Pular para o conteúdo

Batizado do nosso filho em Toronto

marcela boechat

Gente, eu nem acredito que não postei nada sobre o batizado do Thomas. Eu ju-ra-va que tinha escrito um post. Só me dei conta que não tinha escrito nada quando uma leitora me perguntou sobre o assunto e eu procurei o link para o tal post e não achei. Dai lembrei que maio – isso mesmo, 7 meses atrás – foi um mês tão corrido que eu acabei esquecendo de postar sobre esta celebração tão linda que realizamos aqui em Toronto. Antes tarde do que nunca, não é mesmo?

marcela boechat

marcela boechat

marcela boechat

Bom, como escrevi anteriormente nós batizamos o Thomas aqui em Toronto, no dia 15 de maio de 2016. Convidamos amigos próximos e alguns familiares vieram – minha sogra, o irmão do Ju e sua família e minha irmã. Infelizmente o marido da minha irmã e meu afilhado não puderam vir, nem meus pais. Batizamos o Thomas na igreja de St Anthony, que fica localizada na 1041 Bloor Street West, perto do metrô Dufferin.

marcela boechat

marcela boechat

marcela boechat

marcela boechat

O principal motivo de termos escolhido esta paróquia foi que eles fazem algumas das celebração em português. Por mais que a gente fale inglês fluente o português é uma língua bem mais especial pra gente – a gente só fala em português entre nós e com o Thomas – e eu queria muito que esta primeira celebração do Thomas fosse na nossa língua mãe. Além disso alguns familiares vieram do Brasil e eu queria que a mensagem que o padre passasse fosse entendida por todos.

marcela boechat

marcela boechat

marcela boechat

Na igreja de St Anthony as celebrações do batismo acontecem todo domingo, sendo as celebrações em português intercaladas com celebrações em inglês. A celebração pode ser individual ou coletiva, e vai depender do número de crianças “registradas” para aquele dia (no caso do Thomas a celebração foi individual já que somente ele foi batizado naquele dia).

marcela boechat

Para agendar a celebração você deve entrar em contato com a secretaria da paróquia, fazer um curso de batismo e mandar toda a documentação necessária (certidão de nascimento do bebê, certidão de batismo da mãe e certidão de crisma dos padrinhos). Ainda, você deve marcar de ir conversar com um dos padres do local antes do curso. Como escrevi anteriormente os padrinhos devem ter crisma (certificado requerido) e teoricamente os pais também devem ter, mas nenhum documento foi pedido. Como Thomas possui dois casais como padrinhos – minha irmã e o marido e o irmão do Ju e a esposa – apenas o certificado de um casal foi pedido.

Os pais e padrinhos devem participar de um curso de 1h de batismo – que acontece na primeira quarta-feira de cada mês na igreja. Como os padrinhos moravam no Brasil eles precisaram fazer o curso por lá e mandar o certificado pra gente. Em relação à valor, não é necessário pagar nada, mas você ganha um envelope para fazer uma contribuição em dinheiro para a igreja. O envelope com sua contribuição deve ser dado para o padre após a celebração.

marcela boechat

marcela boechat

A cerimônia foi pequena e super especial, acho que não durou mais do que 30 minutos. A igreja foi literalmente “toda nossa”. Após a cerimônia tivemos o local todo nosso para bater fotos e confraternizar com todos presentes. Depois convidamos nossos amigos para continuarmos a celebração em outro local e saborear delícias como os salgadinhos da Água na Boca, os docinhos da Mary’s Brigadeiro e bolo e cupcake da Aline Araújo. E todos esses momentos especiais foram registrados pela fotógrafa Marcela Boechat.

marcela boechat

marcela boechat

marcela boechat

marcela boechat

marcela boechat

12 comentários em “Batizado do nosso filho em Toronto”

  1. Meu ♥️ainda sente a tristeza de não ter participado deste dia tão importante na vida de vocês! Mas enfim oque importa é que em momentos que minha presença era necessária eu estava lá! Que o futuro nos premeie com momentos presentes em eventos tão importantes quanto este. Amor acima de tudo! ????

    1. Não se preocupe mãe, outros momentos virão e certamente vocês estarão presentes! Você esteve com ele no nascimento e nos principais momentos do começo da vida do Thomas. Não fique triste! Te amamos! Beijos

  2. Onw que fofo Gaby! Espero um dia conseguir imigrar com o meu namorado para Toronto e q possamos construir a nossa família aí. Qual a principal religião no Canadá?

  3. Pingback: Festa de 1 ano do Thomas no Brasil - Gaby no Canadá

  4. Pingback: O ano de 2016 contado por 10 posts - Gaby no Canadá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *