Pular para o conteúdo

Cidades próximas a Toronto para morar quando você trabalha no centro e quer ficar menos tempo no trânsito

Todo mundo sabe que eu moro em Toronto – dentro da cidade mesmo – e que eu AMO minha vida aqui. Não acho Toronto uma cidade super agitada e mesmo morando a 20 minutos do centrão da cidade de carro eu consigo ter paz e tranquilidade e não sinto que moro dentro da maior cidade do Canadá. Mas confesso para vocês que eu e meu marido temos todos os anos uma conversa sobre sair um pouco da cidade e ter uma casa maior, com quintal para o Jojoe e o Thomas brincarem e também mais sossego e uma vizinhança mais unida e menos comprometida. Pausa aqui para dizer que meus vizinhos são maravilhosos e três deles se tornaram grandes amigos, mas muitos deles (ou seria a maioria) nem olha na nossa cara e estão sempre correndo e com algo mais importante para fazer ao invés de dizer ‘bom dia’.

Sempre que a gente não tem nada programado para um final de semana a gente gosta de explorar as cidades vizinhas de Toronto (fora e principalmente dentro da GTA – Greater Toronto Area) e usar o aplicativo do realtor.ca no celular para ir dirigindo e ir vendo o preço das casas. Juro que sempre volto destes passeios meio deprimida, porque quando a gente coloca tudo na balança (o tempo do commute, a qualidade das escolas, os eventos culturais e a culinária de Toronto, o tamanho das casas e os preços) a gente não consegue chegar a nenhuma conclusão. Nunca. E já conversamos sobre isso há no mínimo 5 anos.

Bom, pensando sobre isso – e sem nenhuma conclusão do que é melhor ou pior – eu resolvi colocar abaixo uma lista das cidades da GTA com os melhores tempos para chegar em Toronto (commute time) baseado no site theredpin.com (uma corretora imobiliária). O Red Pin calculou o preço médio do metro quadrado da casa de 24 comunidades da GTA e correlacionou o valor com o tempo que as pessoas que moram nestas localidades levam para chegar no centro de Toronto, desenvolvendo uma espécie de ranking ou classificação. Segue abaixo a lista das 5 melhores e piores cidades para morar fora de Toronto se você tem que vir trabalhar no centro da cidade. Abaixo, uma foto retirada do Red Pin com o preços dos imóveis e outras informações relevantes.

As MELHORES cidades da GTA para morar quando se trabalha em Toronto:

1. Ajax
2. Pickering
3. Whitby
4. Maple, Vaughan
5. Port Perry, Scugog

As cidades 1, 2 e 3 ficam à leste de Toronto e fomos dar uma olhada nelas em dezembro. Eu não me animei com a região porque, além de possuir uma usina nuclear por lá, a região das casas mais legais fica ao norte da estrada 401 (ou seja, longe do lago). Eu não consigo viver longe da água e teria que ser um lugar muuuuito lindo e rural para eu largar a vista da água e ir para o mato. E os preços das casas são bons mesmos: casas por $600,000 com 4 quartos, mas naqueles condomínios onde uma casa fica grudada na outra. Então, não achei tanta vantagem e não foi uma região que me conquistou. Vale falar que todas estas cidades tem estações do GO TRAIN que chegam na Union Station no centro de Toronto.

A região 4 é Maple, Vaughan. Eu conheço as casas de Vaughan e gosto bastante, especialmente na região de Bolton. Agora com a expansão do metro para a região este certamente será um ótimo lugar para morar e os preços – que já não estão dos mais baratos – devem aumentar rapidamente. Eu não gosto das opções de cultura e entretenimento da região: tem o Vaughan Mills, tem o Canada’s Wonderland, mas eu não conheço muitos parques e restaurantes por lá, o que me deixaria um pouco insegura para mudar para o local. A cidade do quinto lugar – Port Perry, Scugog, eu ainda não conheço e não posso opinar.

As PIORES cidades da GTA para morar quando se trabalha em Toronto:

1. Milton
2. Oshawa
3. Oakville
4. Keswick, Georgina
5. Burlington

Na lista das piores cidades para morar na GTA quando o assunto é tráfego para chegar no centro de Toronto estão as mais populares, na minha opinião. Milton é uma cidadezinha que foi criada a pouco tempo e consta basicamente de casas e mais casas. Lembro que quando compramos a nossa townhouse aqui em Toronto fomos em Milton ver uma super casa e o local ainda estava crescendo. Hoje, 5 anos depois, já está repleto de casas e com um trânsito caótico, realmente. Oshawa fica depois de Ajax, Pickering e Whitby e eu até entendo porque ficou na lista de pior cidade para morar, porque é longe e você já sai em último lugar (literalmente), atrás de todo mundo que mora nestas outras cidades. Oakville e Burlington – terceiro e quinto lugares – são cidades lindas que eu realmente sou apaixonada, mas só de pensar em dirigir diariamente de lá para meu trabalho (no norte de Toronto) eu fico estressada e cansada. A cidade que está em quarto lugar – Keswick – eu não conhecia e colocando no google maps vi que fica perto de Barrie (e ai eu consegui entender como ela é longe e está na lista das piores cidades).

Lembrando que a lista de melhores e piores diz respeito apenas ao tráfego e tempo para chegar no centro de Toronto para trabalhar, e não a qualidade de vida ou outro fator. Se olharmos a lista de melhores lugares para se viver no Canada em 2017 da Money Sense (esta aqui) as cidades da GTA com os melhores rankings são Burlington (oitavo lugar) e Oakville (15), que justamente estão como as piores de tráfego nesta lista que mostrei para vocês.

Espero que o post tenha sido útil e minha dica é que vocês leiam, visitem e pesquisem bastante sobre as regiões ao redor de Toronto antes de decidirem onde irão morar. Há muitas opções e tudo vai depender da dinâmica da sua família, dos seus gostos, do que você quer abrir mão e do seu orçamento. A foto do mapa com valores e preços é da Red Pin e está sendo utilizada com autorização da empresa. Para saber mais sobre a pesquisa e outras informações é só clicar aqui e ler o relatório deles na íntegra.

20 comentários em “Cidades próximas a Toronto para morar quando você trabalha no centro e quer ficar menos tempo no trânsito”

    1. Oie Nayara, vi seu comentário sobre Maple é um bom lugar para morar com crianças tenho dois de 6 anos, meu marido irá trabalhar em Toronto penso em economizar em moradia e ter qualidade de vida para as crianças, vc sabe me dizer quanto sai aluguel de uma casa com dois quartos aí? Ou melhor apartamento?

  1. Vc disse certo mesmo… tudo depende do que é mais importante para a família! Moramos em Milton há 1 ano e meio… é super tranquilo, temos muitos amigos brasileiros aqui e temos eventos todos os finais de semana! Também acho Oakville lindo… mas as casas próximas ao lago são muito caras!
    Ótimo post!

    1. Poisé… vai do que a família quer abrir mão. No momento a gente não quer abrir mão da localização mas estamos abrindo mão do espaço. Vamos ver como vai ser daqui a alguns anos. Obrigada pelo comentário. Beijos

    2. Oi. Meu nome é Cyntia. Me mudei para Milton há um mês … O que vcs costumam fazer aos fins de semanas ?I Se puder passar umas dicas? Vc tem blog? Obrigada! Gostei do seu comentário!

  2. Oi Gabi, tu já pensou em se inscrever no programa do Jonathan e do Drew Scott, Property Brothers? Eles ajudam as pessoas a comparem e reformar casas antigas, aí no Canadá e nos EUA. Beijos

  3. Ótimo post Gabi! Tenho um “problema” parecido rs. Desde que cheguei no Canadá há 2 anos, moro em Toronto e trabalho em Mississauga. Meu comutte não é muito legal e pensamos muito em mudar para Oakville que como vc citou é uma cidade muito bonita. Problema é que hj moramos na região da Yonge / Eglinton que é extremamente bem servida de tudo porém cara e irreal para compra de imóvel. Vc disse que mora perto do High Park,certo? Já é Etobicoke?

  4. Whitby e Oshawa são praticamente juntas. A estação do Go Train é praticamente uma do lado da outra. Não faz sentido uma estar na melhor lista e outra na pior. Só se qualificando-as diferente por outras variáveis. E mesmo assim são cidades super semelhantes. Morei em Oshawa por isso digo.

  5. Eu discordo do post. Se você considerar que a linha de trem da lakeshore west é a melhor de GTA Oakville e Burlington seriam ótimas opções para morar. Se considerar dirigir para Toronto ainda prefiro a QWE que a 401. A 401 sempre tem trânsito nunca está vazia. Tem um projeto do go train em andamento para linha lakeshore west que em 2021 terá trens elétricos indo para union station a cada 15 minutos.

  6. Gaby não sei o padrão de casa que está procurando. Mas em whitby shores tem muitas casas boas e estão próximas do lago. Da uma olhada depois. E a parque de Oshawa com a praia e muito boa e bonito. Vale a pena conferir no verão

  7. mauro lucio gomes da silva

    gostaria de saber se ai se e normal as casas usarem piso de madeira nas salas quartos e as vezes ate cozinha. pergunto pq ja morei nos Estados Unidos e trabalhava nesse segmento.

  8. Oi Gabi, muito obrigada por esse conteudo!
    eu e meu marido estamos parados pois estamos na duvida da cidade, meu marido é da area de industria/manufatura… pelas minhas pesquisas Ontario é o coração das fabricas, mas qual é a cidade com mais oferta de emprega e qualidade de vida para essa área? (estamos entre London e Mississaiga) muito obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *