Pular para o conteúdo

Minha atração favorita em Toronto: Lakeshore

Toronto possui inúmeras atrações turísticas em Toronto (veja uma lista delas aqui) e foi difícil demais pra mim pensar em “uma favorita” para fazer este post. Eu já tinha pensado em escrever sobre isso aqui no blog há muito tempo, mas nunca imaginei que eu pudesse escolher somente um local da cidade como favorito, já que tenho inúmeros lugares especiais e que estão no meu coração. Mas ai final de semana passado – mais precisamente sábado dia 24 de setembro – estava passeando com a família ao redor do lago Ontario e me veio um “click”: como eu amo este lugar! Se você me acompanha aqui no blog, no facebook e principalmente no instagram sabe que eu e minha família vivemos na lakeshore e definitivamente esta é minha região/atração preferida em Toronto.

dsc_6613

Se eu pudesse indicar somente um local para alguém visitar em Toronto seria a lakeshore: é lá que você tem vistas incríveis do skyline de Toronto, pode fazer diferentes esportes (kayak, SUP, ciclismo, remo, corrida, entre outros), pode ver o nascer do sol e o pôr do sol de lá de uma maneira especial demais, pode estar em contato com vários animais e literalmente viver como um local (pois a região não é cheia de turistas como no centro da cidade ou outros locais).

dsc_6560

A Lakeshore é toda a região que costeia o lago Ontario e em Toronto vai de Etobicoke até as Praias (The Beaches). Um outro nome para a trilha que pode ser feita a pé é Martin Goodman Trail, que possui 56km de extensão e atravessa o comprimento de Toronto ao longo do lago a partir de Etobicoke (região oeste de Toronto) até o Rouge River, no leste da cidade. Pelo menos essa é a teoria. A trilha Martin Goodman é dividida em duas parte – leste e oeste – e esta divisão acontece onde a Bathurst Street encontra a Lakeshore Blvd (que é a rodovia que costeia o lago e a trilha). A trilha oeste – da Bathurst até Etobicoke – é muito mais bonita que a trilha leste – Bathurst até Rouge River -, pois a última possui menos animais, mais trânsito e muito mais turistas que a primeira. E é essa trilha que é minha parte favorita da Lakeshore. Portanto, se você estiver procurando uma região da cidade mais calma, repleta de lugares lindos e natureza a trilha Martin Goodman West da Lakeshore é o lugar.

O mapa acima mostra o trajeto que pode ser percorrido: quase 7km e 1h25 de duração. Como falei anteriormente a trilha começa na Bathurst, mas eu coloquei no mapa o Toronto Music Garden pois acho o jardim lindo. A opção mais cênica é seguir sempre pela calçada, que irá mantê-lo perto da água. Você pode começar ali e ir caminhando no sentido oeste – cuidado pois parte da trilha nesta região é compartilhada com bicicletas e algumas vezes acaba sendo até perigoso. Continuando você passa no Coronation Park (que possui uma área cercada para cachorros que Jojoe ama) e você chega no Ontario Place. Ontario Place é uma mistura de parque, marina, local para shows e eventos que está sendo revitalizado e a trilha passará dentro dele. Dali você passa para o Marilyn Bell Park, que possui uma plataforma de madeira para pedestres, vários bancos e muita tranquilidade.

dsc_6583

dsc_6682

Você irá passar por um clube de remo, um clube de regatas e canoagem, um clube e um salão para festas até chegar na Sunnyside Boardwalk, que é uma plataforma de madeira que te leva até o Sunnyside Bath Pavillion e a Sunnyside Beach. Continue mais um pouco e você chegará na lista ponte Humber Arch Bridge. Passe por ela, vire a esquerda e vá até o Sheldon Lookout, uma ponta que te dá uma vista incrível do skyline de Toronto.

dsc_6646

dsc_6630

Pode parecer um caminho longo mas você nem vai notar porque é muito lindo. Se não quiser voltar você pode subir por uma rua chamada Windermere até a The Queensway, pegar o streetcar 501 e voltar para o centro de Toronto (ou parar em uma estação de metro – como a Osgoode – e seguir para seu destino. E ai, curtiram meu roteiro? Gostaria de saber qual é a atração de Toronto que vocês mais curtem? Não deixem de escrever nos comentários.

dsc_6671

Outros posts sobre a Lakeshore aqui no blog:

Passeio de bike pela Lakeshore

Verão na Sunnyside Beach

Lakeshore no inverno

Humber Bay

*Eu tenho fotos de todos os lugares que citei mas resolvi colocar fotos que meu talentoso marido bateu da Lakeshore no último final de semana, mas especificamente no final da trilha que citei (próximo da Humber Arch Bridge). São ou não são lindas as fotos?

11 comentários em “Minha atração favorita em Toronto: Lakeshore”

  1. Pingback: Sobre Toronto ser uma cidade pet-friendly - Gaby no Canadá

  2. Gaby, adoro seu blog. Meu marido estudando em Humber (Lakeshore Campus, 2 Colonel Samuel Smith Park Drive, Toronto, Ontario, Canada) qual bairro vc sugere . Vou estar com minha filha de 6 anos que irá para escola, quria perto do metro. Se tudo pudesse ser perto perfeito mas se for muito caro… preferia pelo menos nosso apto e escola dela perto um do outro e meu marido iria de metro pro College. Alguma sugestão? Muito Obrigada

  3. Pingback: Projeto 6 on 6 Canada | Fevereiro 2017: Vida selvagem - Gaby no Canadá

  4. Pingback: Projeto 6 on 6 Canada | Junho 2017: Atividade Física - Gaby no Canadá

  5. Pingback: Sobre o record no nível das águas do lago Ontário em 2017 - Gaby no Canadá

  6. Gaby, adoro seu blog. Está me ajudando muito para planejar meus dias em Toronto.
    As fotos são maravilhosas. Dá vontade de ir em todos os lugares.
    Estou pensando em fazer essa caminhada pela Lakeshore, porém estarei sozinha. É segura? (hehe neura de quem mora em SP). Vou primeiro ao High Park, depois pegarei um ônibus até Humber Bay e voltarei caminhando até Toronto Music Garden.

  7. Gaby, fiz o passeio hoje.
    Adorei!!!
    Estava em Old Mill, de lá peguei o ônibus 66B e desci na parada Lakeshore, acho que mais a oeste. Não consegui completar o trajeto (rs). Fiz até antes do Ontário Place. Antes tivesse continuado, pois tive que andar muito para encontrar um ônibus para o centro.
    Esqueci de tirar um print do seu texto, então não tinha idéia se faltava muito para chegar ao Music Garden.
    Incrível como Toronto tem lugares lindos.
    Agradecida! !!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *