e estresse que uma cidade grande pode trazer. Eu não queria morar em uma cidade pequena, mas também não queria uma cidade super agitada onde não pudéssemos respirar um ar puro e descansar olhando para a água. Toronto trouxe tudo isso e é perfeita para quem busca o que descrevi acima.

10. Facilidade de comprar um imóvel

Hoje pode parecer piada eu escrever isso – porque está quase que impossível comprar um imóvel em Toronto – mas quando nos mudamos compramos uma townhouse na cidade e foi uma das melhores decisões que tomamos. Hoje seria impossível fazermos esta transação porque os imóveis aumentaram de preço consideravelmente. Nós esperamos 1 ano residindo aqui e depois compramos algo (para poder conhecer mais as regiões e entender o que queríamos que nossa casa tivesse), mas sabíamos que seria possível e este foi um motivo importante de termos escolhido Toronto. Se você tiver interesse em ler mais sobre compra de imóveis no Canadá vale a pena ler este post aqui.

9 comentários em “Os 10 motivos que me fizeram escolher morar em Toronto”

  1. Adoro esses posts! Meu motivo principal é minha qualidade de vida.. Conseguir ter uma vida muito boa sem precisar trabalhar mais de 8 horas por dia. Nao sei se conseguiria voltar a viver de forma diferente!! Bjooo

  2. Pra mim é a segurança. Apesar do que aconteceu esta semana em Toronto eu me sinto super segura aqui, o que não acontecia no Brasil, nenhum dia. Beijão

  3. Gaby mais uma vez um ótimo post. Gostei da sua sinceridade, hoje em dia isso faz muita falta. Em relação ao clima eu tenho certeza que não me adaptaria ( Moro em Cabo Frio – Rio) estive aí no outono e é verdade, é mágico. Mas é o lugar que eu certamente recomendaria para qualquer um. Quem sabe minha filha quando crescer não faz companhia a vc como pesquisadora 🙂 Grande abraço e continue escrevendo

    1. Obrigada pelo recado Geraldo. Eu sou do sul e confesso que sentia mais frio dentro de casa no Brasil no inverno do que aqui, afinal as casas não são feitas para os poucos dias de frio no Brasil. O problema aqui é que o inverno é longo demais…. Abraços

  4. olá! achei seu blog pesquisando sobre a vida aí…vi que você tb é da área de saúde. Sou médica e estou avaliando fazer uma subespecialidade em toronro…trabalhando em hospital, quais foram as maiores dificuldades pelas quais vc passou? poderia falar mais sobre isso?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *