Pular para o conteúdo

Sobre nascer no Canadá e ser automaticamente Canadense

dsc_2116-2

Ah se vocês soubessem as mensagens que eu recebo por causa do blog… olha, tem tanta pergunta “estranha” que eu poderia escrever um livro, juro! Claro que tem também muita mensagem legal e quem me escreve sabe que eu adoro responder e conhecer a história de vocês (portanto, não deixem de me escrever). Bom, a razão de eu estar falando sobre mensagens é que eu já recebi mais de 50 (com certeza!) de pessoas que estavam grávidas (ou com as mulheres grávidas) e tinham pensado em vir para o Canadá fazer um curso qualquer ou mesmo passear só para o filho nascer aqui e ganhar a cidadania. Esta semana mesmo eu recebi 3 mensagens sobre isso e foi por causa disso que eu resolvi escrever este post. Dei uma pesquisada pela internet e vi que esta prática não é tão incomum como eu imaginei e há até matérias falando sobre isso nos Estados Unidos (clique aqui para ler). Antes de passar o que sei sobre o assunto vale enfatizar que não sou nenhuma expert em imigração ou cidadania, então se você tiver alguma dúvida além do que eu escreverei abaixo é quase certo que eu não conseguirei te responder. Mas vamos lá…

Nacionalidade e Cidadania

Antes de começar a falar sobre o assunto acho importante definir o que é nacionalidade e cidadania. A aquisição da nacionalidade pode ocorrer de forma originária adquirida pela pessoa natural com o nascimento ou posteriormente por naturalização. A cidadania, por sua vez, é o gozo do conjunto de direitos políticos concedido à pessoa natural, ou seja, é a participação econômica, social e política do cidadão de um Estado. Contudo, é necessária a condição de nacional para o exercício da cidadania, mas não é primordial ser cidadão para ser nacional. Sendo assim, todas as pessoas que nascem no Brasil possuem nacionalidade Brasileira e todas as pessoas que nascem no Canadá possuem nacionalidade Canadense. O que “pega” é a cidadania, que é o que muitas pessoas buscam ao imigrar para o Canadá.

Nascido no Canadá = Cidadão Canadense

No site do cic.gc.ca (que é o site do governo Canadense com informações sobre imigração e vida por aqui) você encontra vários critérios que fazem você ser um Canadense (clique aqui e veja todos). Entre eles há o critério de ter nascido no Canadá. Portanto, na teoria, qualquer um nascido no Canadá – salvo alguns casos muito específicos relacionados a aqueles que trabalham em serviços diplomáticos – alcança a cidadania canadense no nascimento. Esta tem sido a política Canadense desde 1947.

Filho nascido no Canadá de pais ilegais

Quando você lê os critérios para ser Canadense parece que o status de imigração dos pais no momento do nascimento da cidadania da criança canadense não é relevante para a elegibilidade da criança para a cidadania canadense. Uma criança nascida no Canadá com dois pais estrangeiros ilegais seria, portanto, considerado um cidadão canadense. No entanto, Seção 3 (2) da lei atual contém uma excepção à regra acima, pelo menos para pessoas nascidas no Canadá depois de 15 de fevereiro de 1977. Esta lei afirma que a cidadania canadense não é concedido a uma criança nascida no Canadá se, no momento do seu nascimento, nenhum de seus pais for cidadão canadense, residente permanente, agente diplomático ou empregado do governo do Canadá (esta informação foi retirada daqui, na página 6). Vale falar que quando seu filho nasce você deve registrar seu bebê e várias informações são necessárias – especialmente sobre os pais (clique aqui e veja mais sobre isso). É fundamental que os pais estejam com uma situação legal pois vários dados são requisitados, inclusive o SIN number dos pais.

Filho nascido no Canadá de pais com visto de turismo, de estudos ou de trabalho (i.e. sem status permanente)

Se levarmos em consideração a Seção 3 (2) da lei atual de imigração – citada anteriormente – os filhos de pais que não são canadenses ou residentes permanentes não possuem automaticamente a cidadania. Eu procurei muito sobre o assunto e vi vários fóruns com respostas diferentes – alguns usam a regra de que toda criança nascida no Canadá vira Canadense (independente da situação dos seus pais) e outros a seção que cito aqui. Eu realmente não sei qual é a resposta e gostaria de pedir a participação de vocês para tirar esta dúvida – para mim e outros leitores. Alguém conhece alguém nesta situação ou já passou por isso? Obrigada desde já.

Filho Canadense não dá direito à cidadania aos pais

Algumas das perguntas que recebi estavam relacionadas ao fato de que muita gente pensa que se tiver um filho por aqui o fato dele ser Canadense pode dar a eles automaticamente a cidadania. A resposta é não (e imaginem se fosse o contrário, imaginem como ia ter gente vindo ter filho por aqui). Além disso estes pais tem que pensar que a saúde é gratuita para cidadãos canadenses e residentes permanentes e somente estes poderão usufruir de outros benefícios como escolas públicas gratuitas.

E se os pais já conseguiram a cidadania Canadense mas querem ter os filhos perto da família no Brasil: os filhos serão automaticamente Canadenses?

A resposta a esta pergunta é: depende de cada caso. Se vocês clicarem aqui verão diferentes exemplos e a resposta para cada um deles. Em resumo se você é Canadense e tem seu filho fora do Canadá no geral seu filho será Canadense (porém como disse há algumas regras e vale a pena checar tudo com detalhes).

Filho de pais Brasileiros nascido no Canadá podem ter dupla nacionalidade?

No caso de um casal de brasileiros (ou quando um dos pais é brasileiro) seu filho pode sim ter dupla nacionalidade. Eu contei aqui como você pode fazer a certidão de nascimento Brasileira (no consulado do Brasil) e depois quando você for para o Brasil você deve ir em um cartório específico na cidade que você possui algum comprovante de residência para validar este documento (se os pais não possuem nenhum comprovante de residência devem ir até Brasília para fazer este registro).

Minha opinião

Os pais que pensam em vir para o Canadá para que seus filhos nasçam aqui e tenham a cidadania Canadense devem colocar na balança vários pontos (caso a regra seja aplicável a eles): o valor que irão pagar para ter seu filho aqui, o fato de estarem longe da família em um momento tão especial e delicado como este, o fato de não conhecerem muito o sistema de saúde daqui – que é beeeem diferente do Brasil – e que pode gerar estresse desnecessário para os pais (especialmente a mãe), o fato de somente o filho conseguir a cidadania canadense (e ter que voltar para o país de origem dos pais logo, não vivendo na cultura do Canadá), entre outros aspectos. As crianças Canadenses tem sim muitos benefícios mas como os pais não serão automaticamente Canadenses estes não podem morar aqui e as crianças acabam não podendo usufruir deste benefício. Há várias reportagens online falando de propostas de eliminar esta lei de “crianças nascidas no Canadá serem Canadenses” (como esta aqui) com a justificativa que as crianças tem que ter uma relação estreita com o país já que há um grandes gastos. Além de colocar tudo na balança acho importante entrar em contato com empresas de imigração e profissionais qualificados no assunto para tirar a dúvida de sua situação específica, que pode não se aplicar ao que escrevi.

52 comentários em “Sobre nascer no Canadá e ser automaticamente Canadense”

  1. Oi Gabi! Eu estou no Canadá com visto de estudo e trabalho, e acabei ficando grávida, uma gravidez não planejada. Minha filha nasceu aqui e já possui a certidão de nascimento canadense. Foi um processo muito tranquilo inclusive. Dessa forma , respondendo sua pergunta no post , sim ela já é cidadã canadense e não temos o PR ainda, porém nossa situação é legal 😉
    E complementando, temos acesso ao sistema público de saúde devido à condição de status e trabalho do meu marido (open work permit com um trabalho full time). Por isso todo o meu pré natal e o parto foram cobertos pelo sistema público.

    1. Que bacana Danielle!
      Eu e minha esposa estamos nos preparando para fazermos nossa pós graduação aí, esperamos conseguir visto com o direito de trabalhar.

      Abraço e muito sucesso pra vocês ai!

      1. ricardo rego de figueiredo melo

        Tenho um sobrinho brasileiro casado com uma brasileira que tem uma filha brasileira de 02 anos. Ele arrumou um trabalho no canada faz 01 ano a esposa que engravidar para ter um filho canadese achando que o fato dar direitos aos pais e a filha serem canadeses. Pelo que entendi apenas a crianca nascida no canada tera hsnacionalidade canadese e eles nao continuam brasileiros. E isto nao dar direito mesmo continuando a trabalhar no canada. 14 dr julho de 2023 brasil 13.06 hs . Sexta feira.

    2. Oi Danielle,

      Me diga uma coisa, por favor, sendo a mãe estudante trabalhando em part-time (pai com work permit e trabalho full time) situação igual á sua, a mãe tem alguns direitos?Como licença de maternidade remunerada? por exemplo?Ou não?O que muda?
      Obrigada

      1. Eu sou estudante estrangeiro ( Angolano), tenho visto de estudante, a minha esposa venho com um visto de trabalho e os nossos dois filhos de 2 e 4 anos tem visto de visitante. Temos recebido, alias a minha esposa tem recebido o chamado Canada child benefit (CCB). Alias logo que a minha familia chegou tinha feito este pedido mas me foi recusado. Elle disseram que se uma criança vive com o pai e a mãe a lei considera a mae como a principal responsavel da criança.
        Desculpe pelos erros, o meu teclado não me facilita a tarefa.

    3. Oi Dani td bem??? Li seu comentário não sei se vc pode me ajudar a responder, estou na Canadá com visto de turista mas me casei com
      Canadense e meu processo de RP está em andamento, terei acesso ao sistema de saúde público mesmo ainda não terminado o processo de imigração???

  2. Olá Gabi,
    Vou compartilhar minha experiência pra tirar a dúvida no caso de filho de pais com status de residentes temporário com visto de trabalho. Quando minha filha nasceu meu marido e eu estávamos com o visto de trabalho, (morando aqui a quase tres anos e com o processo de PR em andamento) e minha filha é cidadã canadense. Aproveito pra agradecer à você sobre o post detalhado sobre o registro de nascimento, nos ajudou muito 🙂

    Não sei se no caso de visto de estudo ou de turismo é a mesma coisa.

  3. Querida Gabriela,
    Muito pertinente este texto! Aliás, todo o seu blog, hehehe…
    Mas eu acho que na verdade o que as pessoas buscam é a nacionalidade para usufruir da cidadania plena. Já que cidadania é o conjunto de direitos civis e políticos de que dispõe uma pessoa. A cidadania não existe sem a nacionalidade, pois a perda da última implicará a perda nos direitos civis e políticos que lhe são inerentes. Você precisa ser cidadão para votar, por exemplo, mas não significa que você vai exercer este direito de cidadão por ser nacional. Por outro lado, muitos residentes não nacionais gozam de direitos de cidadão como saúde e educação pública no Canadá e em outros países.
    A nacionalidade não é apenas um passaporte e facilidades de entrar e sair de um país. É assumir o peso da história de uma outra nação e as relações que ela mantém com outros países (guerras, embargos, etc). Também é necessário lembrar que o exercício da cidadania traz consigo muitos deveres (impostos, alistamento militar, etc.) que dependem de cada país e que devem ser observados no momento da decisão.
    Um abraço!

  4. Oi Gaby, tudo bem? No meu caso, meu filho terá 3 cidadanias rsrsrsrs, a canadense, a espanhola (pai) e brasileira (eu). Nós somos legais com open work permit (full time) e nosso processo de PR já está em andamento. Já temos direito ao sistema de saúde daqui, e inclusive todo meu pré-natal está sendo feito com meu OHIP. Beijos! 😉

  5. Assim como outras responderam, também estou aqui com visto de estudo e meu marido com Work permit e minhas meninas já tiraram até o passaporte canadense. Recebemos Child Benefit, elas têm OHIP… enfim… canadenses… E foi tudo simples e rápido!

      1. Ola Fernanda, tudo bem….meu nome é junior, moro no brasil mas pretendemos nos mudar par o canada. voce poderia nos ajudar tirando algumas duvidas….

  6. Canadá usa do mesmo critério do Brasil, dos EUA, que seria o Jus Soli. A nacionalidade reconhecida no local do nascimento, independente dos status dos pais.
    Alguns países da Europa utilizam o Jus Sanguinis, caso um filho nasça lá e os pais não tem a nacionalidade a criança fica com status de apátrida. Eh o caso do filho do Ronaldinho que nasceu na Espanha e lá reconhece o sangue.

    Vale ressaltar que tento EUA, quanto Canadá já sinalizaram na intenção em fazer mudanças quanto a registro de novos canadenses com país sem status no País.

  7. Boa tarde,
    Eu tenho a dizer que a minha esposa esta concebida e liguei para CIC e eles me disseram que tendo em conta o meu estatuto de Estudante ( tenho visto de estudante e a minha esposa tem um visto de trabalho aberto) o nosso bebe sera canadense apesar de nosso estatauo de de residentes temporarios segundo a resposta da CIC.

  8. Oi Gaby, tudo bem?
    Você sabe dizer algo sobre parrainage? Tipo: brasileira casada com canadense. Se por um acaso a relação não der certo e a esposa ainda não tiver a residência permanente, qual o procedimento? Lembrando que o casamento se deu com todos os trâmites legais. Gostaria de saber mais detalhes, caso você saiba informar!
    Obrigada

  9. Olá Dani, tudo bem?!

    Estou em uma situação um pouco complicada!
    Estou com toda a viagem certa com minha esposa para irmos em Junho/17.
    Porém descobrimos dia 14/04 que vamos ser pais.
    Nós estamos indo com o visto de Turismo, porém vamos mudar para o visto de estudante em Novembro e o Bebê nasce em Dezembro! O que pode acontecer? Temos direito a algum tipo de seguro saúde do canadá ou vamos ter que arcar com todos os custos do Parto?!

    Abraços,

    1. Thurryan,
      Se em novembro vocês terão o visto de estudante, já vão ser elegíveis para ter o UHIP, o seguro de saúde para estudantes, pelo menos em Ontario. O UHIP cobre todas as despesas com prenatal e parto.
      Se vocês estiverem indo para outra Província, terão que se informar com a instituição de ensino que seguro de saúde é obrigatório para o estudante e família, e provavelmente esse seguro cobrirá o prenatal e parto.

  10. Embora existam pais que, deliberadamente, desejem que seu filho nasça no Canadá ou em outro país (e neste caso, possivelmente, já devam estar conscientes das consequências e ter feito um planejamento), tem muitos pais, como é o nosso caso, que tem dúvida quando ao fato de um filho nascer no Canadá, por exemplo, sem estar necessariamente planejando e estando com apenas o visto de estudo ou permissão de trabalho. Minha dúvida nem é com relação à nacionalidade e cidadania, mas com os custos em se ter o filho no exterior com projetos de estudo ou de trabalho em andamento. Nesses casos, a mãe o filho terão acesso à saúde pública canadense (pre-natal e parto)? Caso negativo, qual seriam os custos aproximados para ter um filho no Canadá? Faço estas perguntas porque minha primeira filha nasceu no Brasil, mesmo com minha esposa tomando pílula. Ou seja, imprevistos podem acontecer, mesmo que com chances mínimas, então penso que é importante saber antecipadamente como proceder numa situação dessas.

    1. Jean, se você vier para estudar, você vai ser obrigado a pagar um seguro de saúde pra você e sua esposa que se chama UHIP (pelo menos em Ontario). Esse UHIP cobre integralmente os custos do prenatal e do parto. A cobertura do UHIP é análoga à cobertura do OHIP que é o seguro de saúde do trabalhador canadense comum.
      Então, se algum imprevisto acontecer, se vocês tiverem o UHIP, podem ficar tranquilos.

  11. Esclarecedor teu texto!
    Obrigada!
    Eu estou grávida de 8 semanas e estamos a 1 ano no Canadá, meu marido com SP/WP e eu com WP, nosso visto acaba em julho/18 e eu gostaria de iniciar um Collége ano que vem e fui orientada a me inscrever no Collége antes de acabar meu visto, até aí ok… mas minha dúvida é meu trabalho agora é full time, porém vou trocar meu status de visto e só poderei trabalhar part time… mas estarei entrando na licença, se eu tiver que sair do meu trabalho perderei a licença e os benefícios?

  12. Olá TD bom ? Eu pretendo ir para o Canadá o ano q vem ! Só q vou visto de turismo gostaria de saber se consigo alugar casa comprar carro e arrumar algum tipo de trabalho com o visto de turista ?

    1. Vanessa, é muito importante pesquisar muito antes de ir para algum país, é muito mais fácil pesquisar pelo google do que esperar que alguém te responda. Mas já te respondendo um pouco, normalmente os países não deixam turista trabalhar, afinal, é desvio de finalidade, o nome já diz, você vai pra fazer turismo, e obviamente existem outros vistos mais apropriados.

  13. Oi Gabi… vou aplicar agora pra residir no Canadá através do Express Entry (esperando apenas a resposta da validação do diploma) e estou bem no início da gestação (descobri no dia 26/01/18). A minha dúvida é se eu conseguir chegar no Canadá já com sete meses de gravidez, eu conseguiria ter assistência médica e o parto já com o sistema público do Canadá ou se existe algum tipo de carência? Porque no caso eu teria o visto de residente. Obrigada pelos esclarecimentos do seu blog.. está me ajudando bastante.

  14. Bom dia!!!
    Estou com algumas dúvidas. Eu sou casada com canadense tem 6 anos, somos casados legalmente tanto no Canadá , quanto no Brasil. Temos residência tanto em Quebec , quando em São Paulo. Estou grávida e minha gestão é um pouco de risco , estou bem no início. Sei que o sistema de saúde no Canadá deixa a desejar, por isso, pensei em ter meu filho em um hospital particular em São Paulo ( Santa Joana) porque decidi ter parto cesariano. Minha pergunta é; sei que temos bastante benefícios se eu for ter o meu filho no Canadá , mas ao mesmo tempo sei que eles não fazem cesaria sem necessidade, você conhece algum hospital particular que faça cesaria em Montreal ou Quebec ? Tem alguma informação ou indicação? Porque pelo que estou vendo, só posso ser liberada pelos médicos do Brasil depois do 6 mês de gestação. Me ajude, por favor! Muito top o seu pôster.

  15. Eu nasci no Canadá tenho a certidão de nascimento como cidadão canadense, e tenho a certidão brasileira falando que nasci lá, na época meus pais tinham visto de turismo, e eles não pagaram um centavo com despesas médicas, foi tudo feito através de um órgão que cuidava dessa parte da saúde de imigrantes

  16. Hoje pretendo voltar pra lá tenho 19 anos, agora não sei como funciona pra validar minha conclusão do ensino médio, sei que tenho que dominar o inglês e tal, outra coisa que eu gostaria de saber é quanto um cidadão canadense paga na faculdade, e no college, sei que é por semestre mas não sei quanto um cidadão paga.

    1. João Vitor Silva de Sant anna

      Você pode entrar no site das faculdades e colleges, lá eles mostram a diferença de valor para ambos. Exemplo: Seneca College, entra no site desse College e lá você vê a diferença, a disparidade é grande, espero ter ajudado.

  17. Olá estamos imigrando para o Canadá pelo processo de profissional qualificado (meu marido) e acabei de descobrir que estou grávida.. saberia me como funciona? Terei direito a assistência aí? Como deve proceder?

  18. Olá Gaby!

    Minha esposa está grávida de 6 semanas, estamos pensando em ter o filho no Canadá, estamos indo no dia 20 de Dezembro de 2019 para província de Quebec onde lá estão meu cunhado e minha cunhada morando devido estarem fazendo o Fellow por serem médicos. A minha esposa já vai ficar em Quebec pois a previsão de nascimento do Bebê para o final de Março de 2019. Minha dúvida é se o bebê nascimento em Quebec, ele terá automaticamente Cidadania CANADENSE mesmo nós pais estando com visto de Turismo? Minha esposa se matriculando em um curso de inglês acima de 6 meses e conseguindo o visto de estudante, em quanto tempo a partir da solicitação ela pode usar o plano de saúde pública para que possa fazer o parto? Qual o período de carência?

    Muito Obrigado e parabéns pelo Blog, é sensacional!

    Eduardo

    1. Sim! Seu bebê será canadense. Tivemos uma filha em Toronto e depois de 3 meses retornamos ao Brasil (tinhamos vistos de estudante).

      boa sorte e saude para o bebe!

  19. Oi Gabi, eu namoro um cidadão canadense. E não tenho interesse em me casar, mas tenho muita vontade de engravidar, contudo, o meu bebê eu gostaria muito que fosse brasileiro como eu e como as irmãs. Minha pergunta é tendo um filho de cidadão canadense eu posso ter visto de permanência no Canadá para ficarmos juntos? O bebê, eu e o pai. Não queria ter que casar para ter o visto, nós dois queremos muito engravidar. Mas por hora ainda tenho coisas a concluir aqui antes de engravidar ou sair do país.

    1. Eu sou casada com um canadense, moro no Oriente médio e meu filho nasceu aqui, ele tem dupla cidadania canadense por causa do pai e brasileira por causa de mim, quando ele nasceu nós levamos para registrar nas embaixadas, depois de um tempo chegou o certificado de cidadania canadense dele e a embaixada do Brasil registrou ele e qdo fui no Brasil apenas levei o papel q eles me deram para o cartório, mas ambas embaixadas deram passaportes do Canadá e Brasil para meu filho.

  20. Olá Gaby. Devido a uma pergunta de um amigo voltei a este teu post sobre bebés nascidos no Canadá. Mas isso levou-me a investigar um pouco mais para chegar á conclusão de que há um mal entendido no que escreveste sobre filhos de pais em situação ilegal.
    Fui consultar o ponto 3(2) que referes e também fui induzido no erro. Mas afinal esse ponto refere-se exclusivamente a filhos de diplomatas, que se um deles não for cidadão ou residente então de facto o bebé não terá direito à cidadania. No entanto isso não se aplica na generalidade e filhos de imigrantes ilegais são sempre automaticamente cidadãos canadianos! Na pesquisa que fiz até vi o exemplo do caso de uma africana que teve o bebé em pleno voo e que apesar de o avião não ser de uma companhia canadiana, requereu a cidadania canadiana para o bebé porque nesse momento estavam a sobrevoar território canadiano!
    No entanto convém realçar aquilo que dizes, que em nada ajuda no processo de imigração ter um filho aqui no Canadá. Isso não será tido em conta.
    Aproveito para uma vez mais agradecer o teu esforço para manteres o teu Blog, tem sempre informações e dicas que sigo com regularidade.
    Tudo de bom para ti e tua família.
    José Luis

  21. Estou grávida de 19 semanas consegui um trabalho em Vancouver, será que imigração vai permitir que viaje ou tenha visto de trabalho estando nestas condições?

  22. Boa Tarde!!
    Gabi

    Morei no Canadá de 1984 a 1994 em Québec e tenho um casal de filhos de 25 e 27 ( filho de Mãe Canadense) respectivamente. Hoje vivo no Brasil e estou pensando em voltar e viver por lá, porém não tenho mais os documentos ( Assurance Social ) ( extraviado) e não cheguei a pegar a minha cidadania e eu tinha um documento de Imigrante Permanente que também foi ( extraviado). O que devo fazer para para reaver esses documentos.

  23. Oi tudo bem ?
    O meu pai mora no Canadá a mais de 5 anos e já tem nacionalidade Canadense,gostaria de saber se eu como filha, a partir do meu pai tenho como ter nacionalidade canadense?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *