Pular para o conteúdo

Links que mostram a repercussão da vitória de Donald Trump

img_7373

Parece mentira, mas o novo presidente dos Estados Unidos é Donald Trump. Claro que só se fala sobre isso por aqui e eu nem teria como não escrever sobre isso aqui no blog. Eu ainda estou em estado de choque e é difícil escrever sobre o assunto… por isso eu resolvi colocar 10 links que mostram a repercussão desta vitória no Canadá e no mundo. Engraçado que a maioria das notícias estão associadas com medo, vergonha e frustração. Eu realmente não conheço ninguém que apoie Donald Trump ou que esteja feliz e aliviado com sua vitória. Eu conheço sim muitas pessoas que estão aliviadas por estarem morando no Canadá (e não nos EUA). Quanto a mim eu estou pensativa e espero que o então novo presidente fale mais do que aja e que não cause tanto prejuízo.

O site da imigração canadense saiu do ar durante a votação americana

Canada’s immigration website crashes during US vote
Essa notícia (também) parece piada, mas foi verdade. Parece que os americanos ficaram assustados quando a vitória do Trump começou a se mostrar certa e começaram a procurar opções para fugir do país. Esta notícia foi tão noticiada quanto a própria vitória do Trump, pelo menos por aqui. Muitas pessoas me perguntaram se eu achava que a vitória do Trump iria afetar no processo de imigração do Canadá e minha resposta é que ‘pode sim influenciar’. O fato do site da imigração ter saído do ar durante a eleição é um indício (forte) que muitos americanos podem querer morar aqui e isso pode de alguma forma influenciar o processo de imigração (i.e. torná-lo mais competitivo).

Como a vitória do Trump irá afetar o Canadá

How Trump’s win will affect Canada
Este texto do jornal The Star fala resumidamente de alguns tópicos discutidos por Trump que podem afetar o Canadá, entre eles a construção de um oleoduto chamado Keystone XL que sairá de Alberta e o NAFTA, um tratado de comércio da América do Norte.

Justin Trudeau felicita presidente eleito Trump e promete “avançar de uma forma positiva”

Justin Trudeau congratulates president-elect Trump, vows to ‘move forward in a positive way’
Sim, eu acompanho a página do facebook do primeiro ministro do Canadá Justin Trudeau (esta aqui) e eu adoro! Na página e também em um evento que ele estava participando Trudeau felicitou Trump da seguinte maneira: “Felicito o presidente eleito Donald Trump pela sua vitória nas eleições nos USA. Nossos valores compartilhados são fortes. Nosso objetivo comum é construir países onde todos têm uma chance justa para ter sucesso e onde o governo trabalha em primeiro lugar, acima de tudo e sempre para o povo que governa. O governo canadense continuará o seu trabalho duro para esses fins e nós oferecemos nossa mão em parceria com nossos vizinhos como amigos e aliados como eles se movem para a frente”. Adorei o texto, não concordo que os valores de Trudeau e Trump são compartilhados e espero que eles trabalhem juntos.

A presidência de Donald Trump será “muito difícil” para o Canadá, diz analista

Donald Trump presidency will be ‘very difficult’ for Canada, analyst says
Esta reportagem fala da possível dificuldade de comércio que o Canadá terá com seu maior parceiro, os Estados Unidos. A reportagem traz um trecho de um dos debates onde Trump comentou que o BAFTA foi um dos piores acordos da história. NAFTA é a sigla de “acordo de livre comércio da América do Norte” e é um tratado firmado entre Estados Unidos, Canadá e México que entrou em vigor em 1 de Janeiro de 1994. Naquele dia os três países tornaram-se o maior mercado livre do mundo, o conjunto das economias as três nações naquela época era de US$6 trilhões e afetou diretamente mais de 365 milhões de pessoas. NAFTA foi criado para eliminar as barreiras tarifárias para agricultura, manufatura e serviços, para remover restrições ao investimento e para proteger os direitos de propriedade intelectual. Segundo discursos do Trump ele quer mudar este tratado, o que afetaria – e muito – o Canadá.

O que pensa Trump: 30 propostas e declarações polêmicas do presidente eleito dos EUA

O que pensa Trump: 30 propostas e declarações polêmicas do presidente eleito dos EUA
Texto em português do site da globo.com que traz 30 propostas e declarações polêmicas do novo presidente dos Estados Unidos. Algumas das mais bizarras são: “idade limite para mulheres é 35 anos”, “o mundo seria melhor se os ditadores Saddam Hussein e Muammar Gaddafi ainda estivessem no poder”, “os cerca de 11 milhões de imigrantes ilegais devem ser deportados” e “aquecimento global é balela”. Se vocês estão tendo um bom dia é melhor deixar para ler esta reportagem depois.

Impacto da vitória de Trump no mercado imobiliário do Canadá

Impact of Trump win on Canada’s real estate
Sim, você leu bem: a vitória do Trump irá impactar o mercado imobiliário Canadenses e os imóveis – que já possuem preços absurdos – irão aumentar ainda mais. Ah, e as taxas de juro também serão impactadas. Parte do problema está relacionado à deportação de 11 milhões de trabalhadores americanos que estão no país ilegalmente. A outra parte está associada aos Americanos que virão para o Canadá fugindo de seu novo presidente.

Muro na divisa entre Canadá e USA vira piada no Twitter

Canadian Wall With U.S. Border Becomes A Joke On Twitter
Uma das promessas de campanha de Trump foi construir um muro entre os USA e o México. Mas e o Canadá? De acordo com a notícia Trump não irá construir nenhum muro com seus vizinhos do norte. A piada quando Trump foi eleito foi que o Canadá estaria construindo um muro na divisa com os Estados Unidos. Vale a pena ver a reportagem e a criatividade de todos.

A única coisa significativa que podemos fazer por nossos filhos diante da vitória de Trump

The one meaningful thing we can do for our kids in the wake of Trump’s victory
Há muitos textos como este que cito acima, falando em como os pais possuem uma difícil tarefa em contar para seus filhos que Donald Trump é o novo presidente dos Estados Unidos. Ainda, em como o impacto da vitória de Trump pode ser assustador para crianças latinas, muçulmanas e de culturas nas quais Trump abomina. No fim, os pais devem dizer para os filhos que tudo vai ficar bem e lutar pelos seus direitos.

2 comentários em “Links que mostram a repercussão da vitória de Donald Trump”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *