Pular para o conteúdo

O melhor da primavera em Toronto

A primeira é certamente a estação mais aguardada do ano, mais até que o verão. Isso porque nesta época do ano já estamos cansados do frio e queremos dias mais longos, quentes, mais coloridos e com som de passarinho. E é isso – e muito mais – que a primavera traz. Como parte do projeto #vidaemTO eu irei falar hoje sobre o melhor da primavera em Toronto e tudo que esta estação traz de bom e belo com sua chegada. Foi difícil achar somente uma coisa boa da primavera e por isso o post trará 10 coisas que eu vejo como boas nesta época do ano.

1. Patio Season

elcatrin

Patio season é a época do ano que os restaurantes daqui colocam mesas nas ruas para que seus clientes possam usufruir do clima gostoso desta época do ano. É super tradicional em Toronto as tais cercas (para dividir o restaurante da rua) e as calçadas mais estreitas e lotadas de mesas de restaurantes. Os patios são certamente os lugares mais legais e disputados dos restaurantes e assim que o clima esquenta na primavera é quando. Se você tem cachorro, os patios são uma opção legal para você passear também com seu filhote peludo (Jojoe ADORA). O site blogTO tem um Patio Guide que é super completo, com os melhores pátios da cidade.

2. O colorido das flores

IMG_1097

Claro que eu não podia deixar de falar das flores, que começam a aparecer e embelezar nosso dia-a-dia nesta época do ano. Eu sempre falo para todo mundo que no Brasil nós somos acostumados a ver tudo sempre verde e não damos valor quando tudo passa de cinza e sem graça para verde e colorido. E é na primavera que as cores da cidade estão mais vivas do que nunca: verde claro, muito rosa e branco. Lindo demais!

3. Cherry Blossoms

DSC_2787

Sim, eu não poderia deixar de falar das Cherry Blossoms, as cerejeiras japonesas que são estrelas da primavera aqui em Toronto. As Cherry Blossoms mais famosas de Toronto são as do High Park, mas há outros lugares com estas lindezas em Toronto (veja todos eles clicando aqui. Outros lugares incluem um jardim ao lado da Robarts Library na UofT (que eu mostrei aqui para vocês) e o Exhibition Place (com texto e fotos aqui). Vale falar que eu tenho vários textos e dicas sobre a abertura destas flores e se você quiser ler mais sobre o assunto é só clicar aqui e ver todos estes posts.

4. O canto dos passarinhos

DSC_2024

m dos indicativos que a primeira chegou para ficar são os passarinhos, ou melhor, o canto dos passarinhos. Um belo dia você começa a ouví-los e ai você percebe que a primavera chegou para ficar. Você pode pensar: “como eu vou notar que os passarinhos estão cantando em um dia e no outro não?”. Eu juro para vocês que você nota, e é incrível a diferença que faz (e como eles surgem em todos os lugares). Lindo de ver e de vivenciar!

5. Clima mais quente

IMG_0754

Teoricamente o clima da primavera deve ser mais quente e a gente não deve ver neve ou temperaturas negativas nesta época do ano. Claro que pensando em Toronto – e seu clima louco – a gente não pode esperar nada, mas parece que a primavera este ano está chegando antes da sua data oficial de início (que no hemisfério Norte é 20 de março). O clima nesta época do ano é (ou deveria ser) de temperaturas positivas e a média para abril em Toronto é 4C-12C e para maio 10C-18C, o que é quente para quem viveu longos 4 meses de frio. Portanto, o clima mais quente da primavera é algo maravilhoso que sempre procuramos.

6. Festivais e eventos de rua

brew

Os eventos e festivais começam a bombar na primavera e tem muita coisa legal acontecendo na cidade nesta época do ano, com destaque para o Luminato Festival, o Doors Open, os festivais de comida (como o Toronto Taste Maker) e muito mais. E tem ainda o feriado de Victoria Day e os fogos que são lindos e acontecem em vários pontos da região.

7. A volta dos farmers’ markets

Isso mesmo, é na primavera que os mercados de rua retornam para Toronto (geralmente em maio). Há vários mercados espalhados por Toronto e eles são muito populares, pois neles os produtos vem frescos, diretamente dos fazendeiros e produtores. Este post aqui do BlogTO traz uma lista com os melhores farmer’s markets da cidade por bairro. E vale falar que a maioria deles funciona nos sábados e são super populares entre os moradores da cidade. Fonte da foto: Freepik.com.

8. Páscoa

DSC_0260

Eu amo Páscoa e acho que comemorar esta data na primavera tem tudo a ver com o significado de recomeço que ela representa. A Páscoa aqui em Toronto é sempre especial – e não é pelo chocolate mas sim porque eu tenho 4 dias de folga (já que no hospital que trabalho o feriado acontece não só na sexta, mas na segunda também) e a gente sempre faz algo legal nesta época do ano. Este ano eu não estou viajando para muito longe por causa da gravidez mas teremos aqui em casa meus pais e minha irmã e sua família, então será extra especial. E além disso é a primeira Páscoa que o Thomas está entendendo sobre as celebrações e comendo chocolate, então será divertido ver os pequenos caçando ovos e comendo delícias enquanto matamos a saudade da família. Para mais sobre como a Páscoa é celebrada aqui no Canadá clique aqui e para chocolates que você encontra em Toronto clique aqui.

9. Spring Cleaning

Spring Cleaning (em português algo como “limpeza de primavera”) é uma organização de roupas, casa e mental que acontece por aqui nesta época do ano. Deixa eu explicar: depois de meses de frio as pessoas querem renovar o guarda-roupa (retirar as roupas grossas e monocromáticas e colocar roupas mais leves e coloridas para as novas estações) e trocar móveis da casa (especialmente arrumar o balcony e o jardim, colocando novas flores e mudando os ares). Nesta época você vê muitos móveis na frente das casas para doação (que as pessoas não querem mais depois de fazer spring cleaning), muitas empresas limpando as janelas dos prédios, entre outras características. Vale falar que eu li muitos artigos que falam da limpeza mental que você pode fazer nesta época do ano, renovando seus conceitos e fazendo uma faxina nos seus amigos e pessoas que não te fazem bem. Existem vários check-lists de como fazer um spring cleaning e eu achei este aqui bem legal e completo. Fonte da foto: Freepik.com.

10. Planejamento para o verão

FullSizeRender-(3)

A primavera é certamente a época que começamos a planejar os passeios e tudo que iremos fazer no verão. E o planejamento tem que ser feito com certa antecedência, especialmente se você quiser viajar ou acampar em feriados, já que os parques, hotéis e campings tendem a lotar muito rápido. Este ano o nosso planejamento será diferente, já que no verão iremos receber o novo membro da nossa família. Então nosso planejamento será diferente este ano, mas extremamente especial e envolverá passeios por Toronto e proximidade, a organização de um novo quartinho e muitas brincadeiras na rua com meus amores.

Não deixem de ver os posts sobre este assunto nos blogs que participam deste projeto:

Carina Iani | Blog Outside Brazil
Livi Souza | Blog Baianos no Pólo Norte
Mariana Cimini | Blog Virei Canadense
Mirella Matthiesen | Blog Mikix

15 comentários em “O melhor da primavera em Toronto”

  1. Olá, Gaby!
    Amando seus posts!
    Já peguei muitas dicas no seu blog.
    Chegarei em Toronto na Easter Monday (April 2nd). Sabe me dizer se alguma estação de ski ainda estará aberta? Queria muito esquiar…
    Bjs

  2. Gaby, adorei esse post. Esperando pelo próximo. Espero que eu esteja no Canadá em breve, antes do início do Verão.A floração das Cherry Blossoms é realmente incrível, tem um festival desses em Washington D.C, é muito lindo. Uma feliz primavera pra você e sua família!bjs

    1. Ola Raquel. Sim, e geralmente as cherry blossoms de Washington abrem bem antes do que as daqui – às vezes até 1 mês antes. Beijos e feliz primavera para vc tbem!

  3. Gaby, estou lendo todas as dicas do blog. Vou para Toronto em Agosto e não consigo encontrar algum lugar para ver um jogo de hóquei, mesmo que seja universitário. Você faz ideia se teria algum lugar que não seja a liga principal (vi que é só de Outubro até Abril)? Obrigada, bjs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *