Pular para o conteúdo

Roteiro de um dia super Natalino em Toronto

Hoje é o último dia 15 do ano e quem acompanha o blog a algum tempo sabe que dia 15 por aqui é dia do projeto #vidaemTO, que eu explico melhor neste post aqui. O tema deste mês é Natal em Toronto e como eu já escrevi muitas dicas sobre o que fazer, tradições de Natal e afins (clique aqui para todos os posts sobre Natal) eu resolvi falar sobre como seria um dia super Natalino na cidade, meio que fazendo um roteiro hora a hora. Eu sempre quis fazer um post de roteiro para quem visita Toronto nesta época do ano e me pareceu perfeito unir o tema deste mês com esta vontade. Espero que gostem e não deixem de comentar o que vocês acharam.

Comece o dia com um copo de alguma bebida natalina ou um brunch para carregar as energias

Você deve começar o dia se alimentando bem – porque você vai andar bastante e terá um dia cheio. Se você mora em Toronto pode tomar o café da manhã em casa e se está visitando no hotel. De qualquer uma das maneiras você deve passar em uma das lojas da rede Starbucks e provar alguma das bebidas natalinas que eles estão servindo este ano: Peppermint Mocha, Caramel Brûlé Latte, ou Chestnut Praline Latte. Além destas bebidas em destaque você encontra nesta época do ano o Eggnog Latte, uma tradicional bebida norte-americana que é servida na ceia de Natal e muito semelhante à gemada. Tradicionalmente, o eggnog é uma combinação de leite, ovo e açúcar, servida com uma pitada de noz moscada. O Eggnog do Starbucks pode ser servido também gelado. Outras bebidas natalinas que você encontra por lá são Gingerbread Latte e Holiday Spice Flat White. E se o seu negócio é Tim Hortons não se preocupe, eles também servem bebidas e delícias diferentes nesta época do ano: peppermint mocha ou hot chocolate e chocolate cheesecake donut.

Agora, se você quer tomar um café da manhã no centro da cidade – onde nosso dia irá começar – eu sugiro os seguintes locais: Fran’s Restaurant (serve café da manhã típico americano delicioso), Lena Restaurant (restaurante lindo com brunch maravilhoso), Le Petit Déjeuner (um pouco mais afastado mas é um restaurante belga incrível que vale a caminhada para brunch), Sunset Grill (rede de restaurantes de café da manhã/brunch que tem uma loja bem no centro) e The Senator (local para café da manhã que possui ótimos reviews, inclusive do The New York Times). Um bom café da manhã com ovos, panquecas ou waffles e maple syrup é a cara desta época do ano não é mesmo?

O começo dos passeios: a maior árvore de Natal do Canadá no Eaton Centre e vitrines de Natal da The Bay

dsc_8642

O começo dos nossos passeios será no Eaton Centre, o shopping mais popular de Toronto. É nele que fica a maior árvore de Natal do Canadá. Este ano a árvore tem impressionantes 30.5 metros de altura e é linda e fica ótima nas fotos. As lojas do shopping abrem em geral às 9am e no início da manhã o local fica um pouco menos lotado (no final da tarde nesta época do ano é quase que impossível de mexer por lá). Depois de curtir a árvore passe pelo novo túnel que une o shopping e a loja de departamentos The Bay (na parte sul do Eaton, na Queen Street West), visite a parte da loja com produtos de Natal (é lindo, vale muito a pena) e saia para a rua para apreciar as vitrines de Natal da loja. Todos os anos a The Bay elabora vitrines de Natal lindas e este ano não é diferente. Uma música toca enquanto você aprecia as vitrines e seus elementos possuem movimento, o que deixa tudo lindo. Este ano há uma espécie de globo de neve com os principais símbolos de Toronto que é lindo. Não deixe de visitar e bater muitas fotos.

A praça da prefeitura: patinação no gelo, a árvore de Natal oficial da cidade e o mercado de Natal

Depois de apreciar as vitrine dirija-se para a Nathan Phillips Square, a praça das prefeituras de Toronto. E lá você ficará o restinho da manhã, com certeza. Minha dica é – além de bater muitas fotos: aventure-se na pista de patinação do local (por $10 você pode alugar patins e se arriscar a fazer uma atividade típica do inverno), aprecie a árvore de Natal oficial da cidade (que é natural e mede 18 metros de altura), e curta o mercado de Natal que acontece no Notal – chamado de Holiday Fair. Note que o mercado só abre às 4pm em dias de semana e 12pm nos finais de semana, então se você estiver fazendo este roteiro em um dia de semana terá que se contentar em “espiar” o evento somente. Se você estiver fazendo isso em um final de semana pegue alguma delícia nas inúmeras barraquinhas para comer, como poutine, beaver tail e outras delícias.

Siga para o Distillery District para visitar o Toronto Christmas Market, o mais lindos mercado de Natal de Toronto

Isso mesmo, de um mercado para outro mercado. O mercado da Nathan Phillips Square é menos tradicional e bonito que o do Distillery District, e se for para escolher um certamente vá no segundo. O Toronto Christmas Market como o evento é chamado é incrível e certamente ao chegar lá você vai entrar no clima do Natal. O evento é gratuito nos dias de semana e nos finais de semana há uma taxa de $6 para entrar. Nos dias de semana o local abre ao meio-dia e fecha às 9pm e dos finais de semana abre mais cedo (10am). Eu escrevi um post sobre os 10 motivos para vocês visitarem o local em 2017 e você pode ler o post aqui.

Eu não sei quanto a vocês mas quando eu como um brunch eu fico super satisfeita e não preciso almoçar (ou até jantar). Mas se você não é como eu o Distillery District é o lugar para você comer. Além das barraquinhas com várias delícias o local possui diversos restaurantes – que podem estar bem lotados nesta época do ano por causa do evento. Entre os lugares estão o El Catrin, Archeo, Pure Spirits, Mill Street Brewery, Cacao 70, entre outros. E não esqueça um café ou chocolate quente no estiloso Balzac’s.

Termine seu dia nos jardins iluminados do Castelo de Toronto

A minha dica para você fechar o dia com chave de ouro é seguir para a Casa Loma para participar do evento Winterland Nights, que acontece no local das 5pm-9pm. O evento consiste em luzes nos jardins do castelo e algumas apresentações dentro do mesmo. Além disso, a árvore de Natal da Casa Loma é considerada uma das mais lindas de Toronto. O ingresso para o evento é o mesmo valor da admissão em dia normal para a atração ($30 para adultos). A foto que ilustra este post é de divulgação do evento, porque ainda não tivemos a oportunidade de ir ao local (mas indico porque vários amigos já foram e aprovaram).

Trajeto via TTC e mapa com localização das atrações

Para facilitar a vida de vocês eu resolvi descrever o roteiro para você curtir todas estas atrações usando o TTC e também incluir um mapa com as atrações que citei. Em primeiro lugar você deve pegar um metro e saltar na estação Dundas ou Queen da linha 1 (amarela). A estação vai depender se você quer comer no centro ou não – e onde você vai comer. Você também pode saltar na estação Dundas e ir andando por todo o Eaton até a sua parte mais sul, passando pela árvore e pelas renas luminosas do Papai Noel que estão espalhadas pelo shopping e são lindas. Para curtir a The Bay e a praça da prefeitura (com todas as suas atrações) você não precisa pegar transporte público – faça tudo a pé pois é muito perto.

Dali, para ir para o Distillery a melhor maneira é pegando um streetcar da King Street. Para isso você deve caminhar 700 metros (sentido sul) pela Bay Street até a King Street e na esquina esperar pelo streetcar 504 East. Se estiver muito frio dá para fazer o trajeto por baixo da terra pelo The Path. Quando chegar no ponto da Trinity Street salte e caminhe mais 600 metros no sentido sul até chegar no Distillery. O trajeto todo demora menos de 25 minutos.

Por fim, do Distillery até a Casa Loma o trajeto pode ser mais demorado, ainda mais no final do dia. Se você não se animar a pedir um Uber ou taxi aqui está a rota de TTC: volte para o ponto de streetcar que você veio para pegá-lo de volta para o centro (504 West na Trinity Street com King Street). Desta vez salte no ponto da University Avenue. De lá pegue o metro sentido Sheppard West Station da linha 1 até a estação St Clair West. E de lá caminhe 11 minutos até a Casa Loma. O trajeto demora 1h.

Espero que tenham gostado da maneira com que eu abordei o tema Natal em Toronto e não deixem de ver o que as outras blogueiras que participam do projeto tem a dizer sobre este assunto:

Carina Iani | Blog Outside Brazil
Livi Souza | Blog Baianos no Pólo Norte
Mariana Cimini | Blog Virei Canadense
Mirella Matthiesen | Blog Mikix

5 comentários em “Roteiro de um dia super Natalino em Toronto”

  1. Amei seu roteiro, sabe que pensei em fazer um post como o seu (risos), mas daí mudei de ideia! 🙂
    Ainda não passei na Casa Loma para ver a decoração!!! Preciso ir antes de embarcar para o Brasil.
    Gaby, aproveito para deixar meus votos de um super feliz natal para você e sua família, e que em 2018 a gente se encontre várias vezes 🙂
    bjão

  2. Adorei a sua abordagem, o roteiro está perfeito! Não fui ver a decoração da Casa Loma esse ano, passei na frente e dava para ver que estava lindíssima. Feliz Natal e um super Ano Novo para vocês. Beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *