Pular para o conteúdo

Greenbelt em Ontario, uma das maiores áreas de preservação do mundo

dsc_8791

Hoje eu vou apresentar para vocês o Greenbelt, uma área de proteção permanente que fica localizada no sul de Ontário, costeando Toronto. O Greenbelt não é o único “cinturão verde” do mundo, mas é certamente o maior com 1.8 milhões de acres de terra (para vocês terem uma noção ele é 400 mil acres maior do que Price Edward Island). O Greenbelt protege espaços verdes, terras agrícolas, florestas, zonas húmidas e bacias hidrográficas e envolve uma parcela significativa da área mais populosa e de mais rápido crescimento do Canadá – o Golden Horseshoe. Nesta região do Golden Horshoe fica Toronto e o Greenbelt está abraçando a cidade mais populosa do Canadá e ajudando a esfriá-la, oxigená-la e hidratá-la. Abaixo o mapa do Greenbelt (área em verde no mapa) retirado do site greenbelt.ca.

greenbelt-map

A região de proteção foi aprovada pelo então primeiro-ministro Dalton McGuinty em 2015 e, acreditem, a reação entre a população foi mista. Muitos apoiaram o Greenbelt como a melhor defesa contra a expansão suburbana e a destruição gradual de bacias hidrográficas, florestas, pântanos e terras agrícolas na área mais populosa do Canadá. Outros ficaram preocupados com as regras estritas que limitariam o número de moradias e, consequentemente aumentaria os preços das casas e acabariam a esperança de alguns donos de terras de vender suas fazendas isoladas para desenvolvedores. O mapa abaixo – também retirado do site greenbelt.ca mostra a evolução urbana e das áreas de proteção no decorrer dos anos, mostrando o quão importante (na minha opinião) foi a implantação do Greenbelt por aqui.

greenbeltmap_timeline

Se analisarmos os benefícios de ter um greenbelt nesta região de Ontario a preservação da natureza é o primeiro que vem na nossa mente. A fragmentação dos espaços naturais é uma das piores consequências associadas à evolução de cidades, podendo quebrar ecossistemas e romper corredores de conexão entre áreas naturais (clique aqui e saiba mais). O Greenbelt diminuiu dramaticamente esta fragmentação, que estava em forte andamento no sul de Ontário por pelo menos um século. Com o Greenbelt mais de meio milhão de hectares de zonas húmidas, vales de rios, lagos e florestas estão protegidos. E esta proteção está associada a preservação de áreas que são 78 espécies ameaçadas ou em risco, incluindo aves, répteis, peixes, mamíferos e plantas. Um dado que achei também interessante foi que deixar as florestas do Greenbelt intactas está associada a redução de dióxido de carbono que seria eliminado por 27 milhões de veículos. O projeto também encoraja os habitantes da Ontário e os visitantes a tirar proveito de dezenas de trilhas para esportes.

A área de preservação do Greenbelt também é sinônimo de produtos locais e de qualidade. De acordo com a Associação de Amigos do Greenbelt as fazendas situadas na área protegida são 33% menores do que outras fazendas em outras regiões e Ontário mas produzem 12% mais. Em 2015 5500 fazendas operavam na região do Greenbelt, sendo a maioria familiar.

Proteger estes espaços naturais traz economias significativas. Segundo a mesma Associação de Amigos do Greenbelt as atividades diretas e indiretas no Greenbelt empregam 161 mil pessoas, e estes empregos geram lucros e impostos para a província. Estes empregos são sustentáveis, pois se você cuidar dos recursos naturais eles continuaram a existir e também a cuidar de nós.

Por fim, se você quiser explorar a região eu sugiro que você visite esta ferramenta online na qual você pode pesquisar por rotas de trilhas e passeios pelo Greenbelt dependendo de como você quer explorar a região (por exemplo, de bike ou caminhando).

screen-shot-2016-11-26-at-7-16-42-pm

Eu realmente fiquei impressionada – e apaixonada – pelo Greenbelt e por isso resolvi compartilhar esta notícia com vocês. Espero que tenham gostado e agora quando verem as várias placas da área de preservação espalhadas pelas regiões próximas de Toronto vocês já saberão do que se trata.

4 comentários em “Greenbelt em Ontario, uma das maiores áreas de preservação do mundo”

    1. Olá Julio. Geralmente eu não respondo perguntas tão amplas como esta, porque imigrar depende de muitos fatores. Tenho vários textos aqui no blog que podem te ajudar – procure por imigração – e sempre indico que as pessoas interessadas pesquisem no site do governo canadense: cic.gc.ca Boa sorte na sua jornada!

    1. É mesmo Renata, eu tbem fiquei sabendo sobre o Greenbelt somente este ano. Eu até olhada as placas mas não entendia do que se tratava. E agora que sei o que é eu acho demais e gosto ainda mais de Toronto. Obrigada pelo recado e pela visita ao blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *