As novas tarifas do transporte público de Toronto para 2017

img_8735

Quem acompanha o blog deve ter lido o post com 10 motivos para visitar o Canadá em 2017 que eu publiquei no início de dezembro (se você não viu clique aqui). Infelizmente nem todas as notícias são boas para quem virá para Toronto em 2017. Eu sigo as notícias do TTC – o transporte público de Toronto – e hoje eles mandaram um email para os clientes “lembrando” que o custo da maioria das tarifas e passagens aumentará a partir de 1 de janeiro de 2017.

Em novembro de 2016 a diretoria da TTC aprovou um aumento de 10 centavos para o custo do tarifa comum e do PRESTO (para adultos), bem como um aumento de CAD$4.75 no custo do metropass (o cartão mensal). As tarifas para idosos e estudantes (dinheiro e tokens) também aumentarão em 10 centavos. Day Passes, GTA passes, passes semanais e Downtown Express Stickers também irão aumentar. O conselho da TTC também votou para congelar o preço atual das tarifas para adultos que pagam dinheiro em CAD$ 3.25 e crianças de 12 anos ou mais jovens ainda viajam de graça. Clique aqui e leia mais sobre a aprovação deste aumento.

Segue abaixo uma lista com os valores atuais e os valores de 2017.

AdultoTarifa atualTarifa 2017
Dinheiro$3.25$3.25
Token/PRESTO$2.90$3.00
Weekly Pass$42.25$43.75
Metropass$141.50$146.25
Post-secondary metropass$112.00$116.75

 

Senior/StudentTarifa atualTarifa 2017
Dinheiro$2.00$2.10
Token/PRESTO$1.95$2.05
Weekly Pass$33.00$34.75
Metropass$112.00$116.75

 

OutrosTarifa atualTarifa 2017
Day Pass$12.00$12.50
Downtown Express$41.50$43.00

 

Entendendo os termos do TTC de Toronto:

TTC: é a sigla de Toronto Transit Commission ou em outras palavras o transporte público de Toronto, que engloba o metro, ônibus e streetcars. Mais informações sobre este sistema você lê neste post aqui.

Token: é um passe em forma de moedinha que você compra para utilizar o TTC. Ao invés de pagar em dinheiro você compra estas moedas e as coloca nas catracas para entrar nas estações.

PRESTO: é um sistema de pagamento eletrônico que elimina a necessidade de tokens, passes e dinheiro. Este sistema funciona na GTA e Hamilton (GTHA), além de Ottawa, tornando o pagamento de sua viagem simples, conveniente e seguro. Funciona como um cartão pré-pago (que custa CAD$6 e inicialmente você precisa colocar pelo menos CAD$10 no cartão). Veja mais informações aqui.

Day pass: é o passe diário do TTC, que dá direito a uso ilimitado do transporte público dentro de Toronto por um dia. Ele é válido para qualquer dia da semana a partir da data indicada no cartão até 5:30am do dia seguinte. Você pode comprar o TTC Day Pass com antecedência em todas as estações de metro e apenas raspar o dia que for usar. Nos finais de semana e feriados o cartão pode ser usado por 1 adulto + máximo de 5 crianças ou jovens com 19 anos de idade ou menos, ou 2 adultos + máximo de 4 crianças ou jovens com 19 anos de idade ou menos, ou 2 adultos. Ou seja, uma ótima opção para você explorar a cidade pagando pouco. Leia mais aqui.

Weekly pass: é o passe semanal que é usado para viajar quantas vezes você quiser em qualquer tipo de transporte público do TTC em uma semana inteira (de segunda à domingo). Este passe é vendido a partir da quinta-feira anterior até a terça-feira da semana para a qual o passe será usado. Mais informações você encontra aqui.

Metropass: é o passe mensal do TTC, que te dá direito a viagens ilimitadas durante todo o mês. Você pode comprar um Metropass a partir do dia 24 do mês anterior até o quarto dia útil do mês para o qual o passe será usado em todas as estações de metrô. Após o dia 4 até o dia 15 você acha os passes mensais nas estações de Davisville e Bloor-Yonge. Há diferentes tipos de cartões mensais e para cada um deles você precisa fazer uma ID do TTC. Leia mais aqui.

Post-secondary metropass: válido se apresentado com a carteirinha de estudante de pós-graduação. Esta carteirinha deve ser feita pelo TTC (não vale carteirinhas das universidades). Clique aqui e saiba se você é elegível e como fazer a sua.

Senior metropass: válido para pessoas com 65 anos ou mais que tenham o TTC Senior Photo ID ou um documento do governo que comprove sua idade. Veja mais informações aqui.

Student fare: para estudantes entre 13 e 15 anos não há necessidade de mostrar nenhuma identificação. E para estudantes entre 16 e 19 anos é necessário um ID do High School ou do governo. A tarifa de estudantes não é válida para estudantes de graduação e pós-graduação. Veja mais informações aqui.

Downtown Express: uma tarifa adicional, igual à tarifa normal, é necessária para as rotas da Downtown Express. Quem possui o metropass também podem comprar um passe expresso mensal. Clique aqui e veja as rotas expressas.



19 Comment threads
14 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
18 Comment authors

Oi Gabi boa noite… vou para Toronto no próximo mês realizar um intercâmbio e gostaria de saber se posso comprar o weekly pass de estudantes

Juliane Vasconcelos

Boa Tarde Gaby, tudo bem?

Irei a Toronto em Julho/2018. Vou comprar o passe mensal, pois vi que compensa bastante.

Eu terei 21 anos e estarei fazendo um intercâmbio.
Eu posso comprar o passe mensal de estudante? CAD 116 Ou terá que ser o de ADULTO? CAD 146?

Amanda

Olá Gaby!!!
Me desculpe mas não achei no site, vc já postou ou poderia postar algumas fotos ou vídeos de como é usado o metropass, isso dentro do ônibus ou metrô? Pois pelo fato de não ter cobrador é bem diferente pra nós brasileiros.
Obrigada e mais uma vez me desculpe se estiver sendo repetitiva com essa pergunta rsrs

Priscilla Maksimiuk

Oi Gaby! Uma dúvida: gostaria de saber se o Presto ou o Metropass podem ser utilizados tanto no TCC quanto no Up Express? Obrigada pela ajuda! Adoro o seu blog!

wirenilza do nascimento lima

Oii Gaby, teria como você me tirar uma duvida? Estou indo pra toronto dia 5 de janeiro e ficarei até o dia 3 de Fevereiro. Como o metropass é valido até o dia 24 do mês, se eu comprar o metropass assim que eu chegar (05/01) eu terei que comprar outro depois do dia 24?