Cidades próximas a Toronto para morar quando você trabalha no centro e quer ficar menos tempo no trânsito

Todo mundo sabe que eu moro em Toronto – dentro da cidade mesmo – e que eu AMO minha vida aqui. Não acho Toronto uma cidade super agitada e mesmo morando a 20 minutos do centrão da cidade de carro eu consigo ter paz e tranquilidade e não sinto que moro dentro da maior cidade do Canadá. Mas confesso para vocês que eu e meu marido temos todos os anos uma conversa sobre sair um pouco da cidade e ter uma casa maior, com quintal para o Jojoe e o Thomas brincarem e também mais sossego e uma vizinhança mais unida e menos comprometida. Pausa aqui para dizer que meus vizinhos são maravilhosos e três deles se tornaram grandes amigos, mas muitos deles (ou seria a maioria) nem olha na nossa cara e estão sempre correndo e com algo mais importante para fazer ao invés de dizer ‘bom dia’.

Sempre que a gente não tem nada programado para um final de semana a gente gosta de explorar as cidades vizinhas de Toronto (fora e principalmente dentro da GTA – Greater Toronto Area) e usar o aplicativo do realtor.ca no celular para ir dirigindo e ir vendo o preço das casas. Juro que sempre volto destes passeios meio deprimida, porque quando a gente coloca tudo na balança (o tempo do commute, a qualidade das escolas, os eventos culturais e a culinária de Toronto, o tamanho das casas e os preços) a gente não consegue chegar a nenhuma conclusão. Nunca. E já conversamos sobre isso há no mínimo 5 anos.

Bom, pensando sobre isso – e sem nenhuma conclusão do que é melhor ou pior – eu resolvi colocar abaixo uma lista das cidades da GTA com os melhores tempos para chegar em Toronto (commute time) baseado no site theredpin.com (uma corretora imobiliária). O Red Pin calculou o preço médio do metro quadrado da casa de 24 comunidades da GTA e correlacionou o valor com o tempo que as pessoas que moram nestas localidades levam para chegar no centro de Toronto, desenvolvendo uma espécie de ranking ou classificação. Segue abaixo a lista das 5 melhores e piores cidades para morar fora de Toronto se você tem que vir trabalhar no centro da cidade. Abaixo, uma foto retirada do Red Pin com o preços dos imóveis e outras informações relevantes.

As MELHORES cidades da GTA para morar quando se trabalha em Toronto:

1. Ajax
2. Pickering
3. Whitby
4. Maple, Vaughan
5. Port Perry, Scugog

As cidades 1, 2 e 3 ficam à leste de Toronto e fomos dar uma olhada nelas em dezembro. Eu não me animei com a região porque, além de possuir uma usina nuclear por lá, a região das casas mais legais fica ao norte da estrada 401 (ou seja, longe do lago). Eu não consigo viver longe da água e teria que ser um lugar muuuuito lindo e rural para eu largar a vista da água e ir para o mato. E os preços das casas são bons mesmos: casas por $600,000 com 4 quartos, mas naqueles condomínios onde uma casa fica grudada na outra. Então, não achei tanta vantagem e não foi uma região que me conquistou. Vale falar que todas estas cidades tem estações do GO TRAIN que chegam na Union Station no centro de Toronto.

A região 4 é Maple, Vaughan. Eu conheço as casas de Vaughan e gosto bastante, especialmente na região de Bolton. Agora com a expansão do metro para a região este certamente será um ótimo lugar para morar e os preços – que já não estão dos mais baratos – devem aumentar rapidamente. Eu não gosto das opções de cultura e entretenimento da região: tem o Vaughan Mills, tem o Canada’s Wonderland, mas eu não conheço muitos parques e restaurantes por lá, o que me deixaria um pouco insegura para mudar para o local. A cidade do quinto lugar – Port Perry, Scugog, eu ainda não conheço e não posso opinar.

As PIORES cidades da GTA para morar quando se trabalha em Toronto:

1. Milton
2. Oshawa
3. Oakville
4. Keswick, Georgina
5. Burlington

Na lista das piores cidades para morar na GTA quando o assunto é tráfego para chegar no centro de Toronto estão as mais populares, na minha opinião. Milton é uma cidadezinha que foi criada a pouco tempo e consta basicamente de casas e mais casas. Lembro que quando compramos a nossa townhouse aqui em Toronto fomos em Milton ver uma super casa e o local ainda estava crescendo. Hoje, 5 anos depois, já está repleto de casas e com um trânsito caótico, realmente. Oshawa fica depois de Ajax, Pickering e Whitby e eu até entendo porque ficou na lista de pior cidade para morar, porque é longe e você já sai em último lugar (literalmente), atrás de todo mundo que mora nestas outras cidades. Oakville e Burlington – terceiro e quinto lugares – são cidades lindas que eu realmente sou apaixonada, mas só de pensar em dirigir diariamente de lá para meu trabalho (no norte de Toronto) eu fico estressada e cansada. A cidade que está em quarto lugar – Keswick – eu não conhecia e colocando no google maps vi que fica perto de Barrie (e ai eu consegui entender como ela é longe e está na lista das piores cidades).

Lembrando que a lista de melhores e piores diz respeito apenas ao tráfego e tempo para chegar no centro de Toronto para trabalhar, e não a qualidade de vida ou outro fator. Se olharmos a lista de melhores lugares para se viver no Canada em 2017 da Money Sense (esta aqui) as cidades da GTA com os melhores rankings são Burlington (oitavo lugar) e Oakville (15), que justamente estão como as piores de tráfego nesta lista que mostrei para vocês.

Espero que o post tenha sido útil e minha dica é que vocês leiam, visitem e pesquisem bastante sobre as regiões ao redor de Toronto antes de decidirem onde irão morar. Há muitas opções e tudo vai depender da dinâmica da sua família, dos seus gostos, do que você quer abrir mão e do seu orçamento. A foto do mapa com valores e preços é da Red Pin e está sendo utilizada com autorização da empresa. Para saber mais sobre a pesquisa e outras informações é só clicar aqui e ler o relatório deles na íntegra.



7 Comment threads
8 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
9 Comment authors
Emeline

Whitby e Oshawa são praticamente juntas. A estação do Go Train é praticamente uma do lado da outra. Não faz sentido uma estar na melhor lista e outra na pior. Só se qualificando-as diferente por outras variáveis. E mesmo assim são cidades super semelhantes. Morei em Oshawa por isso digo.

Fred

Ótimo post Gabi! Tenho um “problema” parecido rs. Desde que cheguei no Canadá há 2 anos, moro em Toronto e trabalho em Mississauga. Meu comutte não é muito legal e pensamos muito em mudar para Oakville que como vc citou é uma cidade muito bonita. Problema é que hj moramos na região da Yonge / Eglinton que é extremamente bem servida de tudo porém cara e irreal para compra de imóvel. Vc disse que mora perto do High Park,certo? Já é Etobicoke?

Amanda de Oliveira

Oi Gabi, tu já pensou em se inscrever no programa do Jonathan e do Drew Scott, Property Brothers? Eles ajudam as pessoas a comparem e reformar casas antigas, aí no Canadá e nos EUA. Beijos

Excelente post Gaby! Parabéns

Cris

Vc disse certo mesmo… tudo depende do que é mais importante para a família! Moramos em Milton há 1 ano e meio… é super tranquilo, temos muitos amigos brasileiros aqui e temos eventos todos os finais de semana! Também acho Oakville lindo… mas as casas próximas ao lago são muito caras!
Ótimo post!