Pular para o conteúdo

Programas e centros de apoio aos pais em Toronto

Para mostrar para vocês os cursos e grupos de mães que estão disponíveis em Toronto eu vou contar uma história de como os conheci. Quando fui receber alta da maternidade a enfermeira veio falar conosco e explicar várias coisas, dar vários papéis e eu lembro de estar super ansiosa e não prestar atenção em muita coisa. Mas uma informação eu lembro pois achei super diferente e fiquei surpresa: ela perguntou se eu gostaria de ser contactada por uma enfermeira do Toronto Public Health para que ela me explicasse sobre programas oferecidos pela prefeitura para apoiar os pais. Claro que eu disse sim.

Fui contactada algumas semanas (talvez 1 mês) depois da alta – o que achei muito bom já que os primeiros dias em casa com um bebê recém-nascido não são fáceis e eu andava com tanto sono que certamente não conseguiria nem prestar atenção no que a enfermeira falaria. A enfermeira então me disse que poderia vir aqui em casa me explicar tudo sobre os recursos disponíveis, além de ver como eu estava e dar uma checada em como andava a amamentação. Também me passou seu contato direto caso eu tivesse alguma dúvida, o que me deixou muito aliviada pois é sempre bom ter contato de algum profissional que poderá nos atender prontamente, já que os médicos não são tão acessíveis assim por aqui.

Na data e horário marcados ela estava aqui em casa, sentou na cama do quarto do Thomas e conversamos por 1 hora. Depois de perguntar como eu estava, fazer várias perguntas para ter certeza que eu não estava com depressão pós-parto – que acomete 10% das mães – e questionar se eu tinha apoio para cuidar do bebê ela me mostrou os programas disponíveis. Em resumo ela me perguntou se eu gostaria de receber sua visita 1x por mês ou se eu gostaria de participar de grupos de mães. Eu optei pelos grupos, pois seria ótimo sair de casa, conhecer novas pessoas e compartilhar experiências. E foi assim que eu conheci o Early Parenting Programs e os Ontario Early Years Centres. Vou tentar escrever um pouco sobre eles e falar da minha experiência. Vale ressaltar que todos os programas são gratuitos e ministrados por profissionais de saúde qualificados em diversos locais da cidade – pelo seu endereço você é direcionada para um local mais próximo da sua casa.

Early Parenting Programs

Cursos

Este programa possui basicamente 4 cursos, cada um com diferentes objetivos. O primeiro é chamado Living and Learning with Baby (Vivendo e Aprendendo com o Bebê) e é para bebês de 6 semanas até 6 meses. Este é um curso básico e fala sobre ajustes que nós temos que fazer na maternidade, nutrição infantil, crescimento e desenvolvimento do seu filho, segurança e saúde do bebê e recursos para pais na sua comunidade. O segundo curso é chamado Making the Connection (cuja tradução não literal seria algo como Aproximando-se do seu filho) e é para pais de bebês de 0 até 12 meses. Este curso traz informações sobre como os bebês se sentem amados e seguros, como os pais podem ajudar os bebês a entenderem determinadas coisas, como os pais podem dizer não com amor e como eles podem ajudar seus bebês a descobrirem o mundo. O terceiro curso é chamado Nobody’s Perfect (Ninguém é Perfeito) e é para pais de crianças de 0 até 6 anos. Este curso traz informações sobre como os pais podem apoiar o crescimento e o aprendizado de seus filhos, o que as crianças fazem e aprendem em cada idade, como manter crianças felizes e seguras e fala também de comportamento e desafios que os pais irão enfrentar nas diferentes fases de seus filhos. Por fim o quarto curso é chamado de The Incredible Years (Os Anos Incríveis) e é para pais de crianças de 2 à 6 anos. Neste curso os pais irão aprender sobre como brincar com seus filhos, recompensá-los, dar limites e lidar com mau comportamento. Os cursos possuem uma duração de 6 à 14 semanas, sempre 2h por semana. Mais informações você encontra aqui.

IMG_8388

Fora estes cursos há outros. Quando eu conversava com a enfermeira comentei que tinha muita dúvida quanto à alimentação do bebê – quando começar com alimentos, a quantidade e o que dar – e ela me indicou que fizesse um curso sobre nutrição do bebê. Eu estou fazendo o curso em um Toronto Public Health Centre pertinho de casa e está sendo bom, já me sanou muitas dúvidas. Vale ressaltar que o programa é gratuito e eles até pagam o estacionamento para quem vai de carro ou o token de quem usa TTC, além de ter almoço e cuidadoras para tomarem conta dos pequenos enquanto as mamães aprendem.

Ontario Early Years Centres

Screen Shot 2016-03-20 at 9.12.22 PM

Ontario Early Years Centres (OEYC) são lugares onde pais, avós, cuidadores e crianças de até 6 anos de idade podem se divertir e aprender juntos. Nestes locais pais e cuidadores podem: participar com seus filhos em uma variedade de programas e atividades, obter respostas a suas perguntas, obter informações sobre os programas e serviços que estão disponíveis para as crianças, e conversar com profissionais bem como com outros pais e cuidadores da comunidade. Para pesquisar um local perto de você que ofereça este programa você pode clicar aqui (são tantos centros que você certamente irá encontrar um perto da sua casa). Basicamente você pode chegar lá para brincar com seu filho nos horários de funcionamento ou participar de grupos de mães e cursos em horários pré-determinados. Eu já fui convidada por amigas para fazermos um play date nestes centros, pois eles possuem brinquedos e salas com tatames e espelhos para que nossos bebês brinquem e se desenvolvam. Tudo é gratuito.

A Carol do blog Minha Neve e Cia já levou seu bebê ao OEYC e fez até um vídeo mostrando o local. Vale a pena conferir clicando aqui.

Bonus: Where to go Kiddo

Se você mora entre a Bathurst Street e a St Clair até a região do Humber River (parte Oeste de Toronto) pode pesquisar todos os cursos e grupos para mamães através do site wheretogokiddo.com. O site traz informações sobre os Ontario Early Years Centres, Mothercraft, Toronto Public Library e programas drop-in (que você não precisa fazer nenhum registro prévio, basta aparecer). Vale a pena dar uma olhadinha e encontrar algo que você goste e queira ir com seu bebê.

17 comentários em “Programas e centros de apoio aos pais em Toronto”

  1. Gostaria de acrescentar o Programa “Sucesso aos 6” … Para mães com crianças dos 0 aos 6 anos. Inteiramente gratis com babás para tomar conta das crianças. 8 encontros falando sobre o desenvolvimento das crianças. Temas como Disciplina, limites, Xixi na Cama, Rivalidade entre irmãos, Deixar a Fralda, Fala e Linguagem, etc. No Centro Abrigo. Mais informações 416 534-3434
    Isso sem falar nos Workshops… “As Crianças Também Tem Stress” e “Sexualidade Infantil” todos gratuitos.

  2. Gaby….amei esse post. Sou psicóloga no Brasil e infelizmente, livros técnicos ficam parecendo contos de fadas devido à infraestrutura precária que temos aqui….mas em Toronto é real. Quando puder, fale mais sobre esses programas e sua vivência. Delícia de post!

  3. Minha esposa adorava o OEYC aqui de Mississauga, principalmente pela interacao com as outras mamaes e seus bebes, e tb no inverno quando ir ao parque estava fora de cogitacao em temperaturas extremas. Fora que ela aprendeu varias musicas de bebe em ingles que nao sabiamos 😉

      1. Legal. Vou praí com duas pequenas, aqui tenho um grupo de amigas mães, que nos encontramos sempre, e é muito legal. Com certeza vou querer trocar experiências com outras mães aí. Obrigada pelas informações 😉

  4. Muito legal Gabi. Passei pouquissimo tempo em Toronto e me apaixonei, como a maioria das pessoas. É muito legal acompanhar e saber mais sobre tudo dessa cidade. beijo

  5. Este post está demais, muito obrigada! Acabei de ter uma baby girl aqui em Toronto, a nurse do Toronto Public Health veio nos visitar e me falou desses centers, mais nem tinha começado a pesquisar e me deparei com o seu post, muito bem explicado e de grande ajuda! Você sabe se tem algum grupo de mães brasileiras aqui em Toronto?

  6. Pingback: Lista de links com dicas para mamães e futuras mamães vivendo em Toronto - Gaby no Canadá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *