Pular para o conteúdo

10 dicas para organizar a casa em Toronto

Para quem mora numa metrópole como Toronto, com temperaturas extremas e rotina agitada, ter um ambiente aconchegante em casa faz um bem danado. Mas, para curtir com tranquilidade, é bom ter alguns hábitos de organização. Dedique uns 10 minutos por dia para dar um jeito na bagunça. Reavalie velhos costumes e seja criativo para facilitar o dia-a-dia. Afinal, com as coisas no lugar, a energia flui melhor, a gente tem mais motivação e ainda sobra tempo para relaxar.

Que tal organizar sua casa no ano que se inicia? Aproveite a deixa do início do ano, que é tempo de reflexão, para arrumar a casa. Faça uma lista de prioridades e coloque em prática de uma vez por todas. Será uma experiência transformadora para começar 2018 com pé direito, eu garanto. O resultado é compensador e, quem sabe, o ritual vira um estilo de vida.

Comece levando em consideração as pequenas atitudes do cotidiano. O ideal é não acumular tarefas, nem pense em deixar para depois. Descomplique, determine regras e faça um checklist. Dá uma olhada nesta relação básica para economizar tempo, dinheiro e paciência.

1. Lugar de casacos e sapatos é no hall de entrada

Pendure (sempre) os casacos nos cabides e acomode (não atire) os sapatos no tapete ou na sapateira. Mesmo que você seja a visita, tem que fazer assim toda vez que chegar na casa de alguém. O closet da entrada é o lugar da “bagunça organizada” porque tudo tem lugar certo, mas varia de acordo com as pessoas que utilizam.

2. Deixe os acessórios de inverno sempre à mão

Na hora de sair tem que pegar o kit cachecol, luvas e gorro. Então, é melhor colocar isso tudo junto e reunido num local de fácil acesso para evitar ter que ficar procurando por algo todo santo dia. Mas para dar certo, tem que ter disciplina. Toda vez que chegar em casa tem que largar no lugar apropriado.

3. Faça um cantinho do café, chá e chocolate quente

Tomar uma bebida quente faz parte da rotina canadense para se manter aquecido na rua. Se você já sai de casa com o copo térmico na mão, agilize o tempo de preparo deixando tudo o que precisa no mesmo lugar. Arrume um cantinho para o café, chá ou chocolate em pó, ao lado da cafeteira e deixe copos e canecas por perto.

4. Reaproveite os potes de vidro

Os molhos prontos vêm em potes de vidro (mason jars) de ótima qualidade, que podem e devem ser reutilizados. Dá para guardar grãos, temperos, farinha, açúcar, café, chocolate em pó. É um jeito de poupar dinheiro e ter uma atitude sustentável. Para soltar o rótulo, deixe de molho na água quente e se ficar um pouco de cola passe óleo de cozinha para desgrudar. Troque a tampa por uma nova (verifique o tamanho exato) que tem para vender em supermercados e na Canadian Tire. Se quiser identificar, tem etiquetas pretas e caneta branca na Dollarama.

5. Mantenha os saquinhos de leite num organizador

Na província de Ontario, o leite vem em saquinhos plásticos e isso requer alguns acessórios. Tem que ter, obrigatoriamente, o porta-leite para servir. O mais comum é o de plástico, à venda em qualquer supermercado, mas tem também de inox (mais caro). Recomendo um organizador de sacos de leite que acomoda até 3 na geladeira. Encontrei na Solutions, que vende tudo para organização. Para abrir, ao invés de usar uma tesoura, existe o cortador de saco, que vem com imã para deixar na porta da geladeira.

6. Use cestos para as miudezas

Para manter a ordem na geladeira, os cestos de plástico são ótimos para agrupar itens do mesmo tipo (frutas, queijos, molhos). Aqui a despensa é muito utilizada e, principalmente, no inverno, fica sempre cheia. O dilema é mantê-la arrumada. Os cestos são grandes aliados porque facilitam o manuseio, é só puxar para alcançar o que fica lá no fundo. Os alimentos não perecíveis devem ficar em ordem de prazo de validade e separados por categorias.

No banheiro, os cestos servem para organizar maquiagens, cremes, acessórios de cabelo e produtos de higiene. Nos closets, tire proveito de tamanhos variados para acomodar a roupa íntima. Podem ser de qualquer material (plástico, tecido, fibra, bambu) e tem à venda tanto na Dollarama quanto na Ikea.

7. Tenha um calendário pra planejar a semana

Todos os dias tem eventos por aqui, então é melhor se programar. Quem tem filhos na escola, tem a obrigação de ter um calendário semanal familiar. Mas vale para qualquer idade porque também funciona como um bloco de avisos. A família toda fica sabendo das atividades, compromissos e passeios que estão agendados.

8. Guarde as roupas de outras estações

Com 4 estações bem definidas, Toronto exige que a gente tenha todo tipo de roupa. Mas haja espaço no closet para guardar e manter tudo em ordem. Então, em cada temporada é comum fazer a troca das roupas nos cabides, gavetas e prateleiras. Agora está fora de circulação o vestuário de primavera e verão. Fica tudo “escondido” em algum lugar, seja dentro do armário, embaixo da cama ou até no porão ou depósito da garagem. Para otimizar espaço, dá para guardar em caixas, cestos ou até em malas. Vale lembrar que os biquínis e maiôs não devem ficar dentro em sacos plásticos, é recomendável utilizar saquinhos de organza ou TNT para mantê-los arejados.

9. Conserve as decorações sazonais em caixas identificadas

As casas estão sempre decoradas por algum motivo, seja pela chegada de cada estação do ano ou pelas festas tradicionais. Tem decoração que dá para aproveitar outras vezes, então é melhor armazenar em caixas. Sugiro identificar cada uma para saber do que se trata (Páscoa, Thanksgiving, Halloween, Natal).

10. Separe as roupas sujas por categorias

Tenha alguns sacos ou cestos para as roupas sujas e determine qual é o indicado para cada tipo (coloridas/brancas/jeans). Assim na hora de pegar para lavar, o trabalho de selecionar as cores já está feito e daí basta colocar na máquina. A Dollarama tem vários tipos por preços acessíveis.

Com a casa em ordem, é um prazer receber visitas. Neste inverno, aproveite o conforto do lar e compartilhe momentos com amigos e familiares. Acenda velas, selecione uma playlist inspiradora e proporcione um clima agradável pra conversa rolar animada. Boas Festas e Feliz Ano Novo!

Sobre a autora: Ana Paula Buttelli Hentschke, jornalista e idealizadora do lartudonolugar
Encontre mais dicas de organização no Instagram @lartudonolugar e no facebook.com/lartudonolugar

5 comentários em “10 dicas para organizar a casa em Toronto”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *