Pular para o conteúdo

Prince Edward County: guia do que fazer nesta região incrível e pertinho de Toronto

Final de semana fomos visitar a região de Prince Edward County, que fica à 2h ao leste de Toronto. Prince Edward County foi originalmente dividida em 3 cidades menores: Picton, Bloomfield e Wellington, e eu irei falar bastante sobre elas no post. A região é o lugar perfeito para você relaxar e sair da rotina em um final de semana… na verdade há tanto para fazer por lá que você vai deixar o local com um gostinho de quero mais (foi o que aconteceu com a gente). O County é conhecido por suas praias, fazendas e por ser uma região vinícola em crescimento. A região “tecnicamente” tornou-se uma ilha no século passado, quando o canal Murray abriu-se para o lago Ontario através do Trent-Severn Waterway e possui um litoral amplo, recortado e cheio de belas paisagens. O local é incrível e bem menos lotado do que Niagara ou Blue Mountains, regiões que você também pode curtir em um final de semana partindo de Toronto. Porém, vale ressaltar que o turismo da região está em rápido crescimento pois PE County mostra-se uma mistura atraente de belezas naturais, vinícolas, ótimos restaurantes, cidades bucólicas e lugares charmosos, que agrada a todos. Ainda, o lugar é beeeeeem rural, então não espere shoppings e modernidade: o que predomina é a natureza e o gosto pelo que vem dela.

DSC_2900

DSC_2687

P6250057

DSC_2773

DSC_2801

DSC_3013

Como chegar

A melhor maneira de chegar na região é por carro. Isso porque você vai precisar de carro para explorar a região e visitar as principais atrações. Como falei anteriormente a região fica a 2 horas de Toronto. Para chegar lá você deve dirigir pela rodovia 401 no sentido leste e pegar a saída 522 (Wooler Road South) ou a saída 525 (Hwy 33 Trenton). Dá para chegar também na região de trem: pegue um trem da Via Rail até a 220 Station Street em Belleville (a estação está localizada a 10 minutos de PE County e 25 minutos de Picton). Dá para chegar na região também de ônibus com várias empresas (como a Coach Canada) e barco. Há um ferry chamado Glenora Ferry que é gratuito e leva você e seu carro de Kingston até Prince Edward County ou voce-versa (em um passeio lindo).

Onde ficar

O local possui vários hotéis, muitos deles do estilo bed & breakfast e cujos donos são aqueles que fazem o café e ainda te dão dicas locais (clique aqui para lista de hotéis e aqui para B&B). Se você quer ficar em hotéis mais famosos e únicos a dica aqui é o the Drake Devonshire (dos mesmos donos do the Drake de Toronto), o Merrill Inn (hotel elegante com apenas 13 quartos no centro de Picton) e o The Waring House (um dos maiores da região, com 49 quartos). Se você não quiser ficar na região pode hospedar-se na cidade vizinha de Belleville que possui hotéis de rede e mais em conta, como Holiday Inn e Travelodge. Como estávamos em um grupo de amigos com crianças e cachorros preferimos pegar um cottage pelo Airbnb na beira do lago Consecon e acertamos em cheio: o lugar é incrível, tínhamos nosso próprio pier, um balcony enorme e nossa casa ficava virada para o pôr do sol. Não poderia ser melhor. Vale a pena pesquisar no Airbnb pois existem várias casas lindas em lugares cênicos da região – as casas mais arrumadinhas e bem localizadas possuem média de preço de C$350 a diária (não esqueça que no Airbnb você deve ainda pagar taxa de limpeza e uma taxa para o site) – o link da casa que ficamos está aqui. Uma outra maneira de pesquisar casas da região é através da Sandbanks Vacations & Tours.

DSC_2881-(1)

Attachment-1-(33)

Attachment-1-(35)

DSC_2876

O que fazer por lá

Claro que não conseguimos fazer nem metade do que gostaríamos (e tá ai mais um motivo para voltar). Eu dei uma boa pesquisada online e fiz uma listinha das 10 atrações da região que eu mais gostei ou que gostaria de ter feito. Espero que vocês gostem.

1. Visite Sandbanks Provincial Park
Se você está na região não pode deixar de visitar o parque provincial Sandbanks, suas dunas de areia e suas 3 praias. Aliás, o local é considerado a maior barreira de dunas em lago do mundo. E o local é lindo mesmo, vale muito uma visita (fica perto da cidadezinha de Picton). Claro que se compararmos o local com nossas praias do Brasil o local nem é tão lindo assim, mas para quem está morando em Toronto a gente fica bem animado e feliz quando encontra locais como este. Vale ressaltar que o parque é pet-friendly e cachorros devem estar na coleira e podem passear por duas partes do parque (no Outlet River e na parte sul da Sandbanks Beach). Das praias que visitamos – Dunes Beach e Sandbanks Beach – eu recomendo MUITO a Sandbanks: areia branca e fina e água parada e gostosa (i.e. não tão gelada).

P6250158

P6250311

_6250255

_6250337

Attachment-1-(34)

2. Explore a culinária local
O local possui vários restaurantes, vinícolas, fazendas e você certamente terá muitos restaurantes para chamar de favoritos. Clique aqui e baixe o Taste Trail Guide, um guia com todos os restaurantes da região para você escolher quais irá visitar.

3. Fique maravilhado com o Lake on the Mountain
Este parque é considerado um mistério pois o lago fica localizado a 62 metros acima da baia de Quinte, possui constante fluxo de água limpa e fresca mas não possui nenhuma fonte de água visível. Procurando na internet eu vi várias histórias de vulcões, meteoritos e jacuzzis glaciais maciças, mas nenhuma parece ser unânime. A região é linda e eu sugiro que você pare no Lake on the Mountain Resort e almoce na The Miller House ou no Lake on the Mountain Brewing Co. Ambos os locais possuem um patio com uma vista para o lago incrível. Nós almoçamos no Lake on the Mountain Brewing Co e estava delicioso! Destaque para a sobremesa: um pedaço enorme de cheesecake com consistência de pudim de leite que dá saudade só de lembrar.

DSC_3081

DSC_3096

DSC_3098

DSC_3104

DSC_3110

Attachment-1-(30)

Attachment-1-(32)

4. Faça um tour pelas vinícolas da região
Conforme falei anteriormente Prince Edward County é uma região vinícola em crescimento. O local possui mais de 40 vinícolas e cada uma possui suas atrações. Por exemplo, a Norman Hardie Winery (em Wellington) oferece pizzas feitas no forno à lenha que são degustadas acompanhadas do vinho do local (e o local é pet friendly!). Já a Grange of Prince Edward (em Hillier) oferece pacotes de picnic para seus visitantes: por $25 por pessoa você terá uma cesta, uma toalha e lanches feitos com ingredientes locais… basta acrescentar uma garrafa de vinho do local e pronto, você terá todos os ingredientes para uma manhã ou tarde perfeitos. Uma outra opção é passar pela County Cider Company (em Picton) e por C$5 degustar algumas das cidras feitas por esta vinícola aonde crescem mais de 15 tipos de maçãs (e vale falar que o patio deles é demais). A Karlo Estates Winery (em Wellington) é famosa pois a sala de degustação de vinhos fica em um celeiro renovado do século 19. Há empresas no local – como a Sandbanks Vacations & Tours – que faz tours de dia todo ou meio dia, incluindo até 12 degustações de vinho (e obviamente transporte, pois se você beber todo este vinho não poderá dirigir depois). Por fim, a Huff Estates (fotos abaixo) é conhecida pelo seu hotel e pelo jardim de arte que fica dentro da sua propriedade. Uma coisa ruim de todas: elas fecham bem cedo – geralmente entre 5pm-6pm e não conseiguimos visitar nenhuma por causa disso.

P6250059

5. Tome um sorvete no Slickers Icecream
No centro de Bloomfield fica a famosa sorveteria Slickers, considerada a melhor da região. Se você é como eu e adora tomar um sorvete quando viaja não deixe de passar pelo local. Se você estiver em Picton vale a pena passar no Scooperman Icecream.

6. Coma muito queijo feito na região
PE County é também famoso pelo seu queijo e nos últimos 5 anos a região tem sido sede do the Great Canadian Cheese Festival (que acontece no início de junho na cidade de Picton). Se você não está visitando a região nesta época e ama queijo não se desespere: você pode se deliciar com queijos produzidos artesanalmente na Fifth Town (em Picton) ou comprar diversos tipos de queijo na loja Black River Cheese Company (em Milford).

7. Faça compras em lojinhas locais
Na cidade de Picton – a maior das três cidades – você encontra muitas lojinhas fofas, com antiguidades e também comidas locais. Vale a pena citar a Frugal & Company (loja de antiguidades). Em Bloomfield você encontra a Dead People’s Stuff, também loja de antiguidades.

8. Visite um Farmer’s Market ou uma plantação de frutas
Todos os sábados de maio até outubro das 8am-1pm do verão há o Wellington Farmer’s Market, que é uma feira de produtos locais na rua principal desta cidadezinha. A feira inclui comida, arte, música e é super popular entre os moradores da região e os turistas. Há ainda a opção de você pegar suas próprias frutas – neste caso o local é o the Blueberry Patch que fica no vilarejo de Waupoos. Além disso vi muitos reviews de pessoas que colhiam morangos, amores e blueberries da estrada, pois há vários pés espalhados pela região.

9. Explore a arte da região
Além do Wine Trail a região também possui o Arts Trail, um roteiro que passa pelas 19 galerias de arte da região. Fazendo esta rota você encontrará galerias modernas, arte em locais rústicos como celeiros e muita inspiração.

P6250364

10. Alugue uma bike e pedale entre as atrações
Obviamente nós não alugamos bike – com bebê e um cachorro não teríamos como – mas deixo aqui minha dica para aqueles que tem a oportunidade de explorar a região desta maneira. A Bloomfield Bicycle Company aluga bicicletas e faz tours, assim como a Sandbanks Vacations & Tours. Vale falar que os reviews da Bloomfield Bicycle Company são péssimos no trip advisor e a maioria deles diz que as bikes são ótimas mas o serviço é péssimo. Você também pode levar sua bike e fazer sua própria rota pelo Sandbanks Park ou por todo Prince Edward County.

*Gostaria de agradecer ao maridão e a minha amiga Lilian pelas fotos que ilustram este post (e as muitas outras que batemos e ficarão de recordação deste lugar incrível).

11 comentários em “Prince Edward County: guia do que fazer nesta região incrível e pertinho de Toronto”

  1. Oi Gaby!
    Acabamos de voltar de PEC, e adoramos!
    Eu estava de olho na região desde que o Drake inaugurou por lá. E esse verão por onde olhava via info sobre a região: revista LCBO, um blogger de uma canadense que tem cottage por lá e o seu post. Tinha que ser o “destino” das nossas férias de verão, kkkk. Desta vez preferimos ficar na cidade e não em cottage, e escolhemos Picton. Apesar da região ser bem rural como mencionou, a cidade tem uma estrutura muito boa (Sobeys, Metro, LCBO, bancos, farmácia que funcionam até tarde) e um comércio local interessante, com vários lugares bons para comer. Sua dicas foram ótimas e como também temos um bebê de 10 meses o nosso host deu dicas de parquinhos legais. Dá pra curtir as praias numa boa, o clima e a água estavam ótimos e o meu baby curtiu muito.
    Beijos e obrigada pelo post, ajudou muito.

  2. Pingback: Projeto 6 on 6 Canada | Janeiro 2017: Bebidas - Gaby no Canadá

  3. Gaby, sigo seu blog desde que comecei a me planejar para vim para Toronto, acompanhei o nascimento do Thomas e tudo, mas soh agora criei vergonha para fazer um comentario descente. Peguei suas dicas de viagem e fui com o marido aproveitar o long weekend do Victoria’s day em PEC. Infelizmente nao consegui convencer o marido a ficar os 3 dias la, entao fomos no sabado e voltamos no domingo, mas foi otimo!
    Como eu reserveu hotel em cima da hora, tudo no condado, estava muito caro, entao ficamos no Travelodge em Belleville. Hotel padrao, nada a reclamar do servico (exceto a falta da fartura que o cafes da manha dos hoteis do Brasil tem, mesmo os chifrins).
    Saimos de Toronto Sabado de manha cedo e seguimos a dica do picnic na vinicula, tambem fizemos o tour com desgutacao (10 CAD o tour por pessoa com desgustacao de 4 vinhos + 25CAD da cesta de picnic). Amamos a geleia de vinho e trouxemos uma para casa.
    Depois fomos no Sandbanks Park, mas para nossa decepcao, as prais estao fechadas devido as chuvas recentes, mas mesmo assim demos uma volta de carro la dentro e tiramos belissimas fotos. De la fomos no mini-golf vizinho ao parque. E comemos um hambuguer num ‘restaurante’ local de uma vozinha chamado Bullfrog, tipico de interiorzao.
    Fomos descansar no hotel e jantar no Boat House, pertinho do hotel, uma delicia de frutos do mar (olha que eu sou de Fortaleza/CE) super recomendo!
    No dia seguinte fomos conhecer as cavernas em Belleville mesmo e depois para o Lake on Montain Park e County Cider (outra visita super recomendada), mais uma vez desgutamos 4 cidras por 2 CAD apenas, e compramos varias para trazer para + geleia de cidra. Achei a comida no restaurante deles cara, entao pedimos soh 1 pizza para dividir, mas estava muuito boa.
    De la, seguimos sua dica sobre o sorvete, delicia!!! Vontade de mais e mais,

    Eh isso, brigada pelas dicas valiosas. Fica ai o meu roteiro para quem mais quiser usar.

    Beijos pra vc, Thomas e Joe

  4. Hey Gaby,

    Vc pode nos dar mais informações da casa que ficou no Airbnb, por favor?
    Tentei ver no Airbnb, mas está unlisted.

    Obrigado!
    Diogo

      1. Q pena! De qq forma, obrigado pela resposta!
        Se tiver alguma outra sugestão de onde ficar e puder compartilhar, agradeço.
        Ah, estamos indo em 3-4 casais e cada um com uma criança.
        Obrigado !

  5. Desculpe Gabi, ADORO tudo que vc posta mas…
    … não achei um ferry chamado Glenora Ferry que é gratuito e leva você e seu carro de Kingston até Prince Edward County ou vice-versa (em um passeio lindo).
    O que achei no link foi:
    de Glenora até Adolphustown, 15 minutinhos de travessia.
    Por favor, me diga como fazer a travessia até Kingston?
    Obrigada, muito obrigada!!!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *