Pular para o conteúdo

10 curiosidades sobre a vida no verão em Toronto

sup-2

Eis que finalmente o verão em Toronto. E junto com a mudança de temperaturas a vida na cidade também muda. Isso mesmo: temos uma Toronto no frio e uma no calor. E pensando nestas mudanças eu resolvi escrever um post com algumas curiosidades sobre a vida por aqui na estação mais aguardada do ano.

1. Verão é sinônimo de construção

O verão é chamado por aqui de construction season (ou temporada de construção) pois é quando a cidade aproveita as boas temperaturas para arrumar tudo. Geralmente há construções na Gardiner (uma das principais rodovias que circundam a cidade), nos trilhos dos streetcars (este ano, por exemplo, não estamos tendo streetcars na Queen Street West por causa de obras) e em diversas ruas da cidade. Eu entendo que as construções são necessárias, mas é bem chato você querer aproveitar o verão e ver tudo bagunçado ou cheio de entulhos de obras, ou ainda pegar um trânsito caótico (que já é horrível normalmente mas com as construções tende a ser muito pior).

2. Qualquer temperatura positiva é festejada

Isso mesmo: você não vai ver nenhum Canadense reclamando quando temos 15C em pleno verão ou ainda quando a sensação está com mais de 40C. Qualquer temperatura quente é muito celebrada por todos aqui, afinal a gente tem pelo menos 6 meses de frio todos os anos.

3. Dias longos e bem aproveitados

Os dias do verão são longos e geralmente bem aproveitados. Por aqui amanhece umas 6am e só vai anoitecer 9pm, o que te dá muitas horas de sol. Nós geralmente vamos cedo para o trabalho e voltamos cedo, para poder aproveitar o final da tarde com Thomas e Jojoe. Nos dias de sol sempre rola um passeio no lago ou no parque, uma carninha na churrasqueira ou uma brincadeira de rua (bola, carrinho e água). Os dias longos e de calor são super aproveitados e é esta a maneira que aproveitamos a vida aqui em Toronto.

IMG_3788

4. Cuidado com “a sorte” de pegar metrôs vazios

Ai você está esperando o metrô no horário do rush e tem “a sorte” de pegar um vagão do metro vazio quando os outros estavam lotados. Você brinca e até questiona porque as pessoas não trocam na estação seguinte….Fato é que aquele vagão certamente estará sem ar condicionado, o que acontece de forma regular por aqui. Então fica a dica se você for depender de metro no verão: sempre suspeite de vagões vazios quando os outros estão lotados. No caso dos streetcars o jeito é respirar fundo e aproveitar a “brisa” da rua, já que os carros antigos não tem ar condicionado.

5. A Dundas Square não é frequentada por Canadenses, nem no verão

A Dundas Square (ou Yonge Dundas Square) é uma praça que fica no centro de Toronto e é cheia de outdoors e telões (muitos a chamam de mini Times Squares) – eu mostrei ela para vocês aqui no blog. Se você passar pela praça no inverno ela não vai estar cheia (porque com o frio as pessoas não ficam “passeando” por praças), mas o engraçado é que se você passar por lá no verão também não vai achar muita gente (a não ser que esteja acontecendo um evento por lá). A praça não é muito querida pelos canadenses e você só vai encontrar turistas por lá. Mas vale falar que em tempos de calor ela possui aqueles chafarizes sincronizados que saem do chão que são uma ótima maneira de entreter crianças em dias de calor.

6. Nada de comprar bicicletas novas

Sim, o roubo de bicicletas é (infelizmente) muito comum aqui em Toronto. Mais de 18000 bicicletas foram roubadas entre janeiro de 2010 e junho de 2015. E a maioria destes roubos acontece no verão, pois é quando as pessoas utilizam mais as magrelas como meio de transporte. Há áreas na cidade que possuem alto risco e que você deve evitar deixar sua bike (clique aqui para ver o mapa). Vale falar que a prefeitura possui um sistema de registro que você pode reportar a bike roubada e quando eles encontrarem (se encontrarem) o retorno será mais fácil.

Jojoe_Bike_Lakeshore

7. O parque público é onde você quer estar

Esta é uma curiosidade bem óbvia, mas eu não poderia deixar de citar na minha listinha. Todos os moradores de Toronto AMAM parques e no verão eles ficam lotados. E não pensem que os parques possuem apenas grama e quadras. Em muitos deles vocês encontram piscinas públicas, splash pads, wading pools (piscinas para crainças) e até parques aquáticos.

8. O tráfego pode ser um lugar de aprendizado

Como eu falei no item 1 o verão é também a temporada de construções aqui em Toronto. E junto com obras vem o trânsito. Mas eu já notei que no verão as pessoas estão mais felizes e o trânsito – apesar de intenso – flui com mais facilidade. Eu sinto que pela temperatura estar boa as pessoas estão mais felizes e acabam sendo mais educadas no trânsito. Elas continuam tendo pressa em chega em casa, mas os dias são mais longos e elas sabem que vão poder aproveitar ainda algumas horas de sol com sua família. Pode ser somente percepção minhas, mas o trânsito no verão é muito mais relaxante.

9. A diversidade cultural é celebrada

É durante o verão que os festivais culturais acontecem em Toronto. Alguns destes festivais são os seguintes: Taste of Little Italy (festival italiano), Taste of Danforth (festival grego), Salsa on Saint Clair (festival latino), Brazilfest (festival brasileiro), Toronto Caribbean Festival (festival caribenho), Festival of South Asia (festival asiático), AlohaFest (festival da Polinésia), e por ai vai. Vale a pena checar a programação aqui e ver qual é a cultura que será celebrada em cada final de semana do verão, pois há um festival a cada semana.

DSC_9315

10. Food trucks são ótimas opções de comidas

Food Trucks são febre aqui em Toronto, mesmo no inverno. Mas no verão você os encontra com mais facilidade nas ruas. E é muito legal pegar algo para comer em um deles e sentar em uma praça para curtir o calor e ver o movimento da cidade. Se você procura por localização e tipo de comida o site torontofoodtrucks.ca é perfeito: ele traz todos os food trucks abertos a cada dia, o que eles servem e onde estarão estacionados. Vale falar que os food trucks não podem estacionar em qualquer lugar da cidade e precisam de permissão e licença para operarem.

8 comentários em “10 curiosidades sobre a vida no verão em Toronto”

  1. Poxa Gaby, um dos motivos de querer ir para o Canadá é andar de bike sem preocupação com roubo que tenho aqui no Rio de Janeiro.

    1. Vale lembrar q na realidade, em sua gde maioria são furtos! Eles roubam bikes paradas, não deixa de ser chato e revoltante, mas não precisa ter medo de alguém apontar uma arma pra vc!
      Venha sem medo!

  2. Gaby, eu tb acho q o povo fica mais paciente e educado no verão! É impressionante kkkk parece outra cidade!
    Adoro seus posts! Parabéns

    1. Olá Ingrid… acho que a cidade é segura sim, mas furtos acontecem como qualquer cidade grande. Acho improvável alguém vir com uma arma na sua cabeça para te assaltar, por exemplo, mas furtos podem acontecer. Beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *