Pular para o conteúdo

Projeto 6 on 6 Canada | Março 2016: Costumes Canadenses na nossa casa

6on6logoRED

O tema do projeto 6 on 6 deste mês é um dos meus favoritos até agora e mostra fotos dos costumes Canadenses que cada uma de nós tem na sua casa. Eu confesso para vocês que depois de 6 anos morando no canadá estes costumes já não são mais somente Canadenses, mas meus também. Por isso foi um pouco difícil identificá-los para este post. Mas vamos lá aos 6 costumes Canadenses que incorporamos no nosso dia-a-dia aqui em casa. Já adianto que as fotos não estão muito bonitas ou artísticas, mas retratam bem os costumes que explico neste post.

1. Todos tiram os sapatos ao entrarem em casa

DSC_0413

Este costume de tirar os sapatos eu já tinha no Brasil: sempre tirava meus sapatos ao entrar na minha casa. O que mudou foi que todos que vem aqui em casa também tiram os sapatos, e isso inclui amigos próximos, amigos não tão próximos e até meu chefe que já veio jantar aqui com a esposa e ficou andando pela nossa casa de meia. As festas aqui são de meia – sem excessão – e todo mundo geralmente está bem acostumado com isso.

2. O Jantar é a principal refeição do dia

Attachment-1-(10)

Como eu e o marido trabalhamos o dia todo e o break para almoçar no serviço é rápido nós nos encontramos final de tarde em casa e jantamos juntos. E o jantar – que acontece bem cedo, nunca depois das 8pm – acaba sendo a principal refeição da nossa família, quando sentamos e conversamos… e é sempre muito bom. No Brasil costumava só “tomar um café” à noite, mas aqui eu acabo comendo peixe ou carne, vegetais, e outros pratos até elaborados (risoto, massas, etc). Acho que a vantagem é que jantamos cedo, e a comida acaba não pesando no estômago.

3. A limpeza semanal de casa

Attachment-1-(12)

Uma das tradições Canadenses que acabamos adotando aqui em casa é a limpeza semanal. No Brasil eu costumava limpar minha casa quase todos os dias, lavar roupa dia sim e dia não, e deixar tudo sempre muito organizado. Por aqui nós limpamos a casa 1 vez por semana quando dá, mas se não der a gente deixa tudo como está e não se estressa. Roupa a gente acumula e lava uma vez por semana, geralmente no final de semana quando a energia é mais barata. Você pode estar pensando: “mas é o que eu faço no Brasil”, pois eu não era assim e esta maneira mais “livre da escravidão das tarefas domésticas” é bem típica da maioria dos Canadenses. E se você olhar meu “balde” de produtos de limpeza na foto verá o bom e velho rolo de papel toalha, nosso inseparável amigo na hora da limpeza (como aqui em casa não tem tanque eu uso muito papel toalha para limpar a casa, outra mania canadense).

4. Um guarda-roupas na nossa sala

DSC_0405

Todas as casas do Canadá possuem calefação no inverno e a maioria ar condicionado no verão. A mudança de temperatura entre rua-casa é tanta que é necessário trocar de roupa. E muitas casas Canadenses possuem um armário na entrada para colocar os casacos de frio e também capas de chuva, etc. Nós não temos este closet na entrada de casa, mas já adaptamos e colocamos uma prateleira com hangers para pendurar os casacos. No começo eu achava super estranho esta tradição de deixar um monte de roupa pendurada na sala, sapatos na porta de casa, etc… mas hoje eu não vivo sem e assim que lavo as roupas elas nem vão para o armário do quarto, e sim para a sala.

5. Da secadora direto para o guarda-roupa

Attachment-1-(11)

Um outro costume relacionada aos cuidados de casa é o fato de que não passamos mais roupa. Isso mesmo, aqui no Canadá as pessoas dificilmente passam roupa e nós incorporamos este costume. Eu até trouxe um ferro do Brasil mas raramente uso, só mesmo quando tem uma camisa do marido que precisa estar perfeita para aquela reunião importante. No mais, seco as roupas na secadora sempre (nada de varal por aqui), dobro todas e guardo no guarda-roupas. Simples assim.

6. Do it yourself

IMG_2312

Por fim eu resolvi colocar o costume que os Canadenses tem – e nós finalmente aderimos – de faça você mesmo, ou seja, se você quer mudar a cor de uma parede, pinte-a; se quer arrumar um lustre na sala, coloque-o; se comprou uma mesa de jantar nova, monte-a; se quer fazer uma reforma em casa, faça! E este costume é tão gostoso que eu fico pensando em novos projetos e como executá-los.

Agora não deixem de conferir os costumes Canadenses nas casas das outras 5 meninas que participam deste projeto e moram em outras 5 cidades Canadenses. Tenho certeza que iremos encontrar muitos costumes semelhantes.

canada6x6_ano2

Outside Brazil (Carina, Vancouver)
Tchê Canadá, Uai! (Jaque, Regina)
Minha Neve e Cia (Caroline, Mississauga)
Like a new home (Adriane, Ottawa)
Jess in Montreal (Jéssica, Montreal)

13 comentários em “Projeto 6 on 6 Canada | Março 2016: Costumes Canadenses na nossa casa”

  1. Adorei o post Gaby! Essa de levar as roupas da secadora direto para o armário acontece aqui em casa também, e as outras 5 também haha! Nem lembro que tenho ferro de passar roupa…hehehe

    Beijos!
    Adri

  2. Essa mania de “tomar um café” a noite acho que é Bem Manezinha da ilha Gabi. Minha Mae sempre preparava a mesa com Rosca, Pão doce, bolos, mesa de Cafe mesmo. Mas no Nordeste Eles jantam todo dia. Achei estranho qdo percebi q Eles nao tomavam Cafe kkk Acabei pegando a mania de jantar com meu marido q é de la. Mas so aqui no canada a janta se tornou a principal refeicao, o q eu Tambem estranhava no início.

  3. Energia mais barata nos finais de semana? Sério?
    Concordo contigo, Gaby, os hábitos já estão tão enraizados na nossa rotina que não os notamos… Concordo com teus 6 itens e não lembrei de todos ao montar meu post!

  4. Gaby, aqui no Brasil eu tenho aquelas máquinas Lava e Seca, mas além de não secarem tão bem, ela acaba encolhendo algumas roupas, principalmente camisetas de algodão. Queria saber se as secadoras do Canadá são assim tb e, se sim, como vc seca roupas que não podem ir à secadora. Obrigada! 🙂

      1. Oi Gabi, e tem roupas que você acaba lavando no chuveiro? tipo roupa com cor que mancha ou algo que esteja muito sujo? Com bolsas e mochilas como faz? E você seca alguma coisa em varal de chão? Me mudo em março. bjusss

  5. Oi Gaby, deixar de usar sapato o tempo todo foi um costume que eu demorei pra me adaptar, mas obviamente eu sigo até pq a casa fica bem mais limpa assim. Tb sou adepta de deixar a roupa como sai da máquina mas as de trabalho se estiverem ainda amassadas eu passo no ferro sim, acho que é uma mania que peguei da minha mãe que não me deixava sair de casa se a roupa tivesse um vinco hahaha

  6. kkkkk e eu quebrando a cabeça para falar dos costumes, ai a gente começa a ler o que as outras blogeurias escreveram e pensa…caraca tanta coisa que já faz parte do dia-a-dia que a gente esquece ..pq ficou tão comum!!!! Amo o fato de não precisar passar roupa, quer dizer algumas ainda tem mas bem pouco se comparado a quando morava no Brasil…e tbém a limpeza aqui é muito mais fácil!!!
    Bjus

  7. Fora esses costumes que vc colocou, tem alguns outros que eu não vejo como comuns no Brasil e são muito comuns por aqui: levar marmita para o trabalho, ter vegetais/legumes no churrasco e comer vários legumes crus com molho (brócolis e cenoura, por exemplo). Ter “chips” nas festinhas, carregar uma caneca de café ou chá pra todo lado, levar sua própria caneca na hora de comprar café e sua sacola no mercado. Ter que ter o dinheiro contado para o Street Car, poder fazer quase tudo pela internet de maneira fácil e eficiente, não poder lavar o banheiro (não tem ralo). Dentre tantas outras coisas que se tornaram parte do dia a dia… mas é sempre legal pensar nisso e como algumas coisas pareciam tão diferentes no começo e hj estamos tão adaptados que fica difícil viver de outro jeito. Ah, a parte de não passar roupa é ótima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *