Pular para o conteúdo

Dicas de segurança para o Halloween

Hoje é Halloween e a cada ano que passa a gente curte mais e mais esta comemoração. Confesso que agora com o Thomas maiorzinho tudo passa a ser bem mais legal, embora ela fique bem assustado com as aranhas e as mãos ensanguentadas que “embelezam” as casas nesta época do ano. Apesar de já morarmos aqui no Canadá desde 2010 a gente é novato em alguns assuntos relacionados ao Halloween, e um deles é a segurança. Isso mesmo, segurança! Eu fiquei meio chocada quando vi a lista que recebi no email do trabalho com dicas de segurança para o Halloween… e é claro que pensei “estamos no Canadá!”. Se pararmos para pensar tem gente mal intencionada em todo lugar do mundo – inclusive aqui – e nesta época do ano muitas pessoas se aproveitam.

Eu resolvi pegar a listinha de dicas que recebi e elaborar um pouco neste post. Algumas dicas achei super válidas e outras um pouco exageradas, mas como não sou expert de Halloween eu resolvi escrever todas elas e perguntar a opinião de vocês sobre estas dicas de segurança: exagero ou necessárias?

Escultura nas abóboras

dsc_5809

Geralmente as esculturas nas abóboras (pumpkin carving) são feitas antes do dia 31, mas tem muita gente que tira a noite para fazer atividades com as crianças. Fazer estas lanternas – como eu expliquei neste post e vídeo aqui – é muito divertido mas pode ser perigoso pois envolve facas e até furadeiras. Há uns kits que vendem no supermercado mas mesmo não tendo facas em si envolvem objetos cortantes. A dica aqui é permitir que seus filhos mais novos pintem e decorem as abóboras com desenhos e adesivos.

Vestindo uma máscara

Não é recomendado usar máscaras pois elas podem obstruir a visão do seu filho. Mas, se você ou seu filho planejam usar uma máscara durante a noite de Halloween é importante certificar-se que os orifícios dos olhos sejam grandes o suficiente para ver claramente a frente e periferias. Você pode ter que cortar mais as aberturas dos olhos para permitir uma maior visibilidade. Se seu filho irá andar pelas ruas com amigos este cuidado é importante e vale a pena falar que se o buraco ficar muito grande sempre dá para pintar a área ao redor dos olhos para deixar a máscara mais real.

Doces de estranhos

attachment-1-12

É engraçado pensar que durante a noite de Halloween as crianças pedem doces para estranhos e os pais não se importam (certamente é a única noite do ano que isso acontece). É extremamente importante que seus filhos só comam os doces depois que você examine adequadamente e veja se o doce está em bom estado ou fechado. A minha dica é que você só vá na casa de conhecidos. No primeiro Halloween que o Thomas fez trick-or-treating a gente caminhou pela vizinhança e fomos na casa das pessoas que conhecíamos e não dos vizinhos que nunca encontramos. E vamos fazer isso este ano também!

Seja visto

attachment-1-13

A brincadeira de ir nas casas pedir doces acontece na noite do dia 31, e como já estamos quase chegando no inverno está escurecendo bem rápido e dependendo de como o clima estiver 6pm já estará escuro. Isso quer dizer que seu filho irá andar pelas ruas pedindo doce no escuro. Por isso é importante pensar na fantasia do seu filho: colorida para ser visível à noite ou, se for escura, de um material brilhante. Há a dica de adicionar fitas adesivas refletivas em parte da fantasia. E vale falar que se você estiver dirigindo nesta noite todo cuidado é pouco (a dica para motoristas é dirigir abaixo da velocidade máxima permitida nesta época do ano).

Cuidado com os monstros reais e as casas mal assombradas

dsc_7165

Às vezes, há monstros que são mais significativos do que assustadores. E isso pode acontecer aqui em Toronto também! Por isso, nunca deixe seu filho entrar na casa de um estranho ou até tocar a campainha de casas desconhecidas sem você estar por perto. Obviamente com meu filho de 2 anos eu e meu marido (e Jojoe) estaremos juntos fazendo a brincadeira, mas pais de crianças maiores geralmente não estão presentes. É sempre legal ter um adulto supervisionando a criançada para ter certeza que nenhum destes monstros irá fazer mal a eles. Por aqui eles dizem que abaixo dos 12 anos um adulto sempre deve estar presente. Uma outra dica é somente tocar na campainha das portas que tem decoração de Halloween e estão com as luzes acessas – isso é um indicativo de que aquela família está participando da brincadeira. Eu lembro que em um dos Halloweens que tivemos aqui em casa vieram tantas crianças no começo que acabou o doce – ai eu apaguei as luzes e as pessoas pararam de vir!

Rota e horário

img_5941

Este cuidado que estava na lista é mais para crianças maiores que vão fazer a brincadeira de trick-or-treating sem supervisão. A dica é que você mostre a rota para as crianças antes ou determine esta rota, e peça para seu filho ligar de tempo em tempo ou ir até a sua casa de tempo em tempo (deixar os doces ou mesmo para dizer se está tudo bem). Este cuidado não é somente pelo fato de pessoas má intencionadas, mas porque seu filho pode se perder. E também tenha em mente que quando estamos nos divertindo o tempo passa rápido, então antes do seu filho ir pedir doces pelas ruas vale definir um horário para ele estar de volta.

Doces e mais doces para todos

Qualquer tipo de doce é super prejudicial para seu animal de estimação, mesmo que “um pouquinho”. Coloque os doces que seu filho receber em um local alto e seguro para que seu cachorro não consiga alcançar e olhe sempre o caminho para ter certeza que não há nenhum pedaço de chocolate ou resto de bala no chão. Em relação ao seu filho, faça a brincadeira de trick-or-treating depois de um bom jantar – nunca leve seu filho para pedir doces de barriga vazia. Se eles estiverem ansiosos e não quiserem comer sempre dá para usar a desculpa de “grande refeição, grande sobremesa”.

Fantasias seguras e quentes

dsc_7195-1

Uma dica que achei importante é em relação à segurança das fantasias. Tenha certeza que a fantasia está em um bom tamanho e não há partes grandes que posso provocar quedas ou obstruir o movimento do seu filho (pode parecer uma dica boba, mas já vi muitas crianças baterem aqui na porta de casa com fantasias super desconfortáveis e enormes, dificilmente eles conseguiam descer as escadas da entrada da minha casa depois de virem aqui). E a outra dica refere-se ao clima: final de outubro é sempre frio (a previsão deste ano é de máxima de 8C e mínima de 3C, além de clima nublado com chance de chuva – ou seja, muito casaco para seu filho).

Espero que tenham gostado das dicas e não deixem de comentar o que acharam delas e se vocês incluiriam ou tirariam alguma coisa. Bom Halloween para todos e ótimo trick-or-treating.

3 comentários em “Dicas de segurança para o Halloween”

  1. Um coisa, eu moro em prédio e achei estranho as crianças virem sozinhas pedir doces. Tá certo que não é escuro nem nada e elas estão dentro do edifício mas tem gente má em todo mundo, até aqui. Acho que ngm segue estas dicas não! Abçs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *