Pular para o conteúdo

O novo mapa do THE PATH, a cidade subterrânea de Toronto

attachment-1-14

Se você já andou pelo THE PATH, a cidade subterrânea de Toronto, certamente já se perdeu por lá. Para quem não conhece o THE PATH possui mais de 30km de extensão com lojas, serviços e atrações. De acordo com o Guinness World Records é o maior complexo comercial subterrâneo do mundo. O local é super frequentado – tanto no inverno quanto no verão – e mais de 200.000 pessoas utilizam este caminho diariamente. O THE PATH está conectado a diferentes linhas de metro e mais de 50 torres de escritórios, incluindo os icônico Royal Bank Plaza, Scotia Plaza e Richmond Adelaide Centre. Vale citar aqui também que algumas das principais atrações da cidade de Toronto podem ser acessadas utilizando o THE PATH, incluindo o Hockey Hall of Fame, o Air Canada Centre, o Rogers Centre e a CN Tower.

Voltando a parte de se perder pelo THE PATH, eu me confundo toda vez que ando por lá. Acho a sinalização ruim e também os mapas super desatualizados e pouco intuitivos. Uma pesquisa inclusive mostrou que 81% das pessoas que usam o THE PATH acham os mapas ruins e confusos, assim como a sinalização do local (que bom que eu não sou a única a pensar assim!). Pensando nisso no final de setembro um novo mapa foi postado online e também em alguns pontos estratégicos do THE PATH, baseado na opinião de mais de 2000 usuários do local. Ainda, uma pesquisa foi feita para questionar usuários sobre o novo layout e a hashtag #PATH360 foi criada para ouvir a opinião do público em geral. Veja abaixo o mapa antigo e o novo, respectivamente.

mapa_antigo

mapa_novo

Minha opinião: achei o mapa atualizado muito melhor do que o antigo. Eu sou uma pessoa visual e adorei que colocaram o desenho de algumas atrações e prédios importantes da cidade, bem como o lago Ontario e o nome dos bairros (não somente pessoas que conhecem a cidade frequentam o local). Gostei (muito) que eles desenharam o THE PATH em um mapa de Toronto, o que faz muito mais sentido para nós entendermos como a cidade subterrânea está disposta e como podemos navegá-la sem nos perdermos. O círculo vermelho indica que aquele percurso pode ser percorrido em 5 minutos e achei muito bom, apesar de na minha opinião não ser tão necessário e ser mais um detalhe no mapa (já super cheio) que pode complicar a vida das pessoas. Os ícones de metro, banheiro, lojas, etc também ficaram ótimos. Nota 10 para o novo mapa.

Vale reforçar que a segunda figura – o mapa novo – ainda não é a versão final. Os representantes esperam que o novo mapa esteja finalizado somente no começo de 2018. Até lá temos que nos contentar com o mapa antigo e confuso.

E vocês, o que acharam do novo mapa? Não deixem de comentar aqui e deixar sua opinião sobre o assunto.

Dica extra: o the Path de Toronto possui um aplicativo para você não se perder pela cidade subterrânea e ainda saber sobre promoções nas lojas do local. O aplicativo somente está disponível no iTunes e você pode ver mais informações aqui.

10 comentários em “O novo mapa do THE PATH, a cidade subterrânea de Toronto”

  1. Achei os dois mapas bem parecidos e confusos, mas gostei da dica do aplicativo de celular: este sim vai me ajudar a não me perder no path. Abraços

    1. Olá David. Sim, sao parecidos – até porque são do mesmo local – mas tem muitas diferenças entre eles, e o segundo ficou bem melhor na minha opinião. O aplicativo parece ser bom – nunca testei estando no the path. Obrigada pelo recado e pela visita ao blog

    1. Olá Ronaldo. No mapa novo você encontra as ruas do centro e as atrações que você consegue visitar pelo the path. Eu não diria que você consegue andar pelo centro inteiro mas sim por uma parte dele. Há entradas pela rua (como na primeira foto que ilustra este post) e pelos edifícios principais.

  2. Oi Gaby! Lhe escrevo para te parabenizar por todas as tuas postagens. Textos super informativos e bem escritos. Meu marido e eu mudamos para Toronto fazem 4 meses, já utilizei tuas dicas para compras, restaurantes, seguro saúde e tantos outros motivos. Eu não estou trabalhando, apenas fazendo um voluntário na minha área de formação, e tentando descobrir os próximos passos para ter um emprego legal aqui.
    Eu e você somos de uma realidade bem semelhante (graduação, mestrado, doutorado) e inclusive consegui, por meio de tuas postagens, descobrir as agências financiadoras de pesquisas aqui. Por mais essa, muito obrigada.
    Espero que tu tenhas um retorno financeiro por esse teu trabalho aqui, seria mais que merecido!!
    Mais uma vez parabéns!!
    😉

  3. Nossa, melhorou muito mesmo, né?
    Eu fiz questão de responder a pesquisa deles ano passado quando soube desse projeto. Sou publicitária e quando cheguei aqui não conseguia acreditar que numa cidade como Toronto algo como o Path era tão ruim na questão de comunicação visual e sinalização.
    Pena que vai demorar ainda pra finalizar, mas pelo menos dá pra salvar essa versão no celular e tentar se perder menos lá dentro hahaha

  4. Pingback: O que fazer para fugir da winter blues, a depressão de inverno - Gaby no Canadá

  5. SAMIRA CARDOSO FERREIRA

    Gaby, vou para Toronto final de novembro e estou amando seu blog, porem
    estava preocupada com a PATH e gostei muito de suas explicações. Podes me confirmar se este mapa do teu post e o atual ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *