UP Express: andando no trem que faz o trajeto Union Station até Pearson Airport em 25 minutos

UP_map

No dia 6 de junho de 2015 inaugurou o UP Express, a linha de trem que une a Union Station (estação de trem no centro de Toronto) e o Pearson International Airport (principal aeroporto da cidade, que fica mais afastado). Antes o trajeto de transporte público poderia ser feito de ônibus e ônibus/metro (conforme expliquei aqui no blog) e era bem cansativo, pois na maioria das vezes tínhamos que andar com malas em metros e ônibus lotados, o que não era uma tarefa fácil. O maridão participou de um evento do ramo de turismo semana passada e andou de UP Express pela primeira vez e hoje vamos mostrar fotos e contar tudo sobre esta experiência.

Estrutura
Em relação às estações, o marido foi da Union até o Pearson (não parou na Weston ou na Bloor-Dundas). A UP Station na Union fica localizada no Skywalk. Na Union há um lounge chamado CIBC UPstairs Lounge at UP Express Union Station (foto abaixo), no qual os passageiros podem relaxar e tomar uma cerveja da Mill Street Brewery (cervejaria local) enquanto esperam seu trem. Clique aqui para horários e menu. Ainda há caixas eletrônicos do banco CIBC (patrocinador) nos quais você pode sacar não somente dólares canadenses, mas dólares americanos, euros, libras britânicas e pesos mexicanos. Na Union também há um guichê do Turismo Toronto super útil, aonde você pode pegar mapas, tirar suas dúvidas e saber sobre eventos na cidade.

DSC_1067

Já no Pearson há ótima sinalização indicando aonde você deve pegar o trem (segundo o maridão não tem erro). No aeroporto a estação está no Terminal 1 ao lado do Link Train. Se você estiver no Terminal 3 do Perason siga a sinalização até o Link Train e vá para o Terminal 1 para pegar o UP (o Link Train é um sistema interno e gratuito que liga os terminais do Pearson).

DSC_1118

Em relação à estrutura do trem em si, o marido achou tudo muito bom e prático, ótimo para viajantes. Há locais para colocar malas em cima dos assentos (como os compartimentos de bagagem do avião) e também prateleiras para malas maiores. Os assentos são confortáveis e o trem possui tomadas para carregar seus aparelhos eletrônicos. Há ainda revistas sobre a cidade e telas com informações sobre os vôos e eventos na cidade. Vale falar também que há wi-fi no trem.

DSC_1073

DSC_1076-(1)

DSC_1092

DSC_1097

DSC_1114

Trajeto
Este é um trem de superfície e meu marido esperava que ele passasse ao redor do lago e por lugares cênicos, mas não. Segundo ele, o trajeto é bem feio e quase todo grafitado (o que algumas pessoas podem não achar interessante). Segundo o pessoal do Travel Massive Toronto este é um motivo para andar de UP já que parte deste grafitti é do projeto “The Reclamation Project”.

DSC_1108

DSC_1083-(1)

Praticidade
Os trens partem a cada 15 minutos e demoram cerca de 25 minutos para chegar ao seu destino. Vale falar que entre a Union e o Person há 2 paradas: Weston e Bloor-Dundas.

Horários
Os horários de serviço são 5:30am-1am, todos os dias da semana.

Tickets
Os tickets podem ser comprados online no site UPexpress.com, usando o app da UP, através do cartão PRESTO (electronic fare card), em máquinas do UP Express espalhadas pela Union e Pearson (Ticket Vending Machines ou TVMs), em guichês da UP Express e do Go Transit e à bordo do trem (apenas usando cartão de crédito e com uma taxa de C$2). Os bilhetes podem ser utilizados em qualquer dia, independentemente da sua data de compra, até a data de expiração listada.

DSC_1064

Quando foi lançado o valor do ticket do UP era absurdo: CAN$19 para os titulares de cartão Presto e CAD$27.50 para todos os outros. O valor era o mais caro da América de Norte e pode ter sido isso que fez com que poucas pessoas utilizassem o serviço (3350 passageiros por dia quando o trem foi lançado e no final de 2015 baixou ainda mais para 2500/dia – valores estes abaixo dos 5000 passageiros por dia previstos). Em março de 2016 as tarifas serão reduzidas praticamente pela metade: quem tem o cartão Presto paga C$9 e quem não tem C$12. Veja todos os valores certinho na tabela abaixo, retirada no site do UP:

up-express-pricing

*Family: 2 adultos + até 3 crianças de 19 anos de idade ou menos.
*Meeter & Greeter: pessoas que irão encontrar familiares no aeroporto saindo da Union, Bloor ou Weston e indo em direção ao Pearson (somente neste sentido) podem pagar apenas uma tarifa indo e voltando (ou seja, $12 ida e volta) se fizerem o trajeto de ida e volta em menos de 4 horas.
*Long Layover: passageiros podem ficar no máximo 7 horas no centro de Toronto pagando só um trecho (ou seja, $12 ida e volta), desde que saindo do Pearson.

Vale a pena?
Na opinião do meu marido vale muito: os trens são super confortáveis e modernos. Além disso o transporte é super conveniente pois dependendo do horário você poderia levar muito tempo para fazer o trajeto – e com o trem você foge to trânsito.

Este não é o jeito mais barato de ir do centro de Toronto até o aeroporto mas certamente é o melhor, já que os C$3.25 que você paga de TTC (transporte público) não compensam pois você demora mais de 1h e tem que ficar arrastando malas e entrando e saindo de metros e ônibus geralmente lotados. Em comparação aos taxis vale a pena também, já que a tarifa de táxi do centro custa em torno de C$60.

Uma outra dica é se você vai ficar poucas horas na cidade fazendo uma conexão e não quer ficar mofando esperando no aeroporto: a Union Station fica pertinha da CN Tower, do Ripley’s Aquarium, do Harboufront e de outras atrações e dá sim para planejar um passeio por lá agora que o trajeto demora apenas 25 minutos e você não fica sujeito ao trânsito para voltar (use o Long Layover ticket citado acima).



36
Comentários

16 Comment threads
20 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
16 Comment authors
Amanda

Olá Gabi, adorei o post. Você comentou sobre as malas. Mas gostaria de saber se compensa pela o UP Express estando com duas malas grandes?

Carolina

Olá! Adorei o blog e adoraria se pudesse me tirar uma dúvida. Se eu comprar o ingresso do UP pelo app, é só apresentá-lo no momento do embarque no trem? Ou é preciso trocá-lo na estação por um bilhete físico?

Renata

Oi Gabi, tudo bem??
Adorei seu blog!!
Vou pra Toronto em Maio do ano que vem, mas já estou me preparando rsrs
Acredito que você seja Brasileira, certo? rs
E como boa brasileira, sabe que aqui não podemos andar pelas ruas com bolsas sossegada, o que dirá malas e tal né? rs (o negocio aqui tá bem feio infelizmente), aí é tranquilo??
Vou precisar chegar à estação St Clair.
O melhor caminho é pelo UP express?
Daí desce na Union, e como faço pra pegar o metro até a St Clair? É perto pra ir à pé?

lu

Olá, estou chegando no final de junho e pergunto: Após adquirir o UP Express preciso comprar o passe de metrô na Union para ir até a Eglinton ou o UP dá direito à transferência gratuita.

[…] e através dele você consegue facilmente chegar no centro de Toronto (especialmente através do UP Express). Mas (geralmente) os vôos chegando no Pearson são bem mais caros, e uma ótima maneira de […]