Pular para o conteúdo

Lista de links com dicas para mamães e futuras mamães vivendo em Toronto

Eu nem acredito que logo logo fará 1 ano que eu sou mãe. E sim, esta palavra ainda soa estranho quando sai da minha boca, da de outra pessoa e até do Thomas (isso mesmo, ele já fala “mama” e eu me derreto toda quando isso acontece). Bom, o que quero dizer é que apesar de ser pouco tempo eu já tenho um pouco de experiência quando o assunto é enxoval, exames do pré-natal, documentação do bebê, vacinas, recursos para ajudar na amamentação, entre outros… e já compartilhei muita informação importante ao longo deste ano sendo mãe – e até antes disso quando estava grávida – e resolvi reunir alguns links para vocês neste post. Espero que seja útil e a medida que eu for vivenciando novas experiências como mãe certamente irei compartilhar com vocês por aqui.

Exames pré-natais

Neste post eu trago uma lista dos exames pré-natais que fiz, incluindo quantos ultrassons e quando pude descobrir o sexo do bebê. O que vale ressaltar é que aqui no Canadá o processo é normalmente mais simples do que no Brasil e muitas grávidas Brasileiras ficam apavoradas com a falta de exames e consultas. Também é importante falar que esta é a “minha experiência” e que muitas leitoras mamães me falaram que no caso delas foi diferente.

IMG_1586

Fazendo seu enxoval de bebê em Toronto

Neste post eu conto sobre nossa decisão de fazer o enxoval do Thomas em Toronto – e não nos USA – e também dou dicas de lojas locais onde você pode comprar produtos lindos. Além disso eu dou um update de como a organização daqui de casa estava para a chegada do Thomas.

IMG_2165

Curiosidades sobre o nascimento de bebês em Toronto

Neste post eu conto algumas curiosidades relacionadas ao nascimento de bebês que observei quando o Thomas nasceu. Entre elas: os hospitais daqui não tem creche (bebê fica o tempo todo com a mãe), é colocado um GPS no tornozelo dos bebês, pediatras só estão presentes no parto se acontecer algo errado, os bebês não ganham vacinas no hospital, entre outras. Vale a pena ler se você pretende ter filhos e está morando por aqui.

DSC_8140

Assistência para a amamentação em Toronto

Talvez o maior desafio da maternidade é amamentar. Neste post eu dou dicas de todos os programas que a cidade oferece para as novas mamães, ainda no hospital até quando elas já estão em casa com os bebês. Esta ajuda foi fundamental para que eu conseguisse amamentar o Thomas e eu recomendo que todas as futuras mamães leiam e fiquem sabendo deste benefício que elas podem usufruir.

DSC_8504

Documentação do bebê

Neste post eu mostro para vocês os passos para registrar seu recém-nascido, fazer o cartão de saúde dele (OHIP) e até o passaporte (brasileiro e canadense), incluindo os custos de fazer cada um desses documentos. O post traz links para você ser direcionado para as páginas que fazem cada um dos documentos.

Screen Shot 2015-10-23 at 3.30.13 PM

Vacinas no Canadá e diferenças do Brasil

Ta ai um post que é super popular: quais são as vacinas que as crianças tomam aqui no Canadá e qual a diferença com o Brasil. Vale falar que no post eu falo da vacinação em Ontário, que difere um pouquinho das outras províncias. Eu trago uma tabela comparando o calendário de vacinação no Canadá e no Brasil (na rede pública e privada).

Attachment-1-(13)

Daycare/creche em Toronto

Neste post eu falo sobre a “saga do daycare”. Daycare são as creches (como conhecemos no Brasil) e, ao contrário das escolas, não são públicas (ou seja, os pais devem pagar por este serviço). As crianças precisam ficar na creche até possuírem idade suficiente para entrar no Junior Kindergarten de uma Elementary School, e isso acontece somente no ano que a criança completa 4 anos. Vale a pena ler e se preparar financeiramente para isso.

Screen Shot 2016-03-14 at 3.00.07 PM

Programas e centros de apoio aos pais

Neste post eu descreve para vocês os cursos e grupos de mães que estão disponíveis em Toronto, entre eles o Early Parenting Programs e os Ontario Early Years Centres.

IMG_8388

Como funciona a licença maternidade no Canadá

O Canadá possui uma das maiores licenças maternidades do mundo e este é mais um motivo ou incentivo de ter filhos por aqui (o que para muitos é mais um fator associado à ótima qualidade de vida do país). Neste post eu explico como a licença funciona e falo um pouco da minha experiência.

IMG_3206

Canada Child Benefit: a ajuda monetária do governo Canadense para as famílias que tem filhos

O Canada Child Benefit (CCB) é o novo abono familiar do Canadá que irá substituir o antigo sistema de benefícios para crianças. Este novo sistema é: mais simples, livre de impostos, direcionado para aquelas famílias que precisam e mais generoso. Este novo sistema entrou em rigor no meio de 2016 e eu falo sobre isso neste post. Além disso trago vários links super úteis para você entender o programa e também se cadastrar.

1 comentário em “Lista de links com dicas para mamães e futuras mamães vivendo em Toronto”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *