Pular para o conteúdo

Toronto 2017: 12 eventos em 12 meses

Um dos motivos que me faz amar tanto morar em Toronto é a capacidade que a cidade tem de estar sempre cheia de vida e de eventos. Não importa se está 30C ou -30C lá fora, sempre há algo para você fazer por aqui. E pensando nisso eu resolvi selecionar um evento por mês para escrever este último post de 2016 para vocês. E devo confessar que foi super difícil selecionar apenas um. Espero que gostem do post e que aproveitem o novo ano para curtir tudo que a cidade tem a oferecer. Vale falar que em 2012 eu fiz uma versão “mais simples” deste post (clique aqui e confira).

Janeiro: Niagara Icewine Festival

dsc_7135

Um legítimo Icewine deve ser preparado a partir de uvas maduras colhidas congeladas. Por isso, é mais comum na Áustria, Alemanha, norte da Itália e Canadá. Inclusive, a região de Niagara (mais precisamente península de Niagara, próxima a Niagara Falls) é a maior produtora mundial desta “sobremesa”. Icewine é um dos símbolos Canadenses e em janeiro acontece na região de Niagara o Icewine Festival. Clique aqui para mais informações.

Fevereiro: Winterlicious

DSC_9690

Winterlicious é um um festival anual no qual os restaurantes participantes oferecem menus de 3 pratos (entrada, prato principal e sobremesa) com preço fixo para o almoço e jantar. Em 2017 mais de 220 restaurantes de Toronto irão participar do evento que acontecerá entre 27 de janeiro e 9 de fevereiro. Há ainda eventos gastronômicos como aulas culinárias e jantares na Casa Loma. Eu escreverei mais sobre a edição 2017 aqui no blog e enquanto o post não vai ao ar não deixe de ver mais informações sobre o evento aqui e aqui.

Março: Festival de Maple Syrup

dsc_0658

Em março há vários festivais de Maple Syrup ao redor de Toronto. Estes festivais são eventos que mostram como o Maple é retirado das árvores, além de terem outras atrações e muitas guloseimas. Maple syrup – chamado em português de xarope de bordo ou xarope de ácer – é o xarope extraído da seiva bruta das árvores do gênero maple, ou em outras palavras a árvore típica do Canadá. A coleta desta seiva acontece num período restrito, no final do inverno e início da primavera (geralmente em março), quando as árvores acordam da “hibernação” do inverno e voltam a produzir seiva em abundância. Clique aqui e veja um post sobre quando visitamos uma destas fazenda.

Abril: Hot Docs Festival

hot

Hot Docs é o maior festival de documentários da América do Norte, oferece uma excelente seleção de mais de 200 filmes do Canadá e do mundo para mais de 200 mil pessoas em Toronto. É a maior feira, conferência e festival de documentários da América do Norte. Além do festival o Hot Docs traz uma conferência e eventos comerciais para profissionais do ramo, incluindo o famoso Hot Docs Fórum e a loja Doc Shop. Veja mais informações aqui. Fonte da foto: www.hotdocs.ca

Maio: Doors Open Toronto

DSC_9422

O Doors Open Toronto é um dos eventos mais legais e interessantes da cidade. Primeiro porque é sempre no último final de semana de maio, em uma ótima época do ano quando as temperaturas já estão elevadas e você quer ficar na rua, já que ficou hibernando por 6 meses. Segundo porque envolve conhecer lugares incríveis da cidade de graça, ou seja, você pode conhecer vários pontos turísticos sem pagar nada. Terceiro porque acontece durante durante dois dias (sábado e domingo) então dá para fazer muita coisa e curtir muito. Por fim, é o maior evento do gênero no Canadá e um dos três maiores eventos de portas abertas no mundo. Portanto, razões para você participar são várias. Clique aqui e aqui e veja mais informações.

Junho: Luminato Festival

dsc_6073

O Luminato Festival é um festival de música, dança, cinema, comida e outras expressões criativas aleatórias que acontece em várias partes de Toronto durante junho. Cada ano um “tema” é destacado: por exemplo já teve ano com apresentações do Cirque du Soleil pela cidade e outro ano o foco foi comida e eventos gastronômicos (até participamos de um e eu contei tudo para vocês aqui). Mais informações você encontra aqui.

Julho: Fazenda de flores

DSC_6705

Claro que em julho há vários eventos na cidade – porque é verão – mas eu resolvi selecionar a visita a algumas fazendas de flores como o evento de julho. Isso mesmo: há plantações de girassóis e lavandas ao redor da cidade e são eventos imperdíveis. E é em julho que as flores estão abertas e as fazendas recebem visitantes. Indico a Terre Bleu para campos de lavandas e a Bogle Seeds para girassóis. Tenho certeza que você não vai se arrepender de visitar os locais.

Agosto: CNE

IMG_3011

A CNE ou Canadian National Exhibition é um evento anual que acontece no Exhibition Place de Toronto durante os 18 dias que antecedem e incluindo o dia do trabalhador Canadense (Labour Day). Com aproximadamente 1.3 milhões de visitantes a cada ano, a CNE é a maior feira anual do Canadá e a sétimo maior na América do Norte. O primeiro Canadian National Exhibition ocorreu em 1879, em grande parte para promover a agricultura e tecnologia no Canadá. Agricultores, engenheiros e cientistas apresentaram suas descobertas e invenções no CNE para mostrar o trabalho e talento da nação. Como o Canadá cresceu muito de lá para cá a CNE também mudou ao longo do tempo, refletindo o crescimento da diversidade e inovação, embora a agricultura e tecnologia continuem a ser uma grande parte da CNE hoje. Para muitas pessoas na área da Grande Toronto e das comunidades vizinhas a CNE é uma tradição familiar anual. Clique aqui para ler mais sobre a feira e saber minha opinião.

Setembro: TIFF

  Michael Tran/Getty Images;

No início de setembro acontece em Toronto o TIFF, Toronto International Film Festival. Este festival é super bem conceituado e vários filmes lançados no festival já ganharam o Oscar, como American Beauty, Black Swan e Ray. Há vários eventos acontecendo na cidade associados ao festival e você pode até trabalhar como voluntário (clique aqui e saiba como). O legal é você poder assistir a um filme, no final fazer perguntas para o diretor e elenco e ainda de quebra ver alguns famosos atores de Hollywood circulando pela cidade. Fonte da foto: Michael Tran/Getty Images

Outubro: Nuit Blanche

DSC_6859

Nuit Blanche é um dos meus eventos favoritos de Toronto: um festival de arte que acontece durante toda a madrugada de um sábado no início de outubro e conta com diversas exposições por todo o centro da cidade. Todos os anos várias exposições de arte acontecem em pontos importantes da cidade – olha só a foto do laser que foi colocado na CN Tower em 2014 -, as ruas ficam fechadas e o povo sai pra rua para apreciar tudo isso. Clique aqui e aqui e veja um pouco da minha experiência em edições anteriores deste evento, incluindo dicas de planejamento para curtir bastante a noite.

Novembro: Santa Claus Parade

image

A Santa Claus Parade é a parada de Natal que acontece nas ruas do centro de Toronto, marcando a chegada do Papai Noel e das festividades natalinas na cidade. A parada do Papai Noel foi realizado pela primeira vez em 02 de dezembro de 1905 e foi operado e financiado pela cadeia de lojas de departamento do Eaton. Hoje mais de meio milhão de pessoas vão ver a parada, que possui mais de 25 carros alegóricos, 24 bandas e 1700 participantes. O percurso do desfile é de quase 5.6 quilômetros e é uma das maiores produções na América do Norte do seu tipo, e um dos mais antigos paradas de Natal do mundo. Acontece sempre em novembro, em um domingo. Fonte da foto: toronto.ctvnews.ca

Dezembro: Toronto Christmas Market

attachment-1

Toronto possui vários mercados de Natal mas o Toronto Christmas Market que acontece no Distillery District é o mais famosos deles (e até já foi considerado um dos melhores do mundo). O mercado acontece do final de novembro até o Natal e além de ficar em uma das regiões mais charmosas de Toronto (que por si só já é uma atração) possui várias barraquinhas de delícias, artesanatos e presentes, além de esculturas, uma árvore de Natal linda, brinquedos de parque como carrossel e roda gigante e um palco onde se apresentam corais e artistas de Natal. Clique aqui e aqui e leia mais sobre o evento.

14 comentários em “Toronto 2017: 12 eventos em 12 meses”

    1. Oi M Helena. Há sim, vários. Alguns deles: Summerlicious, Taste of Danforth, Taste of Toronto, Toronto Jazz Festival, Ribfest, Redpath Waterfront Festival, Caribana, Toronto Food Truck Festival, entre outros. Tem muita muita coisa mesmo.

  1. Adorei essa ideia de apresentar um evento para cada mês do ano. Assim fica fácil de se organizar com antecedência e não perder nada!

  2. Oi Gabi tudo bem? Eu e meu esposo estamks querendo moro en Toronto e queria comprar uma casa. Você sabe de algum site bom e confiavel de casas a venda?
    Bjus grata desde já!!

  3. Gabi,

    estou indo pra Toronto em Setembro.
    Como faço pra descobrir mais eventos que irá rolar? Qual site poso ver? Enfim, me ajude..ssr

    1. Ola Evelin. Dá para pesquisar no site do turismo Canadense (seetorontonow.ca), no blogto (um blog que eu adoro) e mesmo aqui estarei postando bastante mais perto da data. Dá para ver os posts antigos do blog que eu tenho muitas listas do que fazer em setembro e no outono. Espero ter ajudado.

  4. Beatriz Garcia Mendes Borba

    Gaby, te perguntei em outro post sobre vinícolas mas achei além de algumas sugestões tua para visita o festival do icewine!!!! Ô meu Deus, como resistir??!!!!

  5. Olá Gabi. Estou planejando uma viagem para Toronto + Nova York em
    Junho/2017 e tenho utilizado muito seu blog como fonte de dicas. Obrigada por compartilha-las! Em minhas pesquisas, verifiquei que minha estada coincide com a pride parade e tenho medo de isso ser um problema. Gostaria de saber de vc como fica a cidade nesse período.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *