Pular para o conteúdo

Canada Child Benefit: a ajuda monetária do governo Canadense para as famílias que tem filhos

Screen Shot 2016-06-29 at 5.20.26 PM

Essa semana eu recebi pelo correio uma carta do governo Canadense falando que os antigos Canada Child Tax Benefit (CCTB), National Child Benefit Supplement e o Universal Child Care Benefit vão ser substituídos pelo Canada Child Benefit (CCB) e que haverá algumas mudanças (parte das mudanças prometidas pelo novo primeiro ministro Justin Trudeau). Segundo a cartinha as famílias que já recebiam o CCB não precisam se preocupar em preencher ou enviar documentos para o governo. Não sei quanto a vocês mas quando eu morava no Brasil eu ouvia histórias de que era fácil ter filhos no Canadá porque o governo pagava para cada criança da família, já que o país estava envelhecendo e eles precisavam de gente nova. Parte desta história é sim verdade e é sobre isso e sobre este novo benefício do governo que eu irei falar hoje aqui no blog.

O que é o CCB?

O Canada Child Benefit (CCB) é o novo abono familiar do Canadá que irá substituir o antigo sistema de benefícios para crianças. Este novo sistema é: mais simples (a maioria das famílias irá receber um único pagamento a cada mês – antigamente havia mais de 1), livre de impostos (as famílias não terão que pagar impostos sobre os pagamentos recebidos), direcionado para aquelas famílias que precisam (famílias de baixa e média renda receberão mais e aqueles com maiores rendimentos – geralmente mais de C$150.000 por ano – irão receber menos do que no sistema anterior) e mais generoso (famílias beneficiadas verão um aumento médio de quase C$2.300 por ano no benefício de 2016-2017). Segundo a cartinha que recebi 9 em cada 10 famílias Canadenses irão receber mais recursos com o CCB.O vídeo abaixo explica um pouco mais sobre o CCB.

Como saber se eu sou elegível a receber este benefício?

Para ser elegível para o CCB você tem que atender a todas as seguintes condições:
– Você tem que viver com uma criança menor que 18 anos de idade.
– Você deve ser o principal responsável pelo cuidado e educação da criança.
– Você deve ser um residente do Canadá para fins fiscais.
– Você ou seu cônjuge ou seu parceiro devem ser: um cidadão canadense ou um residente permanente ou uma pessoa protegida ou um residente temporário que tenha vivido no Canadá durante os 18 meses anteriores e que tem uma licença válida no mês 19 ou um indígena.

Se você se enquadra nestas características clique aqui e veja como aplicar.

Se você já recebia os benefícios anteriores você vai receber uma carta do governo Canadense em julho dizendo se você será elegível para este novo programa ou não. O pagamento do CCB iniciará em 20 de julho e será feito da mesma maneira que os anteriores (por exemplo, se você já recebia um depósito na sua conta bancária continuará recebendo o novo programa através de depósito bancário).

Se elegível, quanto eu irei ganhar por mês?

Há dois fatores que irão determinar o quanto você irá receber: o número de crianças que você tem e o quanto sua família ganha por ano. O valor máximo que o governo pagará é C$6400 por ano (C$533 por mês) para cada crianças com menos de 6 anos, C$5400 por ano (4\C$450 por mês) para crianças com idade entre 6 e 17 anos) e um adicional de C$2730 por ano se sua criança possui alguma debilidade. Famílias com salários menores que C$30000 por ano receberão o benefício máximo. A medida que o salário da sua família cresce os benefícios diminuem.

Você pode calcular o valor aproximado do seu benefício aqui.

Exemplos de famílias que irão se beneficiar

Abaixo alguns exemplos de famílias e quanto elas irão receber – as fotos foram retirados do site do partido liberal (o partido do novo primeiro ministro) e você pode ver mais informações clicando aqui. Nos exemplos você consegue ver que mães solteiras e casais do mesmo sexo também são beneficiados (não há discriminação e isso é demais).

Screen Shot 2016-06-29 at 5.44.16 PM

Screen Shot 2016-06-29 at 5.44.19 PM

Screen Shot 2016-06-29 at 5.44.23 PM

Screen Shot 2016-06-29 at 5.44.27 PM

Screen Shot 2016-06-29 at 5.44.30 PM

Mais informações

Abaixo vou deixar alguns links com locais aonde você pode obter mais informações sobre este benefício:

The new Canada Child Benefit
Tudo que você quer saber sobre o novo CCB. O link inclui vídeo que postei acima e outras informações que podem ser úteis para você entender o que mudou neste novo programa.

Family Benefits
Link do site do governo do Canadá com informações sobre quais programas existem para ajudar famílias com licença maternidade e paternidade e calculadoras para estimar valores de pagamento de benefícios aos quais você pode ter direito.

Canada Revenue Agency – How to apply
Passo a passo de como aplicar para ter direito a este benefício. São 3 passos simples e tudo está bem explicado e de uma maneira fácil de entender.

Calculadora Macleans
Esta calculadora – que faz parte de uma reportagem da revista Macleans – é super legal: você coloca sua província, número de filhos e renda e ela faz uma comparação do benefício antigo e do novo.

15 comentários em “Canada Child Benefit: a ajuda monetária do governo Canadense para as famílias que tem filhos”

  1. Nossa que demais Gaby! Você sempre trazendo essas novidades maravilhosas… eu e meu marido estamos conversando agora e digo que sofremos por não termos esperança de que um dia algo assim possa ser feito no Brasil…porque aqui a assistência ainda é, e será por muitas décadas, no nível de erradicar miséria profunda…fome e desnutrição. Entendo que com o nível de atendimento do governo canadense à sua população (por exemplo, saúde e educação públicas e acessíveis a todos) este dinheiro seja de fato empregado por muitas famílias no desenvolvimento de seus pequenos. Em cursos, livros e cultura! Uma maravilha!

    Li o material que postou e estou ainda mais feliz, pois sei que quando conquistarmos nosso sonho de ir praí como PR com nosso bebê poderemos contar com essa ajuda. Nos meses iniciais estimei 530$/mês, nossa ajuda demais que tem de transformar Real em CND rsrsrs!

    Você tem notícias se quando um novo residente chega e se cadastra, se o benefício demora muito a cair? Essa foi a única informação que não encontrei no site (apesar de mencionarem o cadastro de “new resident”).

    Grande beijo!

    1. Ola Elisa. Obrigada pelo comentário. Acredito que após se cadastrar você já deva receber no próximo mês (foi o que aconteceu comigo quando cadastrei o Thomas). Não sei como funciona para recém-chegados. Beijos e boa sorte no seu processo

  2. Ei Gaby, massa o post. Vale lembrar que o benefício é pago também retroativo, até 11 meses ou até a data que vc passou a ser elegível. Foi o que aconteceu com a gente, recebemos 5 meses retroativos quando aplicamos para o benefício.

    Seu post me lembrou também do RESP (Registered Education Savings Plans ), a conta para guardar para educação dos pimpolhos. A gente fez assim que nosso filho nasceu e a longo prazo resolve bastante. O mais importante, se aplicar o mínimo no ano, o governo contribui com $500 por mês. Existem várias opções de providers da conta. Depois da uma conferida:
    http://www.cra-arc.gc.ca/tx/ndvdls/tpcs/resp-reee/menu-eng.html

        1. Italo, nao entendi direito sobre o programa, no caso se eu fizer assim que o meu filho nascer, supondo $500 dolares anuais, em 17 anos, teria $ 8.500 para oes estudos secundarios dele?

          Gaby, Seria um topico bem interessante para voce abordar, pois esta sendo dificil encontrar blogs a respeito!

  3. Ola Gabriela! PArabéns por todas estas informações! Este abono tem a ver com aquelas ajuda que dão para pagar as creches dos pequeninos? O meu marido recebeu proposta de trabalhar aí, e sei que até aos 4 anos as creches são muito caras e tenho medo de não ter direito a receber nenhum subsídio. Sabe alguma coisa disso? Obrigada mesmo!!

  4. Ola Gaby,
    Lendo dois de seus post fiquei um pouco confusa. Em um deles voce fala que aplicou em 20 minutos para o 4 em 1: Registro de Nascimento, Certidão de Nascimento Canadense, SIN Number e Canada Child Benefits. Porem neste post ha um outro metodo de aplicar para o Canada Child Benefit.
    Qual devemos fazer? Os dois?
    Muito Obrigada.

  5. Ótimas informações. Mas no site diz que se você só é elegivel se tiver vivido pelo menos 18 meses no Canada, ou seja, se nao tiver esse tempo todo, nao recebera o beneficio?

    1. Não Isabela, no caso de ela pedir o asilo ela já tem direito no primeiro mês em que ela se legalizar no país. Esses 18 meses são para residentes temporários.

  6. Boa noite quero uma ajuda sou angolana e meus filhos portugueses tenho menores 12.9 e 3 Gostaria de pedir um asilo no Canadá podes ajudar-me como fazer obrigada

  7. CRISTIANA GUNTZEL DA SILVA

    Olá Gaby…meu marido quer imigrar a trabalho p Canadá…temos um filho de oito anos que é autista..vc sabe como funciona? É tranquilo p imigrar ou teremos problemas por ele ser autista? Como funciona nas escolas para receber imigrante autista?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *