Pular para o conteúdo

Projeto 6 on 6 Canada | Abril 2016: Placas

6on6logoRED

Hoje é dia de 6 on 6 Canada, um projeto que acontece todo dia 6 de cada mês no qual 6 blogueiras Brasileiras morando em diversas regiões do Canadá postam 6 fotos inspiradas em um tema pré-estabelecido. O tema deste mês é placas e eu já adianto que as fotos vão estar cheias de curiosidades sobre a cidade e suas leis.

1. As placas antigas de Toronto

DSC_0228

A primeira foto deste tema não poderia deixar de ser outra: placas de rua. Se você reparar irá perceber que não há um certo padrão nas placas de Toronto e há vários tipos de placas de rua espalhados pela cidade. A foto abaixo traz as clássicas placas arredondadas dos anos 1950s, que ainda estão espalhadas pela cidade embora desde 2007 haja um plano para consolidar as placas em um mesmo padrão azul e prata. Todos os anos, a cidade de Toronto substitui cerca de 1.800 sinais devido a danos ou desgaste e aos poucos estas placas antigas vão sendo substituídas.

2. Discovery Walks

DSC_0271

Se você já explorou Toronto a pé deve ter notado estas placas marrons com os dizeres “discovery walk”. Discovery Walks é um programa da prefeitura de passeios sem guia que liga várias regiões da cidade – ravinas, jardins, parques, praias e bairros. Além das placas mostrando que você está em uma trilha do discovery walk você encontra várias sinalizações informativas que irão ajudá-lo a conhecer a região que você está conhecendo. Para o centro de Toronto dá para baixar um app e fazer uma espécie de caminhada guiada pelo aplicativo. São 11 trilhas mais a Shared Path (que é uma trilha ao longo das margens do rio Humber, ao sul da Dundas Street West até a foz do rio). Mais informações você encontra aqui.

3. A difícil tarefa de entender as placas de trânsito de Toronto

DSC_0230

Quem já ficou perdido quando estava em Toronto e não conseguiu entender se era possível ou não estacionar, virar à direita em um determinado horário, andar naquela faixa? Tenho certeza que a maioria de vocês. Há tantas placas de trânsito e cada uma delas traz uma regra que eu sempre me perco. Vou usar como exemplo estacionar. Primeiro tem uma placa dizendo que é permitido estacionar. Ai você fica super feliz e manobra seu carro naquela vaga apertadinha. Ótimo! Mas ai logo abaixo há uma placa dizendo os horários que não são permitidos e quais dias de semana… e mais abaixo dizendo que é proibido estacionar porque o local é rota de limpeza de neve. Sem contar quando há hidrante ou quando há uma placa escondidinha dizendo que é proibido estacionar entre as placas. Eu fico perdida, já levei multa e até hoje não consigo definir quais locais eu posso estacionar. Eu sempre acabo perguntando para alguém para ter certeza. A dica aqui é: sempre desconfie de uma vaga muito boa em uma rua muito movimentada. Não é sorte!

4. Os “Ps” verdes do municipal parking

DSC_0232

Se você está em Toronto e quer encontrar estacionamento eu sugiro que você procure pelas placas com a letra P em verde que estão espalhadas pela cidade. Estes estacionamento geralmente possuem ótima localização (i.e. perto de estações de metro e atrações). Toronto possui 186 estacionamentos municipais deste tipo com um total de 34.000 vagas para carros. Os preços variam entre C$1.50 e C$3.50 por hora dependendo da área da cidade em que estão localizados, e você pode encontrar o Green P mais próximo através de um app ou site (mais informações clique aqui).

5. Esta comunidade está protegida

DSC_0278

As placas de neighbourhood watch estão por toda parte em Toronto e são um sinal de que aquele bairro é bom e seguro. Vale comentar que em 2012 um designer chamado Andrew Lamb modificou algumas delas adicionando heróis recentes – como homem-aranha – e deixando estas placas muito mais divertidas. As placas “modificadas” estão espalhadas pela região do High Park, Spadina Avenue, Dupont Street e lake Ontario. Eu não consegui achar as placas com os super-heróis para fotografar e adicionar no projeto (por isso coloquei a foto da placa tradicional), mas você pode ver algumas delas aqui.

6. A placa mais fofa de Toronto: Goose Xing

DSC_0282

Se eu pudesse dar um prêmio para a placa mais fofa de Toronto certamente a vencedora seria esta: goose crossing ou cruzamento de ganso. Estas placas servem para alertar os motoristas de que ali há gansos e que eles devem ter cuidado. Eu vejo estas placas com frequência perto do High Park e da Lakeshore, locais que estão sempre cheios de gansos Canadenses, cisnes e patos.

Agora não deixem de conferir as placas espalhadas por outras 5 cidades Canadenses nos blogs das 5 meninas que participam deste projeto.

canada6x6_ano2

Outside Brazil (Carina, Vancouver)
Tchê Canadá, Uai! (Jaque, Regina)
Minha Neve e Cia (Caroline, Mississauga)
Like a new home (Adriane, Ottawa)
Jess in Montreal (Jéssica, Montreal)

Por fim, se você gosta do projeto e tem alguma sugestão de tema não deixe de comentar.

14 comentários em “Projeto 6 on 6 Canada | Abril 2016: Placas”

  1. Gaby, também ficaria com a placa mais charmosa, a do goose crossing… Lindinha, romantica, para uma cidade cosmopolita como Toronto. bjus

  2. Oi Gaby, nossa sobre a placa de trânsito aqui também tem umas cabeludas de se entender…pra que facilitar né!? hehehe E eu adorei a idéia do Discovery Walk, quando for para Toronto visitar vou ficar atenta.
    Bjus

  3. Os parking aqui sao carissimos um exagero, paguei 20 dolares canadense duas hora em um shopping, neu hotel cobrou 32 dolarea por noite,todos os parkings são carissimos um exagero

  4. Bom dia
    Estarei em Toronto em novembro com um carro alugado.
    Não entendi muito bem a regra para estacionar na frete da casa, tem algum app? Pode me ajudar?

  5. Gaby, pode me ajudar?
    Vou de ottawa para toronto com um carro alugado, mas vou ficar apenas uma noite com ele e devolvê-lo. Li que preciso comprar uma permissão para pernoitar com o carro, poderia me dizer se posso procurar um estacionamento pago e deixa-lo ou preciso MESMO dessa permissão? Vou ficar em um airbnb que é numa área residencial, será que pode deixar na rua lá? (Ainda não peguei o endereço certinho, mas parece que é na região de annex)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *