Pular para o conteúdo

High Tea no Shangri-La Hotel de Toronto

Attachment-1 (56)

Semana passada eu e mais duas blogueiras brasileiras que moram em Toronto – a Livi do Baianos no Pólo Norte e a Mirella do Casal Mikix – fomos convidadas para tomar um high tea no badalado hotel Shangri-La e contar toda esta experiência para vocês nos nossos blogs. E é sobre esta tarde maravilhosa que tivemos – de comida delicioso, bons papos e risadas – que eu vou escrever hoje para vocês aqui no blog.

Afternoon Tea versus High Tea

Attachment-1 (57)

Tomar chá da tarde é uma tradição britânica que nasceu em 1662 mas só em meados do século XIX que a prática de tomar chá da tarde virou moda, graças à duquesa de Bedford, Anna Maria Russell. Ela tinha o costume de tomar chá com algum quitute entre o almoço e o jantar e costumava convidar seus amigos para participarem desta experiência que incluía pequenos sanduíches, bolos e geléias. Hoje em dia a tradição é super popular na Inglaterra e em vários países colônias – como o Canadá – e o antigo “chá das 5” acaba acontecendo por aqui em qualquer horário da tarde especialmente nos principais hotéis de Toronto.

Conforme escrevi anteriormente a tradição do afternoon tea veio da nobreza, mas todas as classes acabaram adquirindo esta atividade. O que aconteceu foi que os trabalhadores não poderiam parar o trabalho às 5pm para tomar um chá e precisavam esperar o final do turno de trabalho. E ai, quando iam tomar seu chá já mais tarde, os pratos servidos eram mais substanciais do que apenas chá e bolo. Os trabalhadores precisavam de um sustento depois de um dia de trabalho duro, então a refeição pós-trabalho era mais elaborados e acompanhados por uma panela de chá forte. Por causa do tipo de comida eles não sentavam em poltronas baixas e confortáveis e sim em cadeiras altas – e é por isso que o chá dos trabalhadores era chamado de High Tea. Confesso que depois que entendi a diferença de Afternoon Tea e High Tea eu chamaria a experiência do chá que tomamos de Afternoon Tea, por ser chique e refinado. Mas acredito que o nome High Tea que eles se chamam se deve ao fato de que a comida é super elaborada e você sai muito (muito mesmo) satisfeito. Continuem lendo o texto para saber da experiência em detalhes.

Sobre o Shangri-La Hotel

Attachment-1 (62)

O Shangri-La Hotel de Toronto abriu suas portas em 2012 e, como todos os hotéis do mundo da rede asiática Shangri-La, incorpora muita arte na sua arquitetura e tenta sempre ter um toque da cultura do Leste e Oeste. Tenho certeza que se você já andou pela University Avenue deve ter notado a escultura Rising do artista chinês Zhang Huan. A escultura é um símbolo do desejo do artista para uma cidade onde a humanidade e a natureza vivem em harmonia. Veja esta e outras esculturas de Toronto clicando aqui.

Sempre que o nome Shangri-La vem na minha cabeça eu lembro do Momofuku, um restaurante que é super conhecido por aqui e fica do lado do hotel (mas não faz parte dele). O complexo de três andares de Momofuku – que é adjacente mas não faz parte do Shangri-La – abriga atualmente quatro “conceitos” diferentes: Noodle Bar, Nikai, Daishō (que serve refeições de “grande formato”) e Shōtō, cujos 22 lugares são reservados para menus de degustação. Todos que já foram no local recomendam e acredito que a experiência deve ser válida. Clique aqui para mais informações.

Ainda sobre o hotel, ele é também conhecido pela sua ótima localização: entre o Financial e Entertainment District de Toronto, perto do Eaton Centre e dos restaurantes da Queen e King Street e do lado de uma estação de metro. Nunca fiquei hospedada por lá mas lendo alguns reviews na internet sobre os 153 quartos e 49 suítes do local eu fiquei maravilhada: hóspedes recebem macarons de boas-vindas, banheiros tem chão aquecidos e são revestidos de mármore do teto ao chão, os produtinhos do banheiro são da marca L’Occitane, entre outros mimos. Realmente é um lugar incrível para você ficar hospedado se tiver condições financeiras para tal.

Sobre o High Tea no Shangri-La Hotel

Attachment-1 (51)

O chá é servido no hall do hotel (isso mesmo), mas o espaço é super claro (todo de vidro) e super arrumado que você nem se dá conta que está em um hall de hotel. Há pianista, mesas mais baixas com sofás e mesas mais altas. Há 4 horários que o chá é servido: 2pm, 2:30pm, 4pm e 4:30pm. Fomos no horário de 2:30pm e estava bem cheio (eles recomendam fazer reserva e você pode fazer aqui).

Attachment-1 (60)

A experiência começa com um drink – há drinks alcóolicos e não alcóolicos. Depois da bebida você escolhe seu chá – há literalmente um livro com quase 70 opções de chás para você escolher – e as comidinhas chegam para você degustar com calma. O prato das delícias possui 3 andares e você começa experimentando as comidas salgadas (que estão na prateleira de baixo), seguido pelos scones e geléias (na prateleira do meio) e por fim os doces (na prateleira do alto). Confesso que quando o prato chega e você vê aqueles doces lindos dá uma vontade louca de começar por eles. São 10 delícias para você provar e eu garanto para vocês que você sairá de lá muito satisfeito.

Attachment-1 (54)

Vale falar que a cada temporada o menu do chá muda e muitas vezes há um tema associado aos ingredientes que compõem as delícias. O tema de julho de 2017 é More Than Maple High Tea, que é uma homenagem aos 150 anos do Canadá. Eles tem menu especial de dia dos namorados, dia das mães, Natal, entre outros.

Attachment-1 (48)

Attachment-1 (47)

Attachment-1 (52)

Attachment-1 (53)

Eu sou da opinião que momentos devem ser celebrados e vivenciar a experiência de tomar chá em um dos melhores hotéis de Toronto na companhia de pessoas especiais é algo único. E é por isso que eu recomendo a experiência, mesmo com o preço de CAD$61 por pessoa. Vale muito, especialmente para celebrar alguma ocasião ou fazer um encontro com as amigas que você não vê a muito tempo. O ambiente é lindo e a comida é maravilhosa. E vale falar que sites como o Groupon e Travelzoo tem sempre desconto. Atualmente o Travelzoo está com uma promoção de chá para 2 pessoas por CAD$89 (CAD$45 por pessoa – clique aqui).

Mais informações

Attachment-1 (50)

Endereço: 188 University Avenue.
Telefone: +1(647)788-8281
Email para reservas: lobbyreservations.slto@shangri-la.com
Website: shangri-la.com
Horários: 2pm, 2:30pm, 4pm e 4:30pm

7 comentários em “High Tea no Shangri-La Hotel de Toronto”

  1. Amei a dica Gabi. Quero muito ter também a experiência, mas fico na dúvida em qual hotel ir (pesquisei aqui e vc indica outros hoteis, então não sei qual ir. obrigada)

    1. Ola Heloisa. Eu já fui em 3 chás da tarde aqui em Toronto e gostei de todos. Acho que depende muito do que vc busca e qual vc acha mais legal – tem post dos 3, dá uma olhada e veja o que mais te agrada. Beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *