Pular para o conteúdo

4 mapas que irão te ajudar a escolher a melhor região para morar em Toronto

Já perdi a conta do número de vezes que recebi perguntas sobre a melhor região ou bairro para morar em Toronto. Realmente é um assunto complicado já que todo mundo quer morar bem e não quer pagar preços abusivos. E também é difícil fechar um contrato de 1 ano de aluguel em uma região e depois do primeiro mês descobrir que o lugar não é legal e ter que perder dinheiro para mudar ou sofrer por 11 meses. Pensando nisso eu resolvi combinar neste post 4 mapas que trazem informações sobre 4 pontos importantes quando o assunto é escolher uma região para morar em Toronto: criminalidade, preço dos imóveis, acesso via transporte público e qualidade das escolas.

Mapa 1: Criminalidade

O primeiro mapa que trago para vocês é o de criminalidade. Sim, Toronto não é uma cidade 100% segura e embora os números de criminalidade (assaltos, assassinatos e afins) são bem menores do que os números do Brasil ainda existem. E o mapa que trouxe acima foi criado pela rede de televisão CBC no ano passado e traz informações de várias categorias de criminalidade entre 2004 e 2011 em 140 bairros de Toronto, usando os dados da polícia (clique aqui e veja a metodologia usada para criar o gráfico). Há na verdade 8 gráficos com 8 categorias de crimes: assaltos, crimes sexuais, assaltos em casas, roubos, drogas, veículos roubados, roubos grandes e assassinatos. Clicando aqui vocês podem ver todos os 8 mapas interativos.

As seguintes regiões possuem o maior número de crimes: Bay Street Corridor, Brookhaven-Amesbury, Bedford Park-Nortown, Moss Park, Yorkdale-Glen Park, Elms-Old Rexdale, Lambton Baby Point. Se olharmos no mapa a região com mais crime está em vermelho mais forte, e grande parte desta área fica no centro da cidade.

Mapa 2: Preço dos Imóveis

Um mapa super importante na hora de escolher o bairro que você vai morar é o do preço dos imóveis. Sim, existem bairros incríveis e super seguros em Toronto, mas os preços dos imóveis por lá são absurdos. E existem bairros com preços mais acessíveis e com ótima reputação. O mapa dos preços muda bastante e a cada ano a gente vê os preços dos imóveis geralmente aumentarem. O mapa que eu trouxe foi publicado no site indie88 (neste post aqui) e achei super simples de ser interpretado: em azul estão as áreas mais baratas, com a média de preços das casas abaixo de C$700.000 e em laranja as mais caras, acima de 1 milhão. A área mais barata para se morar é o Regent Park e a área mais cara é a de Forest Hill South. Estes preços são de maio de 2017 e até achei engraçado porque procurando é quase impossível achar uma casa legal por menos de 1 milhão, mesmo nas áreas mostradas em azul no mapa.

Além deste mapa eu gostaria de mostrar para vocês dois outros: um interativo de 2015 – este aqui – e um com a média de preços de 2017, mostrando a porcentagem de aumento dos imóveis em 2017 – este aqui.

Mapa 3: Transporte Público

O último mapa que eu acho importante mostrar para vocês é o do transporte público da cidade, retirado do site do TTC (este aqui). Isso porque é importante escolher uma região que tem acesso fácil ao transporte público e que te leve ao seu trabalho ou escola todos os dias em um tempo razoável. O metro de Toronto é pequeno e apesar de estar em expansão está longe de ser ideal. Toronto ainda possui os streetcars e ônibus. Em geral todos os bairros de Toronto tem acesso através de pelo menos um destes tipos de meios de transporte, mas é importante pesquisar bastante e estudar mesmo possíveis rotas, para não se arrepender depois de ter alugado ou comprado seu imóvel por ter que ficar 2h para chegar no seu trabalho todos os dias.

E se você tem interesse em ver estudos no assunto eu sugiro ler esta reportagem no site da Universidade de Toronto, que traz uma série de mapas que contrastam os empregos e o acesso através de transporte público.

Mapa 4: Localização e qualidade das escolas

Se você tem filhos a categoria escola deve pesar demais na escolha do bairro que você vai morar. Isso porque em Toronto as escolas públicas são divididas por áreas. Isso significa que a escola do seu filho estará diretamente ligada ao seu endereço. Este deve ser um ponto importantíssimo para a escolha da sua residência, para garantir que a área de moradia fosse atendida por uma escola de qualidade. No site do Toronto District School Board é possível descobrir a escola que atende a sua área de moradia. Você também consegue encontrar o ranking das escolas, com suas avaliações/notas no Fraser Institute (onde os dois mapas que ilustram este post foram retirados – o primeiro com ranking de elementary schools e o segundo de fundamental schools). É interessante dizer que este site também está disponível para outras províncias do Canadá.

Afinal, qual o melhor bairro?

Esta pergunta é super difícil de ser respondida e vai depender de onde você irá trabalhar ou estudar e do quanto você pode gastar. Não há uma resposta para todos e cada pessoa ou família terá um bairro ideal, baseado nas suas necessidades (uso de transporte público, tamanho da família, renda familiar, gosto, tipo de imóvel, local de trabalho, etc). Espero que os mapas e as informações que trouxe possam ajudar vocês a pelo menos selecionar 2-5 bairros para conhecerem e olharem imóveis (para alugar ou comprar). Minha dica é nunca alugar um imóvel antes de conhecer o bairro. Se você está vindo para Toronto morar vale a pena ficar em um airbnb por algumas semanas e ai visitar o bairro escolhido e alguns imóveis para ter certeza. E se o objetivo é comprar o papel de um realtor é fundamental neste processo, conforme eu expliquei aqui. Paciência é chave neste processo.

Espero que tenham curtido o post e não deixem de comentar se outros mapas ou categorias te ajudariam a escolher um determinado bairro.

9 comentários em “4 mapas que irão te ajudar a escolher a melhor região para morar em Toronto”

  1. Mais um post campeão! Tenho certeza de que muitas pessoas levantam a mao pro céu de ter informações tão mastigadas quanto as que você passa. Sucesso pra vocês!

  2. Melhor post Gabi. Obrigada, realmente o que eu precisava. Estou indo para o Canadá (provavelmente Toronto) ano que vem e estou perdidinha. Seu blog sempre me salta! Beijinhos

  3. Bom dia Gaby. Gosto muito dos seus posts pois mostram fatos mais realísticos de uma pessoa mais madura na cidade/país. Estou em Toronto a um ano e adorei a cidade mas estou voltando para o Brasil. Quem sabe eu volte mas não para morar em Toronto, estou procurando uma tranquilidade familiar que percebi ser mais difícil encontar em uma metrópole com esta. Deus abençoe.

  4. Olá Gabi! Dicas excelentes! Você tem alguma dica para estudantes que queiram partilhar um apartamento pequeno ao menor custo? Onde procurar? Há algum site para isso? Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *