Pular para o conteúdo

Estudantes internacionais de doutorado na Universidade de Toronto pagarão taxas com valores de estudantes locais a partir do outono de 2018

Semana passada eu me deparei com a notícia de que “estudantes internacionais de doutorado na Universidade de Toronto pagarão as tuitions com o valor de estudantes locais” e eu fiquei muito feliz. Para quem não sabe eu vim para o Canadá em 2010 fazer meu doutorado na UofT e paguei, por 4 anos, as taxas de estudantes internacionais, que são super altas como vocês podem ver neste post aqui. Os valores para fazer um curso deste tipo sendo um estudante internacional eram absurdas e sem uma bolsa o sonho de fazer um curso deste tipo ficava distante. Só para vocês terem uma noção a diferença de valores era de 119% a mais para estudantes internacionais.

O legal desta nova nova estrutura de tarifas é que irá beneficiar os estudantes de doutoramento internacionais atuais também, e isso será ótimo para quem tem o dinheiro contado – irá sobrar! O motivo da mudança é simples: mais estudantes indica uma maior competição da UofT no cenário global de pesquisa. A nova estrutura incluirá alunos em todos os anos do programa de doutorado, mas excluirá os alunos do doctoral stream master’s programs (um programa onde o aluno inicia fazendo mestrado e depois transfere os estudos para o doutorado). Taxas de matrícula internacionais para alguns programas de doutorado (Doutorado em Ciências Jurídicas, Doutorado em Educação, Doutorado em Artes Musicais) serão determinadas em consulta com as divisões relevantes através do processo de planejamento orçamentário anual.

No ano letivo de 2017-2018, 1.179 do total dos 6.145 estudantes de doutorado são estudantes internacionais. E a tendência com esta mudança de taxas é só aumentar. Eu confesso que fiquei muito feliz com esta mudança e espero que seja uma ótima notícia para todos aqueles que sonham em fazer um doutorado por lá. Em resumo a mudança indica que mais estudantes internacionais podem ser aceitos para estudar na UofT e mais bolsas serão geradas, já que os custos serão menores. E se este é o seu sonho eu sugiro ler os seguintes posts que passaram por aqui:

Tudo que você precisa saber sobre Universidades e Colleges em Toronto

Como tirar o maior proveito de sua pós-graduação no exterior

5 passos a seguir antes de estudar em Toronto

Quanto custa estudar em uma Universidade do Canadá?

3 dicas importantes para aqueles que pensam em fazer doutorado fora do Brasil

Curiosidades sobre as Universidades Canadenses

Curso de pós graduação no exterior: minha experiência [Parte 1]

Curso de pós graduação no exterior: minha experiência [Parte 2]

Curso de pós graduação no exterior: minha experiência [Parte 3]

11 comentários em “Estudantes internacionais de doutorado na Universidade de Toronto pagarão taxas com valores de estudantes locais a partir do outono de 2018”

  1. Gabi que excelente noticia! Meus planos sempre foram tirar o PR antes de ir, e ingressar como local, mas vai que o PR demora ne? Abre-se uma opção!! Obrigada!!!

  2. Quando entrei no site da UofT semana passada e essa era a primeira notícia achei demais!!! Pelo que eu vi os preços ainda se mantém bastante altos né, mas com certeza é uma ótima notícia! Tomara que isso reflita mesmo no número de bolsas. Torcendoo hehehe
    Beeeeijooo

    1. Não Ariany, baixou muuuuito! Acho que de CAD36 mil está uns CAD$16 mil – então bem mais fácil de conseguir bolsa e sobrar dinheiro para viver. Legal! Hoje mesmo falei de vc porque queria muito que vc fizesse seu doutorado com a gente! Beijos

      1. Uau que coisa boa!! Eu não cheguei a olhar os preços…
        Nossa Gaby, fico muito feliz com o seu comentário!! Sabes da admiração que tenho por você e seu trabalho, que sonho seria!! Beeeijos

  3. Oi Gabriela, onde consigo ver informações sobre isso? No site da University tem so os valores antigos. Quando vc diz 16 mil são os 4 anos? Podemos trocar e-mails? Estou cheia de dúvidas…

  4. Olá Gabriela,gostaria muito de fazer faculdade no Canadá,mais com Bolsa de Estudos…..vc poderia me dizer algumas informações de como posso conseguir a bolsa?

    1. As bolsas de estudo daqui dependem muito da Universidade e do departamento. O ideal é vc entrar em contato com esses locais para saber suas opções ou, melhor ainda, conseguir um orientador para te guiar. Boa sorte!

  5. Olá Gabi, estou começando a acompanhar seu site agora e está me ajudando demais. Quero muito seguir para a área acadêmica e estou no último ano de Arquitetura e Urbanismo. Na sua opinião, você acha que compensaria fazer um mestrado no Brasil antes de tentar um doutorado fora? Ou é fácil ingressar em um mestrado logo de cara no Canadá?

    Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *