Pular para o conteúdo

Projeto 6 on 6 Canada | Outubro 2016: Abóboras

6on6logoRED

Hoje é dia 6 e como todo dia 6 temos 6 on 6 aqui no blog. Não conhece o projeto? Então leia este post aqui de 2014 no qual eu explico ele direitinho. O tema deste mês combina muito com esta época do ano e não é difícil pensar em 6 fotos que envolvam abóboras pois elas estão no nosso dia-a-dia no outono (para todo lugar que você olha você vê abóboras).

1. Os vários tipos de abóboras dos mercados

attachment-1-1

Ai você vai no supermercado pensando em encontrar a tradicional abóbora laranja de tamanho médio/grande e se depara com diferentes formas, cores e tamanhos de abóboras. É uma mais fofa do que a outra e eu fico maluca escolhendo quais comprar para decorar a casa para o outono. Pesquisando na internet achei um site chamado All About Pumpkins que traz todas as variedades de abóboras (vale a pena dar uma olhada só para ver que eu não estou exagerando).

2. As fazendas de abóboras

Pumpkin Farm

Uma das coisas mais legais de fazer no outono (e mais tradicionais também) é visitar uma fazenda de abóboras. Além de poder escolher uma abóbora para enfeitar sua casa nesta época do ano os locais possuem outras atrações para crianças e adultos (por exemplo, passeios de charrete). Eu já fiz uma lista das diversas fazendas de abóbora próximas a Toronto – clique aqui – e também já pedi para minha mãe contar a experiência dela em uma delas – clique aqui. Se estiver em Toronto nesta época do ano não deixe de visitar uma fazenda de abóboras: tenho certeza que todos vão adorar e bater fotos lindas.

3. As comidas com abóbora

img_3424

Assim que o verão acaba os cardápios dos restaurantes e cafés canadenses ficam repletos de abóboras. Isso mesmo: é torta de abóbora, cheesecake de abóbora, frappuchino de abóbora, café com abóbora, bolachas e bolos com abóbora, sorvete de abóbora e por ai vai. Eu AMO comer abóbora e esta época do ano é uma tentação – ainda mais que a maioria das gostosuras é spiced (com canela e gengibre). A foto que escolhi é de um sorvete maravilhoso da President’s Choice que comprei no No Frills em outubro do ano passado. Maravilhoso! E sim, além dos cafés e restaurantes você encontra produtos “sazonais” nos supermercados também.

4. Thanksgiving com abóbora

DSC_7246

Se pensarmos que gostosuras de outono estão diretamente associadas à abóboras não podermos imaginar o Thanksgiving sem elas, não é mesmo? E por aqui a gente inclui no cardápio abóbora assada com maple syrup, purê de abóbora, sopa de abóbora, torta de abóbora… uma delícia atrás da outra. Clique aqui e veja uma lista com 44 receitas de Thanksgiving com abóbora do site foodnetwork. A foto que escolhi para ilustrar este tópico foi do Thanksgiving de 2014, que passei na casa de amigos especiais com Jojoe (marido estava no Brasil).

5. Jack o’lantern

dsc_5809

Jack o’lantern é o nome dado as abóboras iluminadas feitas de enfeite para celebrar o Halloween. A primeira vez que fizemos a nossa foi mostrada aqui no blog. Este mito irlandês conta a história de “Jack, o Miserável”, que convidou o diabo para tomar uma bebida no dia 31 de outubro e não queria pagar a conta. Jack então pediu para o que diabo se transformasse em uma moeda. Tendo-se transformado, Jack pegou a moeda e colocou-a no bolso ao lado de uma cruz de prata, impedindo que o diabo pudesse voltar a sua forma normal. O Miserável disse que o libertaria sob a condição de não o incomodá-lo durante um ano e que, quando morresse, o diabo não guardaria sua alma. No ano seguinte, Jack enganou o diabo novamente quando pediu para que ele subisse em uma árvore para pegar algumas frutas. Com o diabo já no topo, Jack entalhou no tronco uma cruz e disse que só o deixaria descer se dessa vez ele prometesse não o perturbar por dez anos. Pouco tempo depois Jack morreu. Como era uma figura miserável, Deus não permitiu que ele adentrasse o reino sagrado. O diabo cumpriu sua promessa: não ficou com a alma de Jack. Ao invés disso, fez com que ele ficasse vagando eternamente pelo limbo com apenas uma queima de carvão para iluminar seu caminho. Jack colocou a queima dentro de um nabo esculpido para preservar a chama e tem perambulado pera Terra. Na Irlanda, onde a lenda surgiu, originalmente eram usados nabos como lanternas do Halloween, mas com a imigração dos povos europeus para America, acharam as abóboras mais abundantes do que os Nabos e passaram a usá-las até hoje.

6. O “desfile” das abóboras

gnc4

Um dia depois do Halloween – dia 1 de novembro – as pessoas levam suas abóboras enfeitadas paras os parques da cidade na chamada Pumpkin Parade, que é uma tradição por aqui. Uma das mais famosas acontece no Sorauren Park (em Roncesvalles, perto do High Park), e conta com mais de 2000 abóboras. Todos os anos vamos até lá passear e ver estas verdadeiras obras de arte e quando fomos a primeira vez em 2013 eu fiz um post aqui no blog e contei tudo para vocês (veja aqui). Vale falar que um novo evento foi criado no dia 2 de novembro, o Pumpkin Parade Clean-up, no qual voluntários vão ajudar a limpar o parque e jogar as abóboras fora.

Agora não deixem de visitar os outros 5 blogs que fazem parte do projeto e conhecer como o tema deste mês foi abordado.

canada6x6-3

De bem com a vida (Mariana, Calgary)
Edmonton Feelings (Juliana, Edmonton)
Minha Neve e Cia (Caroline, Mississauga)
Like a new home (Adriane, Ottawa)
Jess in Montreal (Jéssica, Montreal)

Por fim, se você gosta do projeto e tem alguma sugestão de tema não deixe de comentar por aqui.

9 comentários em “Projeto 6 on 6 Canada | Outubro 2016: Abóboras”

  1. Que divertido esse Pumpkin Parade! Nunca vi algo parecido por aqui (talvez no suburbio, não sei). Achei mto bacana, ia adorar ver as “obras de arte” nas abóboras! E realmente, aqui tem abóbora de tudo que é tipo. Umas que eu nem conhecia! Bjos!

  2. Oi Gaby! Descobri seu blog depois que meu marido resolveu vir estudar por seis meses aqui em Toronto,hoje estou retornando de Quebec com ele e irei conhecer sua amada Toronto. Muitas das suas dicas passo para ele e agora juntos iremos aproveitar. Parabéns pelo blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *