O Canadá não é o melhor país do mundo para imigrantes

O Canadá é aclamado mundo afora como um dos melhores países para você imigrar. E como imigrante eu posso dizer que é sim muito bom morar aqui – apesar de não ser perfeito. Porém, uma pesquisa recente mostra que o Canadá não é o melhor país para imigrantes, e nem chega no TOP 10 desta lista.

Top Expat Destinations 2016 — infographic


De acordo com o Índice 2016 Expat Insider da InterNations os imigrantes são mais bem-vindos nos seguintes países: Taiwan, Malta, Equador, México, Nova Zelândia, Costa Rica, Austrália, Áustria, Luxemburgo e República Checa. Não, o Canadá não está entre os 10 melhores países, ficando na posição 12 desta lista.

Entre os piores países para imigrantes estão Tanzânia, Itália, Qatar, MoÇambique, Egito, Arábia Saudita, Brasil, Nigéria, Grécia e Kuwait. Isso mesmo, nosso querido Brasil está na lista como um dos piores países para receber imigrantes.

Expat Women vs. Men: The Top Ten Destinations by Gender 2016 — infographic

O infographic acima mostra as diferenças destes rankings em função do sexo – sim, infelizmente há diferenças na maneira que você é tratado se você é um imigrante do sexo feminino ou masculino. Há algumas mudanças e os países que melhor recebem imigrantes mulheres são Taiwan, Equador e Malta ao passo que Nova Zelândia, Cyprus e também Taiwan recebem melhor os homens.

A pesquisa foi realizada pesquisando mais de 14000 imigrantes de 174 nacionalidades e 191 países ou territórios que moram ou trabalham fora de seus países de origem. Os países receberam notas baseados em 5 categorias: qualidade de vida, facilidade em estabelecer-se no país, finanças pessoais, trabalho no exterior e vida em família. Há ainda várias subcategorias e o Canadá ficou bem colocado em algumas delas: bem-estar dos filhos (1o.), saúde das crianças (3o.), atividades de lazer para crianças (4o.), sendo bem recebido (6o.), segurança (4o.) e saúde e bem-estar (12o.). Dá para notar que ter crianças por aqui é muito bom – e é mesmo (e este é um dos motivos que muita gente vem morar aqui).

Continuando sobre a colocação do Canadá nesta pesquisa, na categoria trabalho no exterior o Canadá ficou na posição 23, mas na subcategoria horas de trabalho ficou em 4o. lugar com “apenas” 41h de trabalho por semana. Em relação à categoria vida em família surpreendentemente o Canadá ficou na posição 20 (digo “surpresa” pois eu sinto que os canadenses prezam muito a família e imaginei que o Canadá estaria em uma posição muito mais alta). Na categoria finanças pessoais o Canadá ficou na posição 53, indicando que não é fácil guardar muito dinheiro por aqui (e que o imigrante gasta também bastante para se estabelecer).

Achei a pesquisa ótima e é bem legal para todos aqueles que pensam em imigrar. Vale a pena ler o relatório completo (disponível aqui) e colocar na balança todos os resultados da pesquisa com as suas expectativas sobre a vida no Canadá. Claro que esta é só uma pesquisa e que a vida por aqui varia muito em função de diversos aspectos. Mas, novamente, sempre é bom ler, pesquisar e estar ciente do que outros imigrantes pensam sobre o assunto.

No geral foi encontrado que países do hemisfério sul recebem melhor os imigrantes do que o hemisfério norte. E agora eu pergunto para vocês, imigrantes e futuros imigrantes do Canadá: o que vocês tem a dizer? Como vocês são tratados por aqui? Como vocês esperam ser tratados por aqui? Vocês concordam com a colocação do Canadá? Dá para discutir bastante o assunto, que é bem polêmico e com opiniões controversas. O assunto envolve o fato de que muitos consideram os canadenses um povo frio. Outros acreditam que imigrante será sempre imigrante (e nunca irá totalmente se sentir em casa). Outros ainda acham que a facilidade em imigrar não está associada ao fato de que a vida aqui será fácil.

A minha opinião – em resumo – é que o Canadá é sim um ótimo país para imigrantes, mas não é perfeito e como em qualquer lugar há sim problemas e muitos desafios que devemos passar. Eu vou com certeza escrever mais sobre o assunto em um post futuro, aguardem. E você: o que pensa sobre o assunto? Vou adorar ouvir a sua opinião.



17 Comment threads
15 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
20 Comment authors
Julio

Qual é o problema dessas listas?? Kkkkk. Todas patrocinadas!! Austria, República Tcheca e Luxemburgo?? Que mentira GIGANTE!! Os austríacos são xenófobos, os luxemburguenses são grossos pra caramba e na Rep. Tcheca não é diferente. Mesmo com todos os defeitos, o Canadá é um país muito mais acolhedor que esses.

Ze

Morei na rep tcheca 4 anos e moro em Vienna na austria há 2 e meio. Minha esposa é canadense e tem dificuldade a se adaptar aqui pois de maneira geral o povo é grosso! Eu só estive no Canadá por 3 semanas então não da pra comprar por experiência própria mas os imigrantes que conheço que foram da Europa e do Brasil falam que é um lugar onde sentem em casa. Um país de imigrantes. Na austria tu nuca se sentirás em casa. Tem amizade com outros estrangeiros e alguns locais mas de forma férias são bem fechados aqui.

Fred Gil

Bem ..Eu estou pensando em sair do Brasil..por que a situacao que estamos passando por aqui …Nao esta nada boa……Imagino que ir para um outro pais seja uma questao de adaptacao mesmo…pois sao culturas totalmente diferentes…costumes ,habitos,,logo se o pessoa se propoe a isso..nao tem jeito tem que encarar e seguir em frente…se nao tem que voltar para seu lugar…

Diego

Gostaria de saber quais são os métodos mais certos na lei para sair do Brasil e ir pro Canadá.
Tipo tenho 26 anos é casado qual seria uma dica boa para que eu não passasse necessidade no cartão Canadá…

Suellen Borges

Eu não conhecia seu blog e hoje por obra do destino, achei devido a vasta pesquisa que estou fazendo justamente para uma futura mudança pro Canadá. Sou estudante de Eng Civil e logo estou me formando (logo, daqui dois anos rs) e o plano é imigrar pra este país. Tenho um filho de 10 anos e estou buscando uma educação melhor pra ele e oportunidades pra mim. E seus posts me deixou feliz. Tanto pelos elogios quanto as criticas, é um desafio que quero correr o risco. As pessoas respondem você aqui e dão opiniões ótimas. Acho que vou continuar… Read more »